Quais são as principais ameaças de cibersegurança para empresas?

A necessidade de segurança no universo digital é algo que caminha junto com os avanços de hoje. Cada vez mais o assunto vem despertando a atenção do público em geral e das organizações (afinal, tem o poder de causar grandes impactos). Pensando nisso, já se perguntou quais são as principais ameaças de cibersegurança para empresas brasileiras e internacionais?

Para ter uma ideia da importância do tema: por dois anos consecutivos, um relatório da Allianz apontou os incidentes cibernéticos como a maior causa de preocupação dentro das empresas.

Neste artigo, você vai conhecer alguns deles, além de descobrir formas de prevenção. Para completar, saiba mais sobre o mercado de trabalho na área e receba um convite especial. Confira!

Ataques de Phishing

Sem dúvidas, o phishing é uma das principais ameaças de cibersegurança para empresas. Essa é uma técnica utilizada por criminosos virtuais para obter informações confidenciais – senhas ou dados bancários, por exemplo. Isso é feito através de e-mails fraudulentos ou até mesmo por mídias sociais.

Funciona assim: o destinatário do ataque recebe uma mensagem que parece ser de um remetente legítimo (como bancos e lojas). No texto, é solicitado que clique em um link suspeito ou, ainda, que forneça informações sigilosas.

Entre as maneiras eficazes de diminuir os riscos de phishing está a educação dos funcionários. É interessante que os locais de trabalho forneçam treinamentos sobre o problema, para que ele seja identificado com maior facilidade.

Ataques de Ransomware

O ransomware é um tipo de ataque que criptografa os arquivos que estão no sistema da empresa, impedindo que dados sejam acessados. Para recuperá-los, a corporação precisa, normalmente, pagar por uma espécie de resgate.

Essa é uma ameaça capaz de resultar em enormes prejuízos, tanto por conta do pagamento exigido quanto pelo fato de paralisar as operações de serviço.

Para manter os sistemas protegidos é fundamental realizar backups regulares. Manter softwares atualizados e investir em bons antivírus e firewalls também ajuda.

Ataques de Man in the Middle

O Man in The Middle ocorre quando um hacker se posiciona entre dois dispositivos ou sistemas de comunicação, interceptando e manipulando as informações trocadas entre eles.

Os cibercriminosos utilizam o MITM para roubar conteúdos confidenciais — como senhas, números de cartão de crédito, dados financeiros como um todo. Ainda podem usar tal ataque para espionar conversas e corromper computadores.

Sempre optar por conexões seguras e autenticação de dois fatores são jeitos de diminuir o risco de sofrer com o ataque. Outra atitude simples e eficiente é verificar a autenticidade dos sites acessados (observar, por exemplo, se o endereço da URL começa com “https”).

Ataques de negação de serviço

O ataque de negação de serviço, conhecido como DoS, tem o objetivo de sobrecarregar um servidor ou uma rede, ou seja, torná-los inacessíveis para usuários.

Essa paralisação é feita com o envio de grande quantidade de tráfego para o servidor alvo. A ação faz com que ele não consiga processar todas as solicitações feitas de uma vez, ficando inoperante. Como consequência, há perda de informações, prejuízos financeiros e de tempo, além de danos à reputação da empresa, claro.

Uma medida para prevenir o DoS é fazer testes de segurança da rede com certa frequência. Dessa forma, as vulnerabilidades são percebidas antes da atitude maliciosa.

O mercado de trabalho em Cibersegurança

Diante de tantos riscos, é fácil perceber a importância de profissionais especialistas em segurança digital. Afinal, são capacitados para implementar soluções que impedem o surgimento e desenvolvimento das principais ameaças de cibersegurança para empresas.

A demanda da área é tanta que o estudo Cybersecurity Workforce, de 2022, estimou que 3,4 milhões de vagas precisam ser preenchidas no setor. Em outras palavras, não falta espaço para evolução na carreira.

Além de formação adequada, constante atualização e habilidades técnicas, alguns comportamentos são bem-vindos neste mercado:

  • Boa comunicação;
  • Pensamento crítico;
  • Capacidade de gerenciar projetos;
  • Interpessoalidade e facilidade de trabalhar em equipe;

Com certeza, ainda há muito o que ser dito sobre as principais ameaças de cibersegurança para empresas (e sobre a segurança cibernética em si). É por isso que decidimos aprofundar nossa conversa na próxima edição do Talking Business, no dia 24 de agosto.

Vamos debater estes e outros tópicos com profissionais do ramo? As inscrições para o evento já estão abertas e você está convidado!

Se gostou do artigo, acompanhe as redes sociais do Global Hub e continue conhecendo tendências globais:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp