Conheça as oportunidades internacionais de janeiro

Normalmente, janeiro é aquele mês em que o entusiasmo está borbulhando e que as metas para o ano estão fresquinhas em nossa cabeça. Por falar nelas, quais são os seus maiores projetos para 2023? Estudar no exterior faz parte da lista? Se a resposta for positiva, temos uma boa notícia: já existem muitas oportunidades internacionais para que possa tirar os planos do papel.

Neste começo de calendário, as principais ofertas de bolsas estão concentradas nos Estados Unidos e Europa. As áreas de conhecimento alcançadas, por sua vez, variam bastante. Vale ressaltar duas que estão com oportunidades de bolsas super especiais: música e jornalismo.

Por aqui, reunimos as melhores opções para que você consiga ampliar seu olhar, definindo aquela que coincide com seus objetivos profissionais e acadêmicos. Vamos lá?

Universidade de Jaén – Espanha

Não é a primeira vez que a Universidade de Jaén aparece na seleção de oportunidades internacionais. E via de regra, está sempre trazendo alternativas de bolsas bem completas e atrativas.

Hoje não é a diferente. A instituição espanhola está concedendo 75 vagas para cursos de graduação e 30 para mestrado, todas direcionadas a estudantes estrangeiros. O benefício cobre integralmente as despesas acadêmicas e ainda inclui um subsídio mensal, que auxilia no custo de vida dos selecionados ao longo do intercâmbio. Para brasileiros, um curso gratuito de espanhol também faz parte do pacote.

Para concorrer, é importante apresentar boas notas no histórico (média mínima de 7) e proficiência em espanhol (para mestrandos, é recomendado ao menos o nível B2 no DELE ou SIELE). As inscrições acontecem até o dia 15 de março.

Mary Immaculate College – Irlanda

Sabia que o Ministério da Educação aqui do Brasil está com inscrições abertas para quem deseja estudar na Irlanda? A chance é para estudos de pós-graduação nos campos de liderança e gestão educacional. Ele será realizado no Mary Immaculate College, localizado em Limerick.

Por conta da especificidade, quem pode concorrer às 30 vagas da bolsa em questão são profissionais de educação (professores, coordenadores pedagógicos, gestores de escola, entre outros).

O auxílio cobre, além das mensalidades acadêmicas, despesas com passagem aérea, alimentação, seguro-saúde e hospedagem. Interessados devem se candidatar até 20 de janeiro.

Programa de Jornalistas Internacionais – Alemanha

Atenção, jornalistas: vocês precisam saber desta novidade! O Programa de Jornalistas Internacionais está preparando uma nova edição de sua bolsa e está selecionando candidatos que gostariam de passar dois meses em uma redação na Alemanha.

A oportunidade tem como foco os profissionais de 25 a 38 anos de idade, priorizando aqueles que possuem certo conhecimento da língua alemã. Os participantes também devem comprovar que estão atualmente trabalhando como jornalistas em mídia impressa, mídia online, televisão ou rádio (pode ser como estagiário, redator ou freelancer).

O processo de aplicação acontece via e-mail, com o envio de documentos específicos. Entre eles estão carta de motivação, carta de recomendação, currículo e três trabalhos já produzidos. Veja mais detalhes aqui.

Universidade Bocconi – Itália

Continuando e finalizando as oportunidades internacionais na Europa, temos a oferta da Università Bocconi. A instituição, que é considerada uma das melhores do mundo em economia e administração, está concedendo bolsas para graduação/mestrado. Como critério de avaliação, são considerados mérito e necessidade financeira.

O benefício isenta os selecionados do valor da anuidade de seus estudos. Além disso, os bolsistas mais bem classificados para o programa também podem ganhar alojamento gratuito na própria universidade.

Para se inscrever, é fundamental separar currículo acadêmico, carta de motivação e certificados de idiomas. O período de candidatura termina no dia 26 de janeiro.

Universidade de Chicago – Estados Unidos

Ei, quer ter contato com uma instituição internacional, mas não pode sair do Brasil no momento? Então olha só esta chance imperdível.

A Universidade de Chicago, em parceria com o Santander, está disponibilizando mil bolsas de estudos para três cursos totalmente online. O auxílio faz parte do programa Santander Digital Business. Sabe o que é melhor? Qualquer pessoa pode participar, inclusive quem ainda não domina um segundo idioma, já que as aulas são oferecidas em inglês, espanhol ou português.

Os cursos para escolha são: Marketing Digital; Construção e gestão de equipes resilientes; e Transformação Digital no setor de serviços financeiros. Para fazer parte da iniciativa, não deixe de se inscrever até o dia 16 de janeiro.

Faculdade Berklee de Música – Estados Unidos

A Fundação Cultural Latin Grammy, com o apoio do artista Nicky Jam, está proporcionando uma bolsa de estudos integral para a prestigiada Faculdade Berklee de Música, em Boston. A proposta é para um bacharelado de quatro anos em música, com a ideia de desenvolver as habilidades de novos talentos latinos.

Além deste auxílio mais completo, outros parciais também estão disponíveis. Quem tiver interesse deve enviar alguns materiais para avaliação, como dois vídeos de audição, redações e cartas de recomendação. O envio é de forma online e pode ser feito em inglês, espanhol ou português.

O prazo de inscrições vai até o dia 10 de abril.

Berea College – Estados Unidos

A Berea College é uma instituição de artes liberais que está concedendo um primeiro ano de graduação inteiramente gratuito. A faculdade pretende proporcionar bolsas integrais e apoio financeiro aos alunos contemplados durante os 12 primeiros meses em que estudam ali.

Apesar de a isenção completa ocorrer apenas neste período, os anos seguintes seguem com condições facilitadas. Isso porque o colégio exige um depósito de mil dólares por ano, porém oferece empregos de verão para seus bolsistas internacionais.

Inscreva-se no programa até 15 de janeiro.

Bolsas presenciais, remotas… As oportunidades internacionais de 2023 prometem, não é? E se você se interessou por alguma delas, lembre-se de clicar no link que está no tópico para saber todos os detalhes importantes para sua candidatura. Preste atenção, principalmente, nos critérios de elegibilidade, documentos necessários e prazos. Dessa forma, as chances de sucesso são maiores. Estamos na torcida!

Se gostou do artigo, acompanhe as redes sociais do Global Hub e continue recebendo as melhores dicas de internacionalização:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...