Cibersegurança e diversidade: como foi o Talking Business de setembro

A segurança da informação é peça fundamental na maneira como enxergamos a internet hoje. Cada vez mais notamos o quanto ela precisa caminhar junto com os avanços digitais, como uma forma de proteger usuários e empresas. Por isso, nada mais justo do que trazer o tema para o Talking Business, nosso evento sobre tendências e negócios globais.

Nesta edição, tivemos a oportunidade de aprender com a experiência de profissionais que são líderes no setor – tanto em âmbito nacional quanto internacional. Pudemos, ainda, ouvir conselhos de novos talentos da área, que estão traçando uma trajetória bem-sucedida no mercado de trabalho.

Confira agora tudo o que rolou no encontro e seja inspirado por esse campo tão importante!

Início da transmissão

Assim como nas edições anteriores, o atual Talking Business foi mediado por Jason Dyett. O formato da transmissão também manteve seu estilo original, focando na entrevista de palestrantes convidados e no esclarecimento das dúvidas do público.

Desde o início do bate-papo, Jason fez questão de enfatizar a relevância do assunto abordado. Em seguida, apresentou uma breve biografia dos especialistas presentes e deu início ao conteúdo.

Entrevista com Chuck Kesler

Chuck Kesler foi o primeiro entrevistado da noite. O profissional da Pendo tem mais de 20 anos de experiência com segurança cibernética e expôs muitos insights interessantes.

Sua participação começou com uma explicação sobre a atuação da Pendo e sobre a importância da segurança da informação na empresa.

Chuck comunicou que a organização possui uma abordagem mais ampla