Saiba como foi o Talking Business de março

Ciência de Dados e Inteligência Artificial: estão aí dois temas que vêm sendo protagonistas de discussões atuais. Por isso, foram eles que marcaram presença no Talking Business de março — a edição mais recente de nosso evento focado em negócios e tendências mundiais.

O encontro contou com a presença de três profissionais especialistas na área, fazendo com que a conversa se tornasse super esclarecedora. Por ali, não faltaram explicações objetivas, conselhos sobre educação e carreira, além de muitas dúvidas esclarecidas.

Nesta cobertura, você vai conferir um resumo com tudo o que rolou na transmissão. No fim da leitura, veja também como assisti-la na íntegra. Vamos?

Abertura do evento

Assim como em outras edições, Jason Dyett foi o mediador do Talking Business de março. Logo no início, ele fez questão de lembrar a missão do evento: trazer mais do mundo para a UNINTER e levar mais da UNINTER para o mundo. Explicou, ainda, o formato em blocos da transmissão, assim como a disponibilidade de tradução simultânea.

Em seguida, chegou a hora de partir para a entrevista com os convidados. Sean Lorenz, Carmem Domingues e Guilherme Patriota possuem uma larga carreira e experiência com a Ciência de Dados e a Inteligência Artificial. Desta forma, puderam contribuir demais com o bate-papo, do início ao fim.

Sean Lorenz

A rodada de entrevistas começou com o especialista Sean Lorenz, que teve a oportunidade de falar mais sobre sua formação e trabalho. A partir daí, também fez questão de esclarecer os conceitos de Data Science e IA de um jeito bastante interativo, com a apresentação de slides. O conteúdo deixou claro o quanto estamos diante de um universo amplo e, ao mesmo tempo, de grande importância.

Seguindo com o profissional, Jason Dyett aproveitou o momento para perguntar como a Ciência de Dados e a Inteligência Artificial se diferenciam entre si. Indo além, como as tecnologias são usadas dependendo do tamanho das empresas?

Após as devidas respostas, o setor da saúde entrou no debate, já que ele é destaque na atuação de Lorenz. Afinal, como dados e IA impactam tal setor? E como Sean, de fato, os utiliza em pequenos e grandes negócios, tendo em vista esta indústria? Aqui, não faltaram exemplos para ilustrar a questão.

Carmem Domingues

Carmem Domingues deu continuidade ao assunto falando sobre sua trajetória desde o período acadêmico, incluindo a passagem que teve por Harvard.

Por este ser um ponto de destaque no trabalho que desenvolve — e por ser algo que costuma gerar curiosidade — Jason Dyett pediu que ela explicasse um pouco sobre algoritmos. A resposta foi ótima para responder aqueles questionamentos sempre presentes hoje em dia.

E por falar em questões que despertam interesse e curiosidade, Carmem prosseguiu enfatizando a diferença entre Inteligência Artificial Geral e Inteligência Artificial Estreita. Você sabe como distingui-las?

Guilherme Patriota

Para fechar o bloco de entrevistas, ouvimos Guilherme Patriota, professor da UNINTER. Guilherme compartilhou sua experiência com a educação e com a vivência em outro país, relacionando ambas as atividades com o mundo da tecnologia.

Jason Dyett questionou como estudar Inteligência Artificial e Ciência de Dados, em quais áreas devemos focar o aprendizado. Com relação à vivência internacional, quis saber quais são as diferenças profissionais e culturais entre Brasil e Canadá.

Finalizando, Guilherme ainda ofereceu sua visão sobre as perspectivas e os desafios de carreira para quem é cientista de dados (levando em consideração os dois países).

Perguntas e respostas

Concluída a etapa das conversas diretas, partimos para o momento de mesa redonda.

Durante todo o programa, quem viu a transmissão pôde deixar suas perguntas na caixinha do chat. Antes do evento terminar, elas foram respondidas em uma dinâmica de conversa conjunta, onde todos os especialistas participaram com suas opiniões.

Olha só a quantidade de perguntas bacanas que foram feitas e respondidas:

  • Como podemos desenvolver um pensamento crítico, para que os clientes possam criar algoritmos que resolvam tarefas complexas?
  • Phyton é uma boa linguagem de programação? É um bom lugar para começar?
  • Como a Inteligência Artificial pode chegar em mais pessoas e quais impactos sociais pode causar?
  • Como as áreas de Data Science e IA têm ajudado empresas nos campos de gestão e inovação?
  • Qual é o grande desafio quando aplicamos a Inteligência Artificial em pequenas empresas? Como prepará-las para que não sejam “engolidas” pelas grandes organizações?
  • A Inteligência Artificial é benéfica para a educação?

Agora temos uma dúvida que só você pode sanar: ficou com vontade de acompanhar ou rever o Talking Business de março? A boa notícia é que ainda dá tempo de assistir. Acesse o canal do Grupo UNINTER no Youtube para transmissão em português ou o canal do Global Hub, em inglês.

Esperamos que tenha tirado o máximo de proveito do evento. Nos encontramos no próximo!

E se gostou do artigo, não deixe de seguir as redes sociais do Global Hub para ficar sabendo das próximas novidades:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...