As melhores oportunidades internacionais de outubro

Chegamos em outubro. Isso significa que estamos pertinho de concluir o ano e que, consequentemente, as seleções para experiências no estrangeiro estão mais escassas, certo? Não mesmo! Esse é um ótimo momento para já garantir excelentes oportunidades internacionais em 2023. Portanto, vale a pena ficar de olho nas novidades.

O mês traz versatilidade quando se trata de bolsas de estudo pelo mundo. Atualmente, existem possibilidades de ensino tanto em países famosos pela troca cultural (como Canadá e Austrália) quanto em destinos surpreendentes (Israel e Coreia do Sul são exemplos). Para completar, é possível concorrer a vagas para summer jobs ou para o maior festival internacional de estudantes.

Neste artigo, você confere a relação completa com as melhores alternativas disponíveis hoje. Não deixe de conhecê-las e eleja sua preferida!

Graduação na Coreia do Sul

A Embaixada da Coreia do Sul está oferecendo uma bolsa integral para estudante brasileiro que deseja cursar graduação no país.

O período para se inscrever no programa GKS-U 2023 vai até o dia 7 de outubro e exige o envio de documentos com tradução juramentada. Durante a etapa de seleção também será realizada entrevistas com os candidatos, para que os avaliadores possam entender melhor seus objetivos e motivações.

Clicando aqui é possível encontrar editais, respostas para dúvidas frequentes e mais informações sobre a iniciativa.

Estágio no Japão

Ainda falando da Ásia, que tal um estágio acadêmico na Terra do Sol Nascente? A Universidade de Okinawa concede, duas vezes por ano, bolsas para summer job e winter job na instituição. O auxílio cobre despesas de viagem e acomodação e ainda concede subsídio diário por conta do trabalho realizado.

Podem se candidatar ao projeto estudantes de graduação ou de mestrado. Aqueles que se formaram recentemente na graduação também conseguem se inscrever. Para isso, é preciso providenciar histórico escolar, currículo, carta de motivação, carta de recomendação e foto recente.

Participe até o dia 15 de outubro.

Hebraico em Israel

Já imaginou cursar uma formação em Israel? A Universidade de Tel Aviv, através de um fundo chamado Brazilian Scholarship Fund, disponibiliza bolsas de 50% em determinadas graduações. O programa contempla os cursos de hebraico e áreas relacionadas a artes liberais (essas, inclusive, com aulas ministradas em inglês).

Para ter acesso ao benefício, o aluno precisa demonstrar proficiência mínima em inglês e, dependendo da graduação escolhida, conhecimentos de hebraico. Carta de recomendação, certificado de aptidão física e essays são outros documentos exigidos.

Como o projeto trabalha com admissões contínuas, não há um prazo específico para se inscrever no processo seletivo. A qualquer momento é possível dar entrada nele por meio de formulário online. Vale lembrar que a universidade também oferta bolsas de até 50% para alguns mestrados.

Pós-graduação na Inglaterra

A prestigiada Universidade de Cambridge possui um programa de bolsas que desperta atenção: o Gattes Cambridge Scholarship, criado pela Fundação de Bill e Melinda Gattes. E até o dia 12 de outubro estão abertas as inscrições para concorrer a uma vaga de pós-graduação na instituição.

Entre as despesas cobertas pelo auxílio estão custos acadêmicos totais, custos com passagem aérea de ida e volta e despesas com vistos. Como critério de aceitação, o estudante é avaliado conforme suas capacidades intelectuais, potencial de liderança e razões para a escolha do curso pretendido.

Antes de enviar sua aplicação online, você consegue assistir a um vídeo com detalhes explicativos e saber mais informações pelo site.

Festival estudantil na Noruega

A cada dois anos, a cidade de Trondheim, na Noruega, sedia o maior evento de estudantes internacionais do mundo. O ISFIT promove interação, conexão e discussão de temas relevantes. E você pode participar da próxima edição do encontro, que acontecerá no mês de fevereiro de 2023.

Para buscar uma vaga, fique atento aos critérios: é importante ter, pelo menos, 18 anos; saber se comunicar em inglês; e ser estudante nos anos de 2022/2023 (vale pós-graduação, graduação, curso técnico, curso de línguas, entre outros).

O festival cobre despesas com alimentação e hospedagem e ainda é possível solicitar apoio para gastos logísticos. Inscreva-se até o dia 12 de outubro.

Bacharelado e MBA no Canadá

A University Canada West está localizada no coração de Vancouver e é focada em negócios e tecnologia, oferecendo experiências práticas aos alunos. Com uma taxa de empregabilidade altíssima, praticamente 100% dos profissionais que já cursaram um MBA ali estão hoje trabalhando em suas áreas.

Interessante, não é? Para melhorar, a universidade também proporciona bolsas parciais de até 60% para estrangeiros. A oferta é válida para os cursos de bacharelado e MBA. Como plus, temos outra vantagem especialmente para brasileiros: isenção da taxa de matrícula, que custa cerca de 150 dólares canadenses.

Na página oficial da instituição, saiba detalhes e faça a inscrição.

Graduação e pós-graduação na Nova Zelândia

A Universidade de Waikato, na Nova Zelândia, está disponibilizando bolsas de 15 mil dólares neozelandeses para seus cursos de graduação e pós-graduação. Este valor é capaz de cobrir a integralidade das mensalidades acadêmicas da instituição ou uma parte dela, dependendo da formação.

Como critério para selecionar os beneficiados, são observados mérito e potencial para se tornar um embaixador global da universidade. Cabe lembrar que a oportunidade é voltada para o estudo presencial. Na modalidade a distância, por sua vez, estão sendo oferecidos descontos de 20%.

Para se candidatar ao auxílio, envie a aplicação pelo site.

Graduação ou pós na Austrália

E se na Nova Zelândia existem boas oportunidades internacionais, na Austrália elas seguem acontecendo. Dessa vez a chance é dada pela Griffith University e cobre até 50% do valor dos cursos de graduação ou de pós-graduação.

No total, são três os programas de auxílio abertos. O principal deles – Griffith Remarkable Scholarship – contempla estudantes com a isenção de metade do valor de sua formação. Já os outros disponibilizam 25% ou 20% de desconto nas mensalidades.

Em todos os casos, o critério de avaliação utilizado pela universidade é o de mérito acadêmico. Ficou interessado? Então submeta uma aplicação através da plataforma do lugar.

Com tantas oportunidades internacionais promissoras, o difícil é escolher por qual optar. Lembre-se de sempre analisar com atenção os respectivos editais das seleções. Prepare a documentação necessária dentro do prazo estipulado e boa sorte. Estamos na torcida!

Gostou do artigo? Então siga as redes sociais do Global Hub e continue descobrindo as melhores alternativas para sua internacionalização:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp