Como é utilizada a inteligência artificial na agricultura

Não é novidade que a IA ultrapassou os limites das áreas tecnológicas e vem sendo aplicada nos mais diversos setores. Educação, marketing, comércio: a inovação é capaz de trazer impactos em diferentes níveis. E você sabia que também podemos citar transformações quando o assunto é inteligência artificial na agricultura?

O uso de drones, softwares, tratores equipados com elementos digitais e outras ferramentas têm proporcionado um universo de novas possibilidades. Isso significa altas oportunidades de crescimento para a indústria agrícola no Brasil e no mundo.

Neste artigo, saiba como a IA está sendo aplicada no campo e as vantagens de sua utilização. Para completar, encontre um convite imperdível no final do texto. Confira!

Aplicações da inteligência artificial na agricultura

Falar das aplicações de inteligência artificial na agricultura é falar, sobretudo, de produtividade. Utilizar algoritmos, análise de dados, machine learning permite que etapas dos serviços agrícolas sejam otimizadas.

Com a IA é possível apostar em uma combinação entre eficiência, economia de tempo e melhor aproveitamento de recursos.

Alguns exemplos práticos de como a tecnologia pode ser inserida no setor:

  • Para monitoramento detalhado da saúde de plantações (contando com imagens em alta resolução de drones);
  • Para sistemas de irrigação precisos (sensores e algoritmos conseguem monitorar as condições climáticas e de solo, reduzindo desperdícios);
  • Para automatizar a classificação e seleção dos produtos;
  • Para analisar os melhores tipos e quantidades de fertilizantes (tendo como base os dados sobre local de plantio, temperatura, entre outras características);
  • Para prever futuras safras com maior exatidão, facilitando planejamento e tomada de decisões;
  • Para a realização de tarefas físicas, como colheitas (utilizando, para isso, a robótica).

Benefícios de usar a inteligência artificial na agricultura

Como falamos ali em cima, as vantagens de utilizar a IA estão muito atreladas à produtividade, economia de tempo e aproveitamento de recursos. Mas não é só isso, ela também tem o poder de minimizar custos (prejuízos) e facilitar operações, inclusive manuais.

Reduzir riscos potenciais do negócio, assim como impactos ambientais, são outros fatores que devem ser pontuados. Quando caminha junto com a sustentabilidade, a inovação pode fazer a diferença na preservação do meio, gerando vantagens para toda a sociedade.

Desafios na utilização da inteligência artificial

Nós já conhecemos os resultados positivos que a IA é capaz de gerar para a agricultura. No entanto, é importante citar que ainda existem desafios a serem enfrentados nesta utilização. Um deles, por exemplo, é o valor de investimento tecnológico, que pode ser alto.

Outros pontos que merecem atenção:

  • Infraestrutura e conectividade em espaços rurais;
  • Aceitação dos agricultores quando se trata de adotar a IA;
  • Aumento de informações sobre o assunto, bem como educação e capacitação;
  • Acesso a dados confiáveis e de qualidade (que muitas vezes estão espalhados por diferentes fontes).

Diante de tantos detalhes, está aí um tema que abre espaço para bastante diálogo e aprofundamento. Por isso, estamos trazendo a inteligência artificial na agricultura para o próximo Talking Business, que vai ao ar no dia 22 de junho. No evento, teremos a oportunidade de conversar sobre cada um dos fatores que vimos no artigo (e outros), contando com apontamentos de especialistas. Inscreva-se já!

E para continuar acompanhando as principais tendências mundiais, conecte-se com as redes sociais do Global Hub:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...