Carreira: saiba como encontrar uma vaga de emprego no exterior

Trabalhar no exterior é um objetivo que passeia pela mente de muitas pessoas — seja pelo peso que a experiência traz para a carreira ou pelo desejo de construir uma vida em outro país. E independentemente do motivo, dar vida a esse plano traz incontáveis benefícios. Estamos falando de novas habilidades, nova rede de contatos, amplitude no olhar para outras culturas e muito mais.

No entanto, apesar das vantagens, encontrar uma vaga de emprego no exterior nem sempre é tarefa fácil, muito pelo contrário. Ela exige dedicação, paciência e planejamento. Ao mesmo tempo, vale sempre lembrar que a missão está longe de ser impossível.

Quer entender como aumentar suas chances de garantir aquele passo importante na sua trajetória profissional? Neste artigo, você encontra algumas dicas que facilitarão sua busca por uma oportunidade de internacionalização. Vamos a elas?

Como encontrar uma vaga de emprego no exterior

Antes de tudo, é legal entender que você possui, basicamente, duas formas de encontrar uma vaga de emprego no exterior. É possível iniciar uma oportunidade do zero ou tentar uma transferência, caso haja essa possibilidade dentro da empresa em que já trabalha.

Por isso, se você tem um cargo dentro de uma multinacional ou de uma empresa que também atua no exterior, vale ficar de olho. Converse internamente sobre seu interesse, verifique se há vagas disponíveis em outras filiais, demonstre abertura a uma mudança de país.

Se esse não é o seu caso ou se gostaria mesmo é de uma chance nova, então o legal é começar a se preparar para buscá-la. A seguir, veja como fazer isso:

Atualize o currículo

Um dos primeiros passos para conquistar sua vaga é dar uma atenção especial ao currículo. Isso porque um currículo focado em um emprego no exterior é diferente de um voltado para o mercado de trabalho nacional. Começando pelo modelo de apresentação do documento, que pode mudar dependendo do país em questão.

Fora esse fator, é fundamental manter atualizada as informações sobre formação, experiência e especializações. Caso já tenha realizado cursos internacionais, seja presencialmente ou à distância, não deixe de citá-los. Vale, ainda, lembrar daquelas dicas sempre úteis: ser claro, coeso e objetivo.

Domine uma língua estrangeira

Não tem jeito, se busca um trabalho no exterior, é normal que precise dominar ao menos o inglês ou o espanhol (varia de acordo com o local de sua preferência). Indo além, muitas vezes você precisará comprovar proficiência no idioma. E é aí que entram os exames oficiais de avaliação, como o TOEFL, IELTS ou o SIELE, por exemplo.

O teste de proficiência é bacana até mesmo para que se sinta mais seguro e preparado para ir atrás da melhor oportunidade. Com ele dá para descobrir seu nível na língua estrangeira de forma mais certeira. Por conta disso, que tal providenciá-lo com antecedência?

Se a intenção for exercer sua atividade em um país cujo idioma oficial não é o inglês e nem o espanhol, é bacana também saber um pouquinho da língua nativa. Assim você demonstra interesse já durante as entrevistas e torna a interação mais simples quando estiver no ambiente de trabalho.

Monitore os sites de empregos internacionais

Do mesmo jeito que acontece no Brasil, uma maneira de encontrar vagas de empregos internacionais é através dos anúncios online. Principalmente se estiver procurando uma vaga enquanto ainda está em solo brasileiro, o que é mais indicado.

Existem diversos sites que podem viabilizar sua busca, cada um deles concentrado em determinado país ou continente. Confira algumas indicações:

Ainda não sabe qual país priorizar na pesquisa? Hoje, há alguns considerados bem receptivos quando se trata de profissionais estrangeiros. É o caso, por exemplo, da Irlanda, Canadá e Austrália. Portugal também traz pontos positivos para brasileiros, principalmente quando levamos em consideração a familiaridade do idioma.

Invista no Linkedin

Se você ainda não tem um Linkedin ou se seu perfil está desatualizado na rede, é hora de mudar. Sabia que muitas propostas de trabalho surgem por meio da plataforma, que é utilizada no mundo inteiro? Sim, por ali há diversos casos de empregadores que entram em contato diretamente com o profissional. E de contatos que indicam você para uma vaga específica.

De quebra, o Linkedin ainda possui um espaço próprio para que empresas façam anúncios de oportunidades e para que os interessados possam enviar currículo.

Mas, para que um perfil chame atenção no site, há alguns segredos. A primeira recomendação, como já citamos, é mantê-lo atualizado. No mais, certifique-se de que todos os dados estão preenchidos; diga em sua biografia o que você faz e o que está buscando; e procure estabelecer conexões duradouras.

Reserve um tempo adicional para criar publicações sobre sua profissão ou algum tema de seu interesse. Tal atitude gera mais engajamento, aumentando as chances do conteúdo ser visto por profissionais de sua área.

Cuide da documentação

Cuidado com a documentação é um item que pode parecer óbvio, mas fundamental de ser destacado. Afinal, você não quer ter que lidar com algum imprevisto antes de embarcar rumo ao novo emprego, né?

Esteja atento quanto à validade do passaporte e, principalmente, às exigências para retirada do visto de trabalho. No momento de ter seu visto concedido, provavelmente será preciso apresentar um contrato de trabalho ou uma carta convite da empresa, então certifique-se de tê-la em mãos.

Se tiver direito a requerer cidadania do país para onde deseja viajar, considere a dupla nacionalidade. O documento é capaz de facilitar os trâmites de toda a sua mudança.

Seguindo essas dicas, a possibilidade de encontrar uma vaga de emprego no exterior fica mais alta. Assim como as chances de ter muito entrosamento com sua nova realidade profissional. Boa sorte na procura, desejamos todo o sucesso!

Gostou do artigo? Então siga as redes sociais do Global Hub e continue recebendo dicas de carreira e educação:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...