Conheça as melhores oportunidades internacionais de fevereiro

Você piscou e um novo mês já chegou com novidades animadoras. As oportunidades internacionais de fevereiro estão aí para serem aproveitadas por quem deseja incrementar a vida acadêmica e profissional. Por estarmos no início do ano, elas trazem a vantagem do tempo. Todos os processos seletivos abertos são para experiências que iniciam ainda em 2023. A lista de metas agradece!

Hoje, temos chances abertas para estudos de graduação, mestrado e até eventos. As bolsas se concentram em instituições e programas da Europa e da Ásia. Que tal embarcar para uma vivência na China? Ou tornar-se estudante da prestigiada University College of London, no coração da Inglaterra? É possível.

Neste artigo, selecionamos as melhores oportunidades disponibilizadas. Descubra quais são e encontre a sua favorita!

Mestrado na Europa

Você já ouviu falar no Programa Erasmus Mundus? Ele é financiado pela Comissão Europeia e concede bolsas integrais para graduações ou pós-graduações no velho continente. Os auxílios alcançam diversas instituições de referência.

A iniciativa permite que estudantes realizem uma formação completa em um ou mais destinos —contando com isenção de despesas acadêmicas e ajuda de custo.

Atualmente, há vagas para mestrados em diferentes lugares, como Espanha, Itália e Holanda. Todas elas podem ser consultadas no catálogo do programa, que também permite buscas de acordo com sua área de interesse.

Ao pesquisar no Erasmus, apenas fique atento aos prazos de inscrições. Isso porque cada bolsa tem seu próprio calendário.

Pós-graduação na Irlanda

O governo irlandês está com edital aberto para bolsas de estudos. A oportunidade abraça cursos de pós-graduação e vai conceder até 60 benefícios.

As bolsas são completas, incluindo isenção de mensalidades universitárias, taxas acadêmicas e despesas com alimentação e moradia. Para concorrer, é importante já ter sido aprovado em uma instituição de ensino irlandesa (ou seja, ter oferta de matrícula).

Entre os critérios avaliados pelo programa estão: desempenho acadêmico, capacidade de comunicação, argumentação e engajamento em atividades extracurriculares. Histórico, carta de recomendação e carta de intenção são documentos obrigatórios.

O prazo de candidatura, por sua vez, vai até o dia 24 de março.

Graduação e pós na Inglaterra

A Universidade de Bristol, na Inglaterra, está com vagas abertas para bolsas do programa Think Big. A disponibilidade é para cursos de graduação e pós-graduação, com exceção das áreas de medicina, veterinária e odontologia.

Os auxílios têm valor fixo de até 13 mil libras anuais (na graduação) ou 26 mil libras (na pós-graduação). No entanto, são apenas aplicados nas mensalidades da escola. Isso quer dizer que os estudantes deverão se responsabilizar pelos demais custos da viagem.

Na hora de se inscrever, o candidato precisa, primeiro, enviar sua candidatura para o curso que deseja. Depois, faz a inscrição para a bolsa em si. Diploma e certificado de proficiência em inglês são alguns dos documentos exigidos no processo.

Para se inscrever na graduação, o prazo vai até o dia 27 de fevereiro. Para a pós, inscreva-se até 24 de abril.

Engenharia na Inglaterra

A University College of London, uma das melhores universidades do Reino Unido, está com uma oportunidade exclusiva para alunos brasileiros. A ideia é conceder bolsas integrais de graduação nos campos de Engenharia Eletrônica e Engenharia Elétrica.

O programa custeia todas as despesas acadêmicas, de vivência e de viagem dos contemplados. Quem quiser concorrer a uma vaga deve apresentar certificado de Ensino Médio com média geral de, no mínimo, 8 pontos. Também é preciso ter essa média nas disciplinas relacionadas aos cursos de engenharia (matemática e física, por exemplo).

As etapas de seleção consistem na apresentação de documentos, prova, avaliação financeira e entrevista. O prazo para participar vai até o dia 1 de abril.

