Quais são as 10 melhores universidades latinas?

Engana-se quem pensa que as grandes instituições de ensino se concentram apenas em parte da América do Norte e Europa. A América Latina também é responsável por abrigar espaços de estudos que são verdadeiras referências em qualidade. Muitas delas, inclusive, estão localizadas no Brasil. E você, tem alguma ideia de quais são as melhores universidades latinas?

Aprender em uma boa universidade latino-americana vai além de acessar conteúdos valiosos ou garantir um diploma de peso. A experiência é capaz, ainda, de oferecer um mundo de possibilidades quando o assunto é cultura e pluralidade. E o que dizer sobre a sensação de proximidade, algo tão bem-vindo durante uma estadia fora de seu local de origem?

Neste artigo, reunimos as 10 melhores instituições latinas em uma lista caprichada. Com ela é possível conhecer melhor cada universidade e ampliar o olhar sobre novas alternativas. Confira!

As 10 melhores universidades latinas

México, Chile, Argentina, Colômbia, Brasil… Em todos esses países existem universidades muito bem-conceituadas (a nível global) por diferentes rankings de educação.

Para observar a qualidade de uma instituição, alguns critérios são sempre levados em conta, como corpo docente, atuação com pesquisas, publicações, estrutura curricular, entre outros. Ou seja, tais universidades apresentam bons resultados em todos eles.

A seguir, você vai conhecer 10 locais que ano a ano se destacam na seleção de dois avaliadores mundiais do ensino superior – o QS World International Ranking e o Times Higher Education.

1. Universidad de Buenos Aires

A Universidade Federal de Buenos Aires está atualmente em 1° lugar na lista de melhores universidades latinas, segundo o QS Ranking. Quando se trata da classificação mundial, ela se mantém entre as 100 melhores, na posição de número 67.

Tradicional e localizada na capital argentina, um dos grandes destaques da UBA é seu curso de medicina. Tanto que atrai estudantes de toda a América do Sul. A faculdade proporciona uma estrutura notável, com direito a seis hospitais e recursos completos que contribuem para a formação.

2. Universidad Nacional Autónoma de México

A melhor universidade do México também guarda um outro título interessante: é uma das mais antigas do continente americano. Fundada em 1551, surgiu primeiro do que a Universidade de Harvard, sabia?

Com um campus gigante, a UNAM dá show em infraestrutura. Milhares de laboratórios, centenas de bibliotecas e mais de 40 centros de investigação e pesquisa fazem parte de sua propriedade. Tudo para atender seus mais de 300 mil alunos anuais.

A alta taxa de empregabilidade é outro ponto forte da instituição. Ainda de acordo com o QS, ela é umas das 100 melhores em preparação para o mercado de trabalho.

3. Universidade de São Paulo

 A Universidade de São Paulo é um patrimônio brasileiro. Para você ter ideia, hoje ela é considerada a 2° melhor universidade latina pelo Times Higher Education e a 3° melhor pelo QS Ranking.

A USP é uma instituição pública criada em 1934. Ao todo, possui 183 programas de graduação e cerca de 230 programas de pós. Seus campi estão distribuídos por oito cidades do estado de São Paulo, sendo que o maior deles fica localizado na capital.

A importância da instituição é tão grande em âmbito nacional que ali estão concentrados aproximadamente 20% da produção científica do país.

4. Pontificia Universidad Católica de Chile

Outra universidade que volta e meia disputa o pódio de melhor instituição da América Latina é a PUC chilena. Isso se dá muito por conta do investimento que faz em pesquisas acadêmicas, assim como em investigações científicas.

Formada por 18 faculdades, oferta cursos voltados para todos os níveis de formação: graduação, MBA, mestrado, doutorado, etc. Alguns de seus destaques são as áreas de arquitetura, letras, engenharia, direito, medicina e física.

5. Universidad de Chile

Continuando no Chile, é impossível não falar da Universidad de Chile. A primeira universidade republicana do país já formou 21 ex-presidentes e o famoso poeta Pablo Neruda. Seu currículo alcança dezenas e dezenas de cursos de graduação, que se distribuem por 17 faculdades.

Tratando-se de pós-graduação, conta com 137 programas de mestrado e com 39 programas de doutorado. Chega a ser complicado definir aqueles campos que se sobressaem, porém podemos citar os de direito, ciências sociais e engenharia civil.

6. Universidade Federal de São Paulo

A UNIFESP é mais uma pérola brasileira a aparecer entre as melhores universidades latinas. Quem diz isso é o Times Higher Education, onde ela aparece na posição de número 4 do ranking. Também de ensino público, oferece cursos nas áreas de ciências humanas, exatas e biológicas.

Aqui no Brasil, seus conceitos seguem sendo altíssimos, tanto que possui nota máxima em indicadores do Ministério da Educação. Uma curiosidade que cabe lembrar é que o corpo docente da instituição é muito especializado. Ali, a imensa maioria dos professores (97% do total) possui título de doutorado.

7. Tecnológico de Monterrey

O Instituto Tecnológico de Monterrey fica no México e é sinônimo de inovação. A relação que mantém com a tecnologia chega a ser histórica, já que foi a primeira universidade da América Latina a se conectar com a internet (no fim da década de 80).

Instalações modernas fazem parte da realidade do lugar. E a valorização de cursos voltados para tecnologia e universo digital também, é claro. Um dos principais compromissos do instituto é se adequar às mudanças sociais, econômicas e científicas do mundo para que possa ofertar o melhor aos seus alunos.

8. Universidade Estadual de Campinas

E o Brasil segue marcando presença. Dessa vez com a UNICAMP, em 3° lugar entre as melhores, na avaliação do Times Higher Education.

A UNICAMP é a universidade brasileira com mais artigos publicados anualmente. Além disso, reúne 66 cursos de graduação e 153 programas de pós. Ah, e lembra que comentamos sobre a alta taxa de docentes com doutorado na UNIFESP? Por aqui a porcentagem também surpreende, chegando a 99% do quadro de professores.

Falando de estrutura, o local é lar de um grande complexo de saúde, de duas dezenas de núcleos interdisciplinares e de dois colégios técnicos.

9. Universidad de Los Andes

Temos agora uma baita representante da Colômbia. A Universidade dos Andes é uma instituição privada que fica em Bogotá. Seu currículo abraça 9 áreas: administração; arquitetura; ciências; ciências sociais; artes e humanidades; governo; economia; engenharia; medicina; e direito.

Sua Faculdade de Administração, inclusive, possui um valioso credenciamento internacional concedido a apenas 5% das universidades do mundo (o mesmo que instituições como Harvard e MIT possuem, por exemplo).

10. Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Fechando a listagem, vale a pena comentar sobre a PUC-Rio. Assim como a universidade anterior, essa também é uma instituição privada, sendo uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro. A PUC tem uma unidade sede, onde estão distribuídos seus 40 cursos de graduação e 22 de pós-graduação.

Segundo os rankings, é considerada a melhor universidade particular do Brasil. Entre fatores de distinção estão a alta taxa de empregabilidade, o estímulo à internacionalização e o incentivo à inovação e ao empreendedorismo.

As melhores universidades latinas nos mostram que existe um universo de excelência bem perto de nós. Sem dúvidas, todos os lugares citados têm o poder de proporcionar uma educação transformadora, formando profissionais prontos para fazer a diferença dentro da sociedade.

O artigo inspirou você? Então siga as redes sociais do Global Hub e continue conhecendo as melhores instituições de ensino do mundo:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...