Tecnologia Corporativa: como foi o último Talking Business do ano

Chegamos à última edição de 2022 do Talking Business, nosso evento voltado para negócios e tendências globais. Tendo enterprise tech e inovação como temas centrais, a edição contou com uma riqueza de conteúdos inestimável. Conversas com especialistas, interação e dúvidas esclarecidas foram algumas das coisas que não faltaram por lá.

Neste artigo, você confere detalhes da transmissão e ainda descobre como assisti-la, caso tenha perdido o encontro ao vivo. Confira agora a cobertura!

Talking Business: enterprise tech e inovação

Assim como nas edições anteriores, o atual Talking Business ganhou a intermediação de Jason Dyett. Os primeiros minutos do evento foram dedicados à explicação do formato, assunto e objetivos da conversa. Ali também recebemos um resumo interessante e esclarecedor sobre o que de fato é enterprise tech e sua importância dentro das empresas.

Em seguida, foi a vez de iniciar as entrevistas com os profissionais convidados.

Entrevista com Ivanise Gomes

Ivanise Gomes foi a primeira palestrante da noite. Ela que começou sua carreira como desenvolvedora e, mais tarde, como líder de equipe. Hoje, Ivanise trabalha como gerente de negócios, ajudando pessoas e empresas a investirem em Tecnologia da Informação. Também valoriza a diversidade e inclusão, auxiliando na ampliação do público feminino em áreas de tecnologia.

A primeira questão levantada para a profissional foi sobre as diferenças que ela teve a oportunidade de experimentar — ao longo de sua carreira nacional e internacional — no que diz respeito a pessoas, processos e culturas.

Ivanise citou, inicialmente, o estilo de comunicação. Entre outros aspectos, ainda destacou o fator soluções criativas.

Jason deu continuidade ao papo pedindo que falasse um pouco sobre os desafios enfrentados em sua trajetória. Foi quando ela relatou uma grande crise profissional pela qual passou e as lições aprendidas no episódio.

Para completar, Ivanise Gomes compartilhou um projeto de implementação que exigiu muito e mencionou a importância que o inglês teve ao longo de todo o seu trabalho.

Entrevista com Luis Mangi

Luis Mangi possui mais de 35 anos de experiência em TI e atualmente atua como consultor de CIO. Para começar a entrevista com o profissional, Jason Dyett levantou um ponto que causou inúmeras mudanças nos últimos anos: a pandemia. Quis saber, então, como o acontecimento atingiu a tecnologia corporativa, em quais aspectos.

Como ponto de partida, Luis destacou as formas de trabalho. “O trabalho nunca mais será o mesmo”, fez questão de apontar, citando, inclusive, exemplos práticos. Outros fatores levantados foram a aceleração das iniciativas de transformação digital e os modelos de negócios.

“Como você segmenta o mercado de enterprise tech?” foi o próximo questionamento.

Finalizando, Jason perguntou quais são as 3 dúvidas mais comuns que recebe por parte dos líderes de empresas e quais são seus conselhos em relação a elas. Luis mencionou os tópicos de atração e retenção de talentos; transformação de modelo operacional de TI; e mudança cultural.

Entrevista com Débora Saldanha

Para completar o time de especialistas, Débora Saldanha entrou na conversa. A profissional é formada em Marketing e Gestão Esportiva, sendo Gerente de Inovação no Clube Atlético Mineiro.

A primeira pergunta direcionada a ela foi sobre os atuais projetos de inovação que tem desenvolvido. Seguindo, Jason mostrou curiosidade em entender como lida com pessoas mais resistentes a determinados projetos.

Débora enfatizou que sempre procura alicerçar muito bem 4 fatores fundamentais: oportunidade, risco, viabilidade e valor do projeto. Com isso em mente, de forma embasada, consegue quebrar tal resistência.

Já partindo para a primeira dúvida de uma participante da transmissão, a palestrante entrou em um assunto pertinente e que costuma gerar curiosidade. “Você encontrou dificuldades em atuar na sua área devido ao futebol ser uma paixão mais voltada para o universo masculino?”.

Dúvidas respondidas

Outras duas perguntas levantaram boas discussões dentro da temática. Foram elas:

  • O que as empresas devem fazer para tornar os processos e feedbacks mais fáceis para quem os está recebendo?
  • O futuro do Metaverso pode impactar os modelos de negócios e de trabalho?

Esperamos que o Talking Business tenha proporcionado a você incontáveis aprendizados durante o ano. Nos vemos em 2023, com novas edições e temas caprichados. Que eles continuem auxiliando seu percurso! E se você perdeu a última transmissão, não se preocupe. Ainda dá tempo de conferir tudo na íntegra, através do Youtube. Basta acessar o canal oficial do Grupo UNINTER para assistir ao evento em português. Caso prefira em inglês, siga o canal do Global Hub.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp