Conheça as melhores oportunidades internacionais de dezembro

Ah, dezembro! Chegamos ao mês das comemorações, aquele que encerra 2022 com chave de ouro. E junto com as festas de fim de ano, surge o momento de fazer um balanço geral para planejar objetivos futuros. Você já sabe o que quer colocar como meta para o novo ciclo que está se aproximando? Que tal uma oportunidade internacional de estudos e, consequentemente, de abrilhantar sua carreira?

Hoje, há editais abertos para bolsas educativas nas mais diversas áreas. A grande maioria é direcionada a destinos de intercâmbio mundialmente famosos pela qualidade: Estados Unidos, Inglaterra, França e Holanda. Além do mais, entre as instituições alcançadas estão nomes de peso, como Cambridge e Yale. Sensacional, né?

Neste artigo, reunimos as melhores ofertas de processos seletivos. Assim é possível visualizá-las com clareza, definindo sua favorita. Confira e comece a fazer seu 2023 ser incrível!

Sciences Po – França

Deseja cursar graduação na área de ciências sociais ou políticas? Então imagine a possibilidade de estudar no coração de Paris, às margens do Rio Sena, em uma das escolas de maior prestígio do mundo. É isso que propõe o programa Emile Boutmy, doInstitut d’Études Politiques.

A bolsa concede de 3 a 13 mil euros, cobrindo as despesas do selecionado durante todo o período de permanência no país. Para concorrer, é importante apresentar diploma do Ensino Médio, histórico, comprovante de proficiência em francês (para que consiga acompanhar as aulas), entre outros documentos.

Como critério de avaliação, são considerados adequação do candidato à vaga, desempenho acadêmico e questões socioeconômicas. O período de inscrições vai até o dia 22 de fevereiro.

Universidade de Cambridge – Inglaterra

Dessa vez, a chance abraça pesquisadores interessados em um doutorado na Universidade de Cambridge. A instituição está com processo seletivo ativo para bolsas integrais para estrangeiros. Além de cobertura completa, o auxílio inclui valor adicional para que os contemplados possam se manter durante o tempo de estadia ali.

A oportunidade internacional atinge diferentes campos do conhecimento e cada um tem seu prazo de inscrição específico, eles vão de 1 de dezembro a 5 de janeiro.

Interessados devem enviar candidatura de forma online, junto com os documentos exigidos (entre eles estão currículo em inglês, proposta de pesquisa, histórico e comprovante de proficiência na língua inglesa). Os avaliadores verificarão, principalmente, qualificações acadêmicas e potencial.

Universidades holandesas – Holanda

Uma iniciativa do governo holandês está concedendo bolsas em diversas universidades da Holanda. Essa é uma ótima notícia tanto para alunos de graduação quanto para os de mestrado, já que a possibilidade alcança ambas as formações.

O auxílio é no valor de 5 mil euros, funcionando assim: o candidato deve primeiro concorrer a uma vaga em instituição que faz parte do programa. Durante a candidatura, solicitará a bolsa de estudos. Por isso, verifique o curso desejado, observando se atende aos requisitos do local.

O prazo de inscrição finaliza em 1° de fevereiro ou 1° de maio, porém as datas de inscrições nas universidades podem sofrer variações.

Universidades húngaras – Hungria

O governo húngaro também está disponibilizando bolsas através de um programa, o Stipendium Hungaricum. Com ele é possível se candidatar para cursos a níveis de graduação, mestrado ou doutorado. No site oficial da proposta há editais para cada tipo de auxílio, com explicações detalhadas.

Entre as documentações exigidas pela oportunidade, uma que se destaca é o atestado médico. Diploma e histórico são outros itens sempre importantes.

Se você ficou com vontade de participar, não deixe de iniciar o processo de inscrição até o dia 16 de janeiro. Cabe destacar, ainda, que as aulas que fazem parte do programa são ministradas em inglês.

Universidade Carnegie Mellon – Estados Unidos

A Fundação Behring está oferecendo bolsas para que brasileiros possam estudar na renomada Universidade Carnegie Mellon, nos EUA. Atualmente, a instituição é considerada uma das 30 melhores do mundo, segundo o ranking da Times Higher Education.

O apoio concedido pela fundação cobre todos os custos que o estudante terá durante sua graduação completa, incluindo despesas acadêmicas, moradia e alimentação. As vagas, por sua vez, são destinadas preferencialmente aos interessados em estudar na Escola de Ciência da Computação ou de Engenharia do lugar.

Os candidatos devem aplicar normalmente para a universidade. Ao serem aceitos, já serão avaliados para a bolsa de forma automática. Gostou da proposta? Então inscreva-se até o dia 3 de janeiro.

O Poder do Futuro – Brasil

Você conhece a PretaLab? Ela é uma iniciativa desenvolvida pela organização Olabi, que tem como foco a promoção da diversidade dentro da tecnologia e inovação. Um de seus projetos é O Poder do Futuro, uma formação introdutória em conhecimentos tecnológicos e de programação, que conta com o apoio da Disney. Tal curso é dedicado à mulheres negras e indígenas com idade acima de 16 anos.

Com metodologia que valoriza conhecimento técnico, autoconhecimento e autogestão, tem aprendizagem dividida em 4 partes. Todas elas, inclusive, munidas de interação e conteúdo teórico, assim como atividades práticas.

A formação possui duração de 8 semanas, totalizando uma carga horária de 54 horas. O período de inscrições para conseguir uma bolsa se estende até o dia 11 de dezembro. Na página do programa dá para acessar o edital completo e enviar sua candidatura.

Universidade Yale – Estados Unidos

Vamos partir para os cursos de curta duração? E se ele for ministrado em uma das melhores instituições de ensino do planeta? Pois é, a Universidade Yale está com inscrições abertas para uma chance imperdível. Trata-se do programa Jovens Acadêmicos Globais, desenvolvido para estudantes negros, indígenas, refugiados, hispânicos e latinos.

O ensino de duas semanas aborda temas voltados para ciências sociais, humanidades e outros assuntos. Fora que é capaz de proporcionar uma troca cultural e social interessantíssima.

Entre os critérios para concorrer a uma bolsa de estudos estão a fluência em inglês e a idade mínima de 16 anos. Também é importante que esteja cursando o Ensino Médio no momento. Inscreva-se até 10 de janeiro.

Virginia Tech – Estados Unidos

Atenção, garotas da tecnologia! A Virgina Tech University está concedendo bolsas integrais para um curso de 4 semanas nos Estados Unidos. A oportunidade é completa, cobrindo passagens aéreas, alimentação e estadia no destino.

É fundamental que as participantes sejam jovens mulheres (entre 15 e 17 anos) e que demonstrem interesse pelas áreas de tecnologia, ciências ou engenharia. Conhecimentos em inglês (no mínimo intermediário) é igualmente necessário, já que assim dá para ter melhor aproveitamento da experiência.

Caso queira garantir uma vaga, fique de olho no prazo de inscrição, que vai até o dia 16 de dezembro.

Oportunidades internacionais não faltam, sejam elas vivências curtas ou longas. Sabe o que isso significa? Que provavelmente alguma é capaz de se adequar ao seu perfil e aos seus objetivos. Esperamos que tenha encontrado aquela que tem tudo a ver com você. Em caso positivo, lembre-se de ler o edital com cuidado antes de enviar a candidatura. Desejamos sucesso e um 2023 cheio de crescimento!

Gostou do artigo? Então sigas as redes sociais do Global Hub e continue por dentro das ofertas de intercâmbio:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp