Universidade de Toronto: conheça a melhor universidade do Canadá

Você sabia que Ontário é considerada uma das melhores províncias para se viver no Canadá? Para esse título, sobram razões: boa oferta de habitação, diversidade cultural, segurança e por aí vai. E é justamente na região que está localizada a Universidade de Toronto, atual melhor universidade do país, de acordo com o QS World University Ranking.

A instituição atende hoje aproximadamente 90 mil alunos em seus cursos de graduação e pós-graduação. Desse número, cerca de 30 mil são estudantes estrangeiros, o que faz dela um espaço intenso em pluralidade e internacionalização. Assim como o próprio Canadá de forma geral.

No artigo de hoje, você vai conhecer detalhes sobre a Universidade de Toronto, passando por sua organização estrutural, faixa de preços e até mesmo opções de bolsas. Confira e faça um passeio pela educação canadense!

Onde fica a Universidade de Toronto

Assim como vimos na introdução, a University of Toronto está localizada na província de Ontário, mais precisamente na cidade de Toronto. Conta, ainda, com três diferentes campi, cada um em uma área específica do local (centro, região oeste e região leste).

Toronto pode ser definida como uma metrópole ágil e moderna, capaz de oferecer aos habitantes inúmeras possibilidades tanto em matéria de lazer quanto de mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, possui uma atmosfera leve, de proximidade com a natureza (graças aos seus parques e espaços a céu aberto).

Cn tower
Foto por Nextvoyage em Pexels

Estrutura

Independentemente do campi, a Universidade de Toronto garante instalações de excelência para seus estudantes e profissionais. Esse fator pode ser sentido, inclusive, no setor de pesquisas da instituição. Esse é um campo muito valorizado por ela, o que a torna referência mundial no assunto.

Quando falamos de organização, o que se sobressai na UofT é certa autonomia. Ainda que estejam ligadas por uma liderança principal, cada faculdade ali tem liberdade para definir ações próprias, como critérios de seleção de alunos, entre outros fatores.

Cursos oferecidos

Ao todo, 16 faculdades fazem parte da Universidade de Toronto. São elas:

  • Faculdade de Direito;
  • Faculdade de Educação;
  • Faculdade de Farmácia;
  • Faculdade de Medicina;
  • Faculdade de Saúde Pública;
  • Faculdade de Enfermagem;
  • Faculdade de Odontologia;
  • Faculdade de Serviço Social;
  • Faculdade de Música;
  • Faculdade de Artes e Ciências;
  • Faculdade de Gestão;
  • Faculdade de Educação Física;
  • Faculdade de Arquitetura, Paisagem e Design;
  • Faculdade de Ciências Aplicadas e Engenharia;
  • Faculdade de Informação;
  • Estudos Continuados.

Somando as áreas, a instituição mantém por volta de 700 cursos de graduação em seu currículo. Você pode conhecê-los em detalhes aqui. Quando se trata de pós-graduação, o número total fica em mais de 200 cursos, já incluindo as formações de mestrado e doutorado. No site também é possível verificar a relação completa.

Média de preços

Que a UofT é uma baita universidade nós já vimos. Agora, quanto custa estudar nela? Nesse caso, o investimento pode ser alto, porém recompensador.

Os custos variam dependendo de nível de formação, curso escolhido e outra série de fatores (como despesas adicionais com alimentação e moradia no Canadá, por exemplo). Mas falando das mensalidades em si, o valor anual dos programas de bacharelado costumam ficar entre 40 e 70 mil dólares canadenses, mais ou menos.

Na pós-graduação, o preço tende oscilar ainda mais. Há cursos que custam algo em torno de 40 mil dólares anuais, assim como aqueles que ultrapassam os 100 mil.

Vale incluir no planejamento gastos com taxas acadêmicas adicionais, material didático e seguro de saúde universitário.

Bolsas de estudo

A boa notícia é que a Universidade de Toronto disponibiliza diversas bolsas para alunos que desejam estudar na instituição, incluindo estrangeiros.

A maior parte delas é oferecida de uma forma “automática”. Ou seja, para concorrer basta aplicar normalmente para o ingresso no curso desejado. A partir da inscrição na universidade, seu trajeto acadêmico é avaliado, assim como seu potencial para receber o auxílio. Resumindo: é importante caprichar durante o processo seletivo.

Outra bolsa bastante conhecida (e concorrida) é a Lester B. Pearson Internacional. Com ela, o estudante tem todas as despesas acadêmicas cobertas durante o período em que cursa uma graduação. Para concorrer é preciso ser indicado por seu colégio de Ensino Médio e apresentar excelente desempenho no histórico escolar. Além disso, ter perfil de liderança é fundamental.

Curiosidades

Fundada em 1827, ainda com o nome de King’s College, a University of Toronto têm histórias e curiosidades para contar. Começando pelo incêndio ocorrido em suas instalações no ano de 1890, acontecimento que destruiu parte da estrutura principal da instituição. Apesar da perda, o local foi todo reconstruído em menos de 2 anos.

Olha só outros fatos interessantes:

Ex-alunos notáveis

Não faltam nomes que se destacam na lista de personalidades que já estudaram na UofT. Quer um exemplo? Que tal, então, o de Margaret Atwood? Caso não esteja associando o nome à pessoa, ela é a autora da famosa série de livros O Conto da Aia.

O ator Donald Sutherland e o cineasta David Cronenberg complementam o time. Roberta Bondar também merece ser citada – trata-se da primeira neurologista e primeira astronauta canadense a ir ao espaço.

Posição nos rankings

A Universidade de Toronto é craque em fazer bonito nos rankings que avaliam o ensino superior a nível global. Como já vimos no início do artigo, a instituição é considerada a melhor do Canadá em 2022, segundo o QS World – e a 26° melhor do mundo.

De acordo com a Times Higher Education, também é a atual melhor em solo canadense, ficando na posição 18 na lista mundial.

Empregabilidade

Ainda analisando o QS World, um dado que chama atenção é o de empregabilidade. A universidade está no posto 21 desse ranking, o que significa que seus estudantes encontram excelentes oportunidades de trabalho após se formarem.

Um especial sobre a Universidade de Toronto só deixa evidente que “especial” é uma boa palavra para definir a instituição. Se o Canadá é um país símbolo de intercâmbio e multiculturalidade, uni-lo à UofT é certeza de sucesso.

Gostou do conteúdo? Então siga o Global Hub nas redes sociais e continue descobrindo as melhores alternativas para aprimorar sua educação e carreira:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...