2022 está chegando ao fim e este é um ótimo momento para começar a pensar nos objetivos que deseja atingir no próximo ano. E se uma experiência de internacionalização está incluÃda no seu planejamento, saiba que sua carreira agradece. O contato com uma educação e cultura diferentes é algo extremamente valioso quando se trata de novos conhecimentos/habilidades.
Pensando nisso, a cada mês listamos por aqui as melhores oportunidades internacionais abertas. Hoje, temos alternativas que envolvem grandes universidades dos Estados Unidos, Canadá e até mesmo França. Indo além, você também encontra uma incrÃvel oferta de bolsas de pesquisa dedicada ao trabalho na Amazônia.
Para conferir tudo e decidir a opção que mais se enquadra às suas necessidades, é só conferir o artigo completo. Vamos lá?
Programa de mentoria – Yale
A super prestigiada universidade de Yale, nos Estados Unidos, está disponibilizando vagas para um programa de mentoria cheio de benefÃcios. A oportunidade é voltada para graduandos ou mestrandos que sejam das áreas de ciências biológicas ou biomédicas.
Durante a experiência de 10 meses, os contemplados não terão acesso apenas à mentoria em si. Farão parte, ainda, de workshops, seminários e de um planejamento de carreira acadêmica. Ao final, participarão de um encontro com outros estudantes, onde poderão ampliar o networking.
Interessados devem realizar inscrição até o dia 15 de novembro, através do site.
Cursos online – Ivy League
Esta é uma dica que vale a pena aproveitar. As universidades que fazem parte da Ivy League norte-americana (grupo das mais renomadas instituições de ensino superior dos EUA) estão ofertando cursos online e gratuitos. Mediante uma taxa ainda é possÃvel ter um certificado de peso ao concluir seus estudos.
As vagas são para as mais diversas áreas e assuntos de interesse. Sabe o que é melhor? Mesmo quem não domina o inglês pode participar. Isso porque alguns dos cursos possuem legendas em lÃngua portuguesa.
Demais, né? No portal Class Central é possÃvel ver a relação completa de opções, assim como as respectivas universidades que disponibilizam os conteúdos.
Bolsa de isenção – Universidade de Montreal
Desde 2020, a Universidade de Montreal, no Canadá, passou a implementar uma polÃtica de bolsas de estudos que fornece isenção de taxas para estrangeiros. Funciona assim: o aluno interessado faz um pedido de admissão, inscrevendo-se no site da instituição. Alguns dias depois, recebe um e-mail informando sobre sua elegibilidade e sobre o valor da bolsa a que tem direito.
Para participar, é preciso prestar atenção no calendário da universidade. Vale lembrar que a possibilidade está aberta para todos os interessados que não são cidadãos canadenses e que não residem no paÃs.
Você pode saber mais informações na página oficial de admissões da UdeM.
Graduação e pós – Universidades francesas
A Campus France Brasil, agência oficial do governo francês, está com inscrições abertas para auxiliar estudantes brasileiros que gostariam de estudar no paÃs. A chance é voltada para cursos de graduação, pós-graduação e diplomas de nÃvel tecnológico. Cabe destacar que o projeto alcança várias universidades públicas e privadas da França.
O critério para seleção das bolsas é baseado no desempenho acadêmico dos estudantes, assim como na motivação que possuem para realizar tal vivência. Já quando se trata de documentação necessária, considere diploma, histórico, teste de proficiência em francês ou inglês (dependendo do curso), cartas de recomendação, entre outros itens.
No site da organização há todos os detalhes voltados para o projeto.
Pesquisa na Amazônia – Fullbright
Olha só esta iniciativa: a Comissão Fullbright é responsável por um processo seletivo que visa unir profissionais e acadêmicos em um projeto ligado à questões da Amazônia.
Quatro bolsas serão ofertadas para brasileiros pesquisadores. Os selecionados integrarão uma equipe internacional e multidisciplinar, que mergulhará em temas como mudanças climáticas, saúde ambiental e desenvolvimento sustentável.
Os concorrentes deverão comprovar proficiência em inglês e possuir experiência em pesquisa. Diploma de doutorado não é fator obrigatório, mas é considerado um diferencial. Se quiser saber mais, acesse aqui a página da Fullbright.
E então, alguma das oportunidades internacionais de novembro tem tudo a ver com você? Se sim, não deixe de acompanhar os veÃculos oficiais do programa escolhido. Leia o edital com cuidado, verificando especialmente os prazos para candidatura e requisitos importantes. Estamos sempre na torcida por seu crescimento!
Agora que terminou o artigo, siga as redes sociais do Global Hub e continue por dentro das principais novidades sobre internacionalização:
Instagram: @uninterglobalhub
Facebook: @uninterglobalhub
Linkedin: UNINTER – Global Hub
Youtube: UNINTER Global Hub