Confira as melhores oportunidades internacionais de outubro

Você piscou e um novo mês já chegou. Estamos caminhando para o fim do ano, mas isso não significa uma pausa nas chances de desenvolvimento acadêmico e de carreira. Uma prova disso é a lista de melhores oportunidades internacionais de outubro.

Hoje, existem ótimos processos seletivos abertos para estudo no exterior. Neste artigo, em especial, selecionamos dois que vale a pena olhar com atenção – um com destino ao Reino Unido e outro à Alemanha. Encontre também uma sugestão de intercâmbio que vem se popularizando cada vez mais e que possibilita uma experiência mais barata no exterior.

Vamos ao texto? Confira!

Pós-graduação no Reino Unido

Agora é oficial, as inscrições para o Programa Chevening estão abertas!

No mês passado, você viu que um dos melhores projetos de intercâmbio estava prestes a aceitar novas candidaturas. O Programa Chevening oferece bolsas para mestrados no Reino Unido (a seleção alcança 24 universidades, sediadas na Inglaterra, País de Gales e Escócia). O auxílio custeia despesas acadêmicas, pessoais, de visto e passagens aéreas.

Estudantes de todas as áreas podem participar. É importante que os interessados tenham potencial de liderança, além da vontade de impactar positivamente a realidade brasileira. Entre as exigências práticas estão: diploma de graduação, dois anos de experiência profissional e conhecimento de inglês.

Conheça todas as informações no site do programa.

Pesquisa na Alemanha

Atenção, jornalistas. Que tal passar uma temporada de 3 meses na Alemanha, desenvolvendo uma pesquisa no Instituto Max Planck?

A oportunidade está sendo oferecida pelo próprio instituto, visando o incentivo a pesquisas próprias e troca entre acadêmicos. Todos os profissionais da área estão habilitados a se candidatar, porém a seleção dará preferência para aqueles que trabalham com temas relacionados ao direito, política e economia — uma vez que o foco do lugar é o Direito Internacional e Direito Público.

A bolsa concedida é de até 3.500 euros, cobrindo despesas acadêmicas, de alimentação, acomodação e passagens. Os candidatos devem enviar currículo, reportagens já produzidas e proposta de pesquisa a ser desenvolvida.

As inscrições vão até o dia 6 de outubro, veja detalhes no site.

Intercâmbio voluntário e acessível

Tem vontade de vivenciar um intercâmbio, mas se preocupa com a questão dos custos de viagem? Então vai gostar de conhecer uma modalidade de experiência chamada Work Exchange.

Ela funciona, basicamente, como um voluntariado. Seu ponto principal de economia está na isenção do valor de hospedagem. Isso porque é possível trocar estadia por algum serviço que você é capaz de oferecer, como aulas de um determinado idioma (inclusive o português); ajuda na limpeza de hotel, hostel ou residência; gestão de mídias sociais; entre outros.

O trabalho desempenhado acontece em uma carga horária específica e flexível, então abre espaço para que também possa passear pelo destino. Veja aqui o relato e dicas de um intercambista que passou 5 meses em Londres, através desse tipo de ação.

E então, alguma das oportunidades internacionais de outubro se encaixa nos seus objetivos? Se sim, não deixe de observar os prazos e editais da candidatura. Desejamos todo o sucesso!

Se gostou do artigo, acompanhe as redes sociais do Global Hub para seguir descobrindo os melhores intercâmbios:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...