Conheça alguns dos afrodescendentes mais influentes do mundo

Falar sobre os afrodescendentes mais influentes do mundo é falar sobre liderança, olhar cada vez mais otimista na direção do futuro e desafios ainda presentes na sociedade. Anualmente, o MIPAD— Most Influential People of African Descent — parte da ONU, divulga uma lista com as 100 pessoas cujas carreiras mais impactam suas áreas de atuação. E algumas delas conheceremos hoje.

Este não é apenas um relato de nomes notáveis, mas uma celebração de trajetórias que ecoam talento, coragem e determinação. É sempre interessante e importante perceber realizações que reverberam nos mais variados setores, moldando uma realidade inclusiva e promissora.

A seguir, veja 6 profissionais que fazem ou já fizeram parte da lista, descobrindo detalhes sobre suas histórias. No final, você ainda encontra um convite inesquecível para se aprofundar nesse cenário inspirador. Confira!

Brasileiros que estão entre os afrodescendentes mais influentes do mundo

O MIPAD faz parte da família da ONU (Organização das Nações Unidas) e se propõe a mostrar o impacto transformador de indivíduos de descendência africana a nível global. Seu principal objetivo é identificar, destacar e apoiar líderes de diversos campos — da política, cultura, ciência, negócios, entre outros.

E os brasileiros, claro, marcam presença na iniciativa, ano após ano. Logo abaixo, conheça alguns deles, bem como suas profissões:

Carolina Morais

Carolina Morais é historiadora e sócia da empresa The African Pride, que visa promover um intercâmbio de cultura e negócios entre Brasil e países africanos. Entre outras grandes realizações, o projeto foi responsável por trazer ao Brasil o primeiro vencedor do Prêmio Nobel de Literatura da África: Wole Soyinka.

Carolina não só foi considerada um dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo em 2022, como também foi homenageada como Power Couple do ano — junto com seu marido e parceiro de negócios, Ajoyemi Osunleye.

Christiane Silva Pinto

Christiane é uma comunicadora que, em 2013, ingressou no quadro de profissionais de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo: a Google. No ano seguinte, foi convidada a liderar uma célula brasileira do comitê Black Googlers, iniciativa criada para apoiar e incentivar lideranças negras dentro do negócio. Foi dessa forma que surgiu o Afro Googlers.

Desde então, o trabalho vem sendo valioso para informar colaboradores acerca de questões raciais; recrutar mais pessoas negras para a empresa; fornecer capacitação a estudantes e empreendedores negros; e apoiar projetos externos que são importantes para a comunidade como um todo.

Edu Lyra

Edu Lyra é jornalista e fundador do Instituto Gerando Falcões. Desempenhando um belo papel em mais de 700 comunidades brasileiras, a organização lança olhares para crianças e jovens de classe média baixa.

O foco da Gerando Falcões é proporcionar educação em diferentes âmbitos, para que o público atingido possa ter um futuro de liderança. Isso é feito levando em consideração treinamento profissional e desenvolvimento socioemocional.

Alan Soares

Alan Soares é comunicólogo, especialista em negócios e empreendedor. Sua experiência e visão de mundo o levaram a apostar em um projeto que vem gerando resultados incríveis, o Movimento Black Money.

De forma resumida, a ideia tem como objetivo atuar a favor da informação e da liberdade financeira, sendo direcionada à comunidade negra do país.

A proposta é diminuir desigualdades através de movimentos como: incentivo a comprar de pessoas negras; discussões para que empresas contratem mais negros; observação de quais medidas públicas vêm sendo implantadas a favor das pessoas negras na educação e no mercado de trabalho.

Lívia Sant’Anna Vaz

Lívia é Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia e vem desempenhando um trabalho notável em defesa dos direitos humanos e da igualdade racial no Brasil.

É mestre em Direito Público, doutora em Ciências Jurídico-Políticas e autora do livro Cotas Raciais. Sua atuação se une a movimentos sociais e ambientes acadêmicos/jurídicos/culturais, promovendo debates relevantes.

Não falta inspiração entre os afrodescendentes mais influentes do mundo, né? E se você quiser se aprofundar na discussão sobre os desafios e superações vistos hoje no universo profissional, participe do próximo Talking Business. No evento, teremos a presença de grandes líderes, como a Lívia Sant’Anna Vaz, citada ali em cima.

As inscrições já estão abertas, faça a sua aqui!

Se gostou do artigo, acompanhe as redes sociais do Global Hub e siga por dentro das principais tendências globais:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...