Conheça as 10 melhores faculdades de Enfermagem do mundo

A importância da área de enfermagem é uma unanimidade em qualquer parte. Enfermeiros são peças fundamentais em equipes de saúde, na interação com as pessoas e no meio social como um todo. Seja através da pesquisa ou atuando dentro da comunidade, suas ações fazem toda a diferença em momentos tão cruciais. Nos últimos tempos, isso foi observado de forma ainda mais intensa, inclusive.

Quando falamos de uma carreira como esta, é natural pensar em formação de qualidade. Afinal, ela tem o poder de melhorar algo já muito positivo. Então quais são as melhores faculdades de Enfermagem do mundo?

Neste artigo, você vai conhecê-las e descobrir suas localizações. Indo além, saiba quais instituições se destacam aqui na América do Sul. Vamos lá?

As melhores faculdades de Enfermagem do mundo

Para falar de universidade de referência é preciso considerar vários aspectos que vão além do ensino teórico em si. É interessante observar estrutura, corpo docente, valorização da pesquisa, aspectos relacionados ao mercado de trabalho após conclusão do curso, entre outros detalhes. E é isso que faz o QS World Ranking, um avaliador acadêmico global.

O QS é uma fonte confiável porque analisa e avalia com total cuidado as instituições de ensino superior. O órgão leva em conta aqueles pontos que citamos ali em cima e mais. Através do estudo, elabora um ranking que ajuda a nortear os estudantes.

Segundo a fonte, as melhores faculdades de Enfermagem do mundo, hoje, estão concentradas nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. A seguir, veja as 10 instituições que se destacam neste campo:

  • Universidade da Pensilvânia;
  • King’s College London;
  • Universidade Johns Hopkins;
  • Universidade de Washington;
  • Universidade de Southampton;
  • Universidade de Manchester;
  • Universidade Yale;
  • Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill;
  • Universidade de Alberta;
  • Universidade de Toronto.

Apesar de não estar contemplada no top 10, vale lembrar que a América do Sul também conta com universidades de ponta na área de enfermagem. A melhor classificada fica no Brasil e está entre as 100 melhores do mundo, é a USP (Universidade de São Paulo). Logo em seguida, entre as 150 mais bem colocadas, vem a Universidad de Chile.

Voltando para o pódio, aqui embaixo você encontra maiores informações sobre as 5 faculdades que fazem parte dos primeiros lugares:

Universidade da Pensilvânia

A Escola de Enfermagem da Universidade da Pensilvânia se mantém com o título de melhor faculdade desde 2016.

Com mais de um século de existência, a Penn Nursing possui programas de graduação e mestrado irretocáveis. Entre seus professores estão alguns dos principais nomes em pesquisa da atualidade. O ensino, por sua vez, é construído com base na ciência, liderança e atuação social.

Justiça, inovação, igualdade e inclusão são valores que permeiam a prática da escola.

King’s College London

O Departamento de Enfermagem do King’s College London coleciona números expressivos.

Além de ser considerada a melhor faculdade de Enfermagem do Reino Unido e a segunda melhor do mundo, brilha em pesquisas. Seus resultados em cuidados paliativos estão em primeiro lugar, segundo a SciVal. Em enfermagem e obstetrícia, são número 2.

A escola conta com cerca de 250 profissionais e quase 3 mil alunos. Além da graduação, tem cursos de pós em diferentes áreas: prática clínica, enfermagem clínica, enfermagem em saúde pública, cuidados críticos avançados e etc.

Universidade Johns Hopkins

O diferencial da Escola de Enfermagem Johns Hopkins é manter programas diversificados, com o objetivo de atender as diferentes demandas dos profissionais. O local oferece graduações, pós-graduações, doutorados, possibilidade de diplomas duplos e até mesmo cursos online.

Valorizando a internacionalização e diversidade, tanto seu quadro docente quanto discente abraça pessoas de variadas nacionalidades. A escola tem como missão melhorar a saúde a nível local e mundial, fazendo isso por meio de educação, prática de serviço e pesquisa.

Universidade de Washington

Um dos pontos fortes da enfermagem na Universidade de Washington é seu quadro de professores. Tanto que dezenas deles fazem parte da Academia Americana de Enfermagem. Ali há também membros da Academia Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

A faculdade possui, ainda, centros de excelência notáveis, como o Centro de Antirracismo em Enfermagem e o Centro de Saúde Mental e Desenvolvimento Infantil.

Sendo parte de inúmeros rankings de qualidade, a instituição preza pela formação de líderes na área, capazes de gerar impacto positivo em seus cargos.

Universidade de Southampton

Em quinto lugar na lista, a Universidade de Southampton possui ótimas graduações de 3 ou 4 anos.

As que oferecem 4 anos de duração se aliam ao mestrado, permitindo uma dupla formação. Entre os cursos oferecidos, estão os de Enfermagem em Saúde Mental de Adultos e o de Enfermagem em Saúde Mental de Crianças.

O ensino na universidade é, geralmente, de tempo integral. Entretanto, há algumas ofertas de estudo que contemplam apenas um turno. É o caso, por exemplo, do curso de Saúde Pública, de Neonatologia e de Prática Clínica Avançada.

Sem dúvidas, cada uma das melhores faculdades de Enfermagem do mundo são de fazer os olhos brilharem. Mais do que exemplos, os cursos são inspirações dentro de uma carreira, por si só, tão inspiradora.

Gostou do artigo? Então siga as redes sociais do Global Hub e continue por dentro dos assuntos educacionais:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...