Os melhores recursos e aplicativos para aprender espanhol

Dominar o idioma de Cervantes é uma tarefa tão desafiadora quanto fascinante. Além da língua ser uma das 5 mais faladas no mundo, é riquíssima em vocabulário e formas de pronúncia. Para melhorar, nós ainda temos à disposição uma série de recursos e aplicativos para aprender espanhol de forma eficaz e prazerosa.

Investir em podcasts, filmes, livros e apps pode ser uma ótima maneira de dar um gás na aprendizagem. Isso porque as ferramentas se encaixam perfeitamente no cotidiano e ainda trazem boas doses de entretenimento.

Pensando nisto, listamos alguns itens poderosos para você incluir na sua rotina. Confira!

Podcasts para aprender espanhol

Os podcasts já se tornaram grandes companheiros da compreensão oral de um novo idioma. Seja com temas voltados especificamente para o estudo da língua ou não, é sempre válido apostar neles para exercitar a escuta.

Veja a seguir algumas sugestões de programas no formato:

Ted en Español

Você provavelmente já ouviu falar nos TedTalks. Trata-se de um modelo de conferências sobre os mais diversos assuntos, com o objetivo de propagar ideias e inspirar pessoas. Eles são feitos em forma de palestras de poucos minutos, o que torna o diálogo interessante e nada cansativo.

O que muita gente talvez não saiba é que os Ted’s também estão disponíveis em podcast. O Ted en Español é voltado para as palestras ministradas na língua espanhola e oferece acervo de episódios renovado semanalmente.

Entiende tu Mente

Para quem gosta de conversas focadas no autoconhecimento e psicologia, o podcast Entiende tu Mente é um prato cheio.

Com média de 20 minutos por episódio, os programas discutem o comportamento humano dentro de todas as esferas: profissional, familiar, social e etc. “Medo de mudança”, “estilos de comunicação” e “escuta ativa” já foram questões debatidas.

News in Slow Spanish

Apreciadores de informação e estudantes de espanhol encontram no News in Slow Spanish a combinação perfeita. A proposta é noticiar os principais acontecimentos do mundo em um ritmo mais lento de fala, para que o ouvinte consiga acompanhar com maior facilidade.

No site, um material escrito também está disponível a cada podcast, boa forma de trabalhar a leitura.

Outra facilidade que o portal disponibiliza é a escolha do nível de aprendizado no momento de mergulhar nos programas. É possível escolher entre os níveis iniciante, intermediário e avançado.

Filmes para aprender espanhol

Quem é que não gosta de uma boa maratona de filmes? Agora imagine que ela possa fazer maravilhas aos seus conhecimentos. Nada mau, não é?

Assistir à produções em espanhol auxilia na compreensão e torna familiar as diferentes variantes linguísticas do idioma. Sem contar que, com os múltiplos enredos, dá para observar a língua sendo usada em muitas situações. A aquisição de novas frases e expressões agradece.

Dê uma olhada em narrativas para acompanhar:

Medianeras

A trama mostra a vida de duas pessoas convivendo com a solidão dos centros urbanos em uma era de relações virtuais. Medianeras é um filme argentino e tem o peculiar sotaque espanhol que os nativos do país trazem.

Para quem está iniciando nos estudos, assistir com áudio original e legendas na sua língua de domínio é um ótimo começo. Atingindo uma fase além, arrisque-se com áudios e legendas originais. Depois da prática, ouse mais um pouco e torne hábito usar apenas o áudio.

Relatos Salvajes

O elogiadíssimo Relatos Selvagens não poderia ficar de fora da lista. O longa apresenta seis enredos curtos, independentes entre si, mas que se encontram dentro de um contexto. Nele, dois sentimentos (raiva e vingança) são manifestados em distintos cenários e acontecimentos.

Além de prender a atenção, este intercalar de histórias faz com que o filme mostre uma série de ambientações. Uma maravilha para conhecer muitas trocas comunicativas.

La Noche de 12 Anõs

Ofilmeretratao período da prisão de José Mujica e de seus companheiros durante uma época marcante da história uruguaia. Mujica que, futuramente, viria a se tornar presidente do país. A produção é realista e uma grande escolha para quem gosta de narrativas baseadas em fatos.

Com um roteiro inteligente, carregado de interlocução, é mais uma sugestão certeira para a prática do espanhol.

Aplicativos para aprender espanhol

Que os aplicativos facilitam nossas vidas não é segredo. Otimizar tempo, facilitar pagamentos, promover reuniões: existe solução para um sem número de objetivos. E para aprender espanhol não é diferente.

Especializados em conversação, atividades teóricas ou educação interativa… Não importa o seu jeito preferido de imergir no ensino, no celular é possível fazer isso.

Wlingua Espanhol

O Wlingua funciona como um curso. Ao entrar na plataforma, você pode escolher se quer aprender o espanhol da Espanha ou do México, assim como o nível de conhecimento. Uma vez ali, são mais de 500 lições para exercitar vocabulário, gramática, leitura e oralidade.

Outro recurso existente é um curso separado de conjugação verbal, com centenas de aulas e exercícios.

Tandem

Quando falamos sobre aprender uma língua diferente sempre pensamos no intercâmbio. Trocar conhecimentos com nativos é um dos métodos mais eficientes para aquisição de conhecimento.

Esta possibilidade de troca é o intuito do Tandem. O aplicativo conecta pessoas de diferentes países que têm interesses em comum. Por exemplo: você é do Brasil e quer praticar espanhol, então conversa com alguém que tem o espanhol como idioma principal e quer aprender português.

Para tornar o diálogo mais proveitoso, também é possível escolher sobre quais assuntos gostaria de conversar.

Memrise

Concentrado em uma proposta interativa e que valoriza o espanhol do dia a dia, o Memrise tem seu próprio método de aprendizagem. Nele, o foco principal é a memorização de palavras.

Em paralelo com atividades que desenvolvem esta técnica, existem vídeos de pessoas nativas falando no idioma, além de exercícios de pronúncia.

Beelinguapp

O que torna o Beelinguapp um aplicativo diferente é o uso de audiobooks e músicas. Por ali você escuta histórias e canções ao mesmo tempo em que lê o conteúdo por escrito.

O espaço mantém um acervo com obras que vão de contos de fadas a ficções mais longas. Por conta disso, é indicado tanto para quem está iniciando os estudos quanto para quem já possui certa experiência.

Maneiras de incluir o idioma no dia a dia não faltam. Ainda é possível adicionar livros e quadrinhos nessa lista, como, por exemplo, Mafalda e o clássico Don Quijote de La Mancha. Busque testar os métodos de aprendizagem para descobrir aqueles que funcionam melhor para você. Temos certeza de que suas habilidades só tendem a aumentar com os recursos e aplicativos para aprender espanhol!

Gostou das sugestões? Então siga o Global Hub nas redes sociais e continue recebendo dicas preciosas para sua educação:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...