Programa Top Espanha: estude na Universidade de Salamanca

Que o domínio de um segundo (ou terceiro) idioma é poderoso para sua carreira você já sabe. Agora imagine poder aprendê-lo de forma imersiva, tendo aula em uma das mais renomadas instituições da Espanha. Imagine ter a possibilidade de garantir novos conhecimentos enquanto mergulha também em uma nova cultura.

É exatamente isso que propõe o Programa Top Espanha Santander. Em parceria com a UNINTER, o projeto visa oferecer uma bolsa de estudos integral para um de nossos alunos. A oportunidade é para passar 25 dias fora do Brasil, participando de aulas de espanhol na Universidade de Salamanca.

Incrível, não é? No artigo de hoje, fique sabendo detalhes sobre esta chance única e descubra como participar da seleção. Vamos lá!

Programa Top Espanha Santander

O Top Espanha Santander é uma iniciativa desenvolvida pelo Banco Santander em parceria com a UNINTER. O objetivo da proposta é conceder uma bolsa integral de espanhol em uma das universidades mais prestigiadas da Espanha, contribuindo, assim, com a formação cultural e internacional do estudante.

O auxílio disponibilizado cobre não apenas custos acadêmicos, mas despesas extras que a experiência exige. Ele também contempla, por exemplo, passagens de ida e volta; seguro-saúde e seguro de vida; refeições diárias; e alojamento durante o período de estadia. Gastos adicionais são de responsabilidade do aluno.

Quem pode participar

Se você tem matrícula ativa em qualquer curso de graduação ou pós-graduação da UNINTER, saiba que pode se candidatar à oportunidade. No entanto, é importante que já tenha cursado ao menos 1 período ou módulo da formação. É fundamental, ainda, que não esteja em seu último semestre.

Veja outros requisitos:

  • Comprovar excelente desempenho acadêmico, com média igual ou superior a 80;
  • Não possuir disciplinas reprovadas;
  • Ter rendimentos atuais de até três salários-mínimos;
  • Ter uma conta Santander ativa;

Processo seletivo

No geral, o processo seletivo para o Programa Top Espanha Santander se desenvolve em 4 partes.

Depois do momento em que você realiza sua inscrição online, passa pelas fases de prova de espanhol; comprovação de documentação; produção de um pequeno self vídeo; e entrevista individual. Cada uma das etapas é de caráter eliminatório e a maioria delas também funciona como elemento classificatório.

Em todos os casos, são observados na avaliação os seguintes critérios: desempenho, mérito e conhecimento da língua espanhola (o suficiente para ter um bom aproveitamento da vivência internacional).

A seguir, saiba mais sobre os caminhos para a seleção:

Prova de idioma

A prova de idioma é um exame feito no próprio ambiente UNIVIRTUS e que será capaz de testar suas habilidades básicas na língua de Cervantes. O teste, formado por 20 questões de múltipla escolha, reúne um total de 100 pontos — cada pergunta vale 5 pontos. A ideia é verificar capacidade de leitura e interpretação de textos, assim como noções de semântica.

O candidato terá todo o dia 8/02/23 para iniciar a prova. Uma vez iniciada, ela deverá ser feita em até 60 minutos. Para ser aprovado, é necessário um aproveitamento de, no mínimo, 80%.

Entrega de documentos

No dia seguinte à prova (dia 09/02), acontece o período de envio da documentação ao programa. Ou seja, nesta etapa você deve entregar seus documentos comprobatórios — em formato PDF ou JPG/PNG — exclusivamente via Dropbox.

Para organizá-los, confira a lista com os principais itens:

  • Histórico escolar atualizado (emitido em dezembro de 2022);
  • Comprovante de renda (imposto de renda ou holerite e mais uma fatura recente de água ou energia elétrica);
  • Extrato do último mês de sua conta Santander (precisa conter data, número da agência e conta).

Self vídeo

Com a documentação certinha e aprovada, chega a hora de preparar um self vídeo. É na filmagem que você se apresentará e explicará por que o curso na Universidade de Salamanca é valioso para seus objetivos profissionais/acadêmicos.

Produzir o material não tem mistério. Basta gravar um vídeo de até 1 minuto, onde diz seu nome completo, o nome do seu curso e seu RU. Em seguida, explique resumidamente o motivo de querer participar do programa e de que forma tal oportunidade pode lhe ajudar.

Tudo pronto? Então é só enviar o conteúdo via Dropbox na data estipulada (do dia 14/02 ao dia 15/02/23).

Entrevista

A última etapa do processo consiste em uma entrevista online e individual. É através dela que os avaliadores conhecerão melhor cada candidato, verificando as compatibilidades com a vaga. A reunião terá duração de até 15 minutos e será previamente agendada (a UNINTER entrará em contato com os selecionados para fazer os agendamentos).

Prazos gerais

Lembre-se de realizar sua inscrição prévia até o dia 5 de fevereiro de 2023. O resultado final, com o nome do candidato selecionado para a bolsa, está previsto para o dia 8 de março. O embarque para a Espanha e início da vivência, por sua vez, tem início em 30 de junho.

Não perca a chance de acelerar sua experiência internacional e conquistar novos horizontes. É possível saber todos os detalhes adicionais sobre o Top Santander Espanha na página oficial do programa. Lá você encontra uma sessão de dúvidas respondidas e o edital completo do projeto. Desejamos sucesso na candidatura!

Gostou da novidade? Então acompanhe as redes sociais do Global Hub e continue por dentro de grandes oportunidades educacionais:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...