Mestrado na Suíça

A Universidade de Genebra está ofertando bolsas de mestrado em sua Faculdade de Ciências. O projeto envolve inúmeros cursos nas áreas de ciências naturais e exatas (matemática, biologia, química, neurociência e ciências da computação são exemplos).

A Excelence Fellowship cobre todos os custos acadêmicos do primeiro ano de pós-graduação. Já a continuidade da bolsa está condicionada ao bom desempenho do aluno durante os estudos. Como o próprio nome do programa também diz, a seleção dos contemplados é feita observando critérios de desempenho e motivação.

Se você quer concorrer a um lugar na instituição, comece a organizar currículo, histórico, carta de motivação e cartas de recomendação. Os itens devem ser enviados na língua inglesa ou francesa.

As inscrições terminam no dia 15 de março.

Formação na Turquia

Olha só esta chance singular e completinha: o governo turco está concedendo bolsas de graduação, mestrado e doutorado.

A oferta é integral, incluindo isenções acadêmicas, ajuda de custo mensal, acomodação, seguro-saúde e até passagem aérea. Sabe o que é melhor? A experiência ainda engloba um ano de curso de língua turca. Resumindo: não é preciso saber falar o idioma para se candidatar.

Diploma da sua formação mais recente, histórico, fotografia atual e passaporte são exigidos. Dependendo da universidade, também pode ser necessário apresentar certificado de proficiência em inglês.

Outro ponto de atenção é o requisito de idade. Candidatos de graduação devem ter até 21 anos. 30 e 35 anos são as idades máximas para aqueles que optarem pelo mestrado e doutorado, respectivamente. O prazo de candidatura será encerrado no dia 20 de fevereiro.

Graduação e pós-graduação na China

A China é mais uma possibilidade de escolha para quem está buscando oportunidades internacionais  com bolsas integrais. Dessa vez, as vagas são direcionadas para a Universidade de Xiamen, que está entre as mais prestigiadas do país.

A instituição pretende selecionar até 24 estudantes estrangeiros para cursos em diferentes campos do conhecimento. O processo de inscrição funciona assim: primeiro você se candidata a um programa de bacharelado ou pós. Depois, basta fazer o cadastro online para a bolsa, anexando seu formulário de inscrição (junto com outros documentos solicitados).

É importante que os interessados na graduação tenham menos de 25 anos de idade. Mestrandos precisam ter menos de 40 anos. Doutorandos, 45.

Candidaturas são aceitas até 31 de março.

Conferência digital da Suécia

Atenção para um acontecimento imperdível. O Sweden Innovation Days é uma conferência online sobre inovação (no que diz respeito à sustentabilidade, sociedade e economia). O encontro gratuito tem duração de 3 dias e inclui participação de especialistas globais no assunto. Ali serão realizadas palestras e conversas abertas a todos os interessados.

Para participar, é só preencher o formulário de inscrição no site. Na página oficial, inclusive, dá para encontrar todas as informações sobre agenda, convidados e organizadores do projeto.

Anote as datas para não perder o evento: ele acontece do dia 21 ao dia 23 de março.

Bootcamp internacional para empreendedores

O Business Idea é uma espécie de treinamento curto para empreendedores que estão na fase de dar início ao negócio. A proposta foi desenvolvida em uma parceria entre o UK-Tech Hub e a iniciativa Future Females.

No total, o bootcamp oferece 4 aulas com os seguintes temas: mudança de mindset; definindo sua ideia; encontrando o seu nicho; e preparando-se para o pitch. Os vídeos são curtos e capazes de promover inspirações bem bacanas.

Interessados conseguem se inscrever rapidamente no site. Depois de preencher os dados pedidos, já são encaminhados para cada parte do treinamento. Ah, e vale lembrar que é tudo gratuito.

Encontrou a próxima experiência que quer viver? Nossa dica é que visite os links deixados nos tópicos para conferir todos os detalhes sobre as oportunidades internacionais. Revise sempre prazos, requisitos e documentação, se organizando com antecedência. Desejamos sucesso e um mundo de descobertas!

Se gostou do artigo, acompanhe o Global Hub nas redes sociais. Assim você continua conhecendo os melhores programas:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...