Ciência de dados e inteligência artificial: o que são, afinal?

Muito tem se falado sobre os termos Ciência de Dados (Data Science) e Inteligência Artificial (IA). Com razão, já que estamos diante de uma transformação digital que, dia após dia, aumenta o interesse no assunto — e a necessidade de compreendê-lo.

Você sabia que o uso da inteligência artificial aumentou de 32% para 48% entre 2018 e 2020 (na América Latina)? E que o número ainda tem bastante espaço para crescer, segundo estudo da Everis? Se a tendência é de que a tecnologia esteja cada vez mais presente, nada mais justo do que nos familiarizarmos com ela. Afinal, o que é filme de ficção científica e o que é realidade? O que de fato são os conceitos e o que precisamos saber?

Neste artigo, você vai começar a entender as definições de ciência de dados e inteligência artificial. Saiba como as áreas se relacionam entre si e não perca um convite especial no final do texto. Confira!

O que é ciência de dados?

Já parou para pensar na quantidade de dados disponíveis hoje em um ambiente digital? Simplesmente tudo o que fazemos virtualmente é capaz de deixar um rastro de informações. Nossas pesquisas, preferências de compras, comportamentos bancários, estilo de entretenimento e mais. Todas estas ações, em grande escala, podem dizer muito sobre necessidades, opções de consumo e traços da sociedade atual.

É aí que entra a importância do Data Science. De forma resumida, este é o campo de atuação responsável por coletar, analisar, proteger e compreender tais informações. Através disso, empresas e órgãos podem desenvolver novas práticas e soluções que estejam de acordo com os interesses do consumidor. O resultado é positivo para ambos os lados.

A Ciência de Dados é uma área multidisciplinar, que está muito ligada à matemática, ciência da computação e estatística.

O que é inteligência artificial?

Em contrapartida, podemos considerar a inteligência artificial como um avanço tecnológico que torna sistemas e máquinas aptos a realizarem atividades de forma autônoma. Isso em uma definição bem inicial.

Tais ações e decisões tomadas por essa inteligência são baseadas em um estudo prévio de dados e informações geradas. Aí já percebemos uma relação com o conceito do tópico anterior, né?

Sabe quando você está navegando em um serviço de streaming e ele consegue oferecer recomendações personalizadas para o seu perfil? Está aí um exemplo de IA. Seus hábitos como telespectador são automaticamente analisados e ela consegue fazer recomendações baseadas nisso.

As possibilidades que a inteligência artificial trazem são inúmeras. Tanto que, dentro desta vertente, outros subcampos já se mostram notáveis – como o machine learning, por exemplo.

Qual é a relação entre ciência de dados e inteligência artificial?

Ciência de dados e inteligência artificial são áreas complementares. Se as duas têm relação próxima com a análise e interpretação de dados, concluímos que desempenham papéis fundamentais entre si.

A inteligência artificial precisa de um aprendizado para operar com concretude, recebendo, assim, informações por parte dos cientistas de dados. Ao mesmo tempo, o Data Science é facilitado com a utilização de padronizações e automações realizadas pela IA.

É claro que estamos apenas na introdução de um tema vasto. Ainda há espaço para muitas explicações sobre ciência de dados e inteligência artificial. Falamos um pouquinho sobre a proximidade, mas e quanto às diferenças entre os campos? Indo além, o quanto eles podem impactar nas carreiras hoje, independente da área de atuação?

Pensando em tantas questões, resolvemos nos aprofundar no tema, trazendo um convite especial para você. O Data Science e a IA serão os grandes protagonistas da primeira edição de 2023 do Talking Business. Venha participar do evento junto com a gente e tire todas as suas dúvidas com especialistas. O encontro é online e gratuito, inscreva-se já!

Se gostou do artigo, acompanhe as redes sociais do Global Hub e mantenha-se informado sobre as principais tendências mundiais:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp