Inteligência artificial e aprendizado de idiomas: como foi o Talking Business

O Talking Business de maio foi ao ar com um tema hiper atual: inteligência artificial. Mais especificamente, ligada ao campo do ensino de línguas. Afinal, é possível utilizar a tecnologia a favor da aprendizagem? Quais são as vantagens e os desafios de fazer isso?

A presença de especialistas no assunto nos ajudou a aprofundar e entender melhor o tema. Ali, não faltaram explicações completas, dicas úteis e muita inspiração.

E neste artigo, você confere uma cobertura dos principais itens abordados no encontro. No final, saiba como assistir à transmissão na íntegra, para não perder nenhum detalhe. Aproveite!

O Talking Business

Antes de mais nada, é sempre interessante relembrar o intuito do Talking Business. O evento virtual tem como objetivo abordar assuntos que são tendências globais no universo da educação e das carreiras profissionais.

As conversas contam com a presença de especialistas na área abordada, que são entrevistados e convidados a responderem dúvidas do público participante. A mediação, por sua vez, é feita por Jason Dyett.

Na edição de maio, tivemos a presença de 4 convidados especiais: Ye Wang, Jeremy Slagoski, Duval Guimarães e Jeferson Ferro.

Entrevista com Ye Wang

Para começar a rodada de conversas, a professora Ye Wang foi a primeira entrevistada. Dona de profundos conhecimentos sobre o Chat GPT, trouxe falas esclarecedoras sobre seu conceito, fundamentos e funcionamento.

Wang explicou se o modelo pensa e fala em diversos idiomas, além de responder como ele evoluiu com o passar do tempo.

Entrevista com Jeremy Slagoski

Depois de uma verdadeira aula sobre o chat, foi a vez do especialista Jeremy Slagoski apresentar seus apontamentos sobre a inteligência artificial de maneira geral. Neste bloco, conseguimos entender como a IA tem atuado dentro das universidades.

Jason Dyett quis saber como as insituições dos EUA podem reavaliar os seus programas e lidar com questões de plágio e traduções automáticas (que não são atribuídas a uma fonte, mas a uma máquina).

Ainda dentro do contexto, como os professores estão respondendo a isso?

Entrevista com Duval Guimarães

A troca com Duval Guimarães foi bastante focada em uma particularidade: a motivação para o aprendizado de um novo idioma. Duval começou contando mais sobre sua experiência pessoal no processo de aprendizagem do inglês e sobre sua trajetória até aqui.

Além de compartilhar a história, comentou sobre como ferramentas de IA podem auxiliar no ensino e estudo de línguas.

Entrevista com Jeferson Ferro

Finalizando a parte das entrevistas, Jeferson Ferro, professor da Uninter, destacou pontos levantados pelos convidados anteriores.

Complementando os insights, não deixou de dar um conselho aos estudantes de idiomas, levando em consideração as mudanças tecnológicas.

Perguntas e respostas

Um dos ápices do evento é a mesa redonda que temos, onde há maior proximidade entre os convidados e o público. Neste momento, os especialistas respondem as dúvidas feitas durante o andamento da transmissão.

E muita coisa foi respondida, sabia? Olha só as perguntas que entraram no bate-papo:

  • Como será o emprego no futuro (tendo em vista o uso do Chat GPT)?
  • Como podemos lidar com a inteligência artificial em sala de aula?
  • Qual é a dica para uma organização de rotina para aprender um idioma estrangeiro?
  • Como o Chat GPT está lidando com informações confidenciais e pessoais?
  • Como podemos utilizar o Chat GPT ou alguma outra IA no aprendizado de idiomas (na prática)?
  • O que pensar sobre escolas de idiomas que prometem fluência no inglês em determinado período de tempo?
  • Como o Chat GPT pode ser detectado?
  • O uso da tecnologia é capaz de ajudar a tirar alunos da apatia escolar?

Já dá para notar que o Talking Business de maio foi uma edição repleta de informação, né? O que é ainda melhor: informação relevante, que pode contribuir para o seu processo de estudos.

Se você perdeu a transmissão ou quer assisti-la novamente, é possível. Acesse o canal do Grupo UNINTER para acessar o conteúdo em português e com tradução simultânea. Se preferir, acesse o canal do Global Hub para conferir em inglês.

Para seguir recebendo novidades sobre os próximos eventos, acompanhe nossas redes sociais:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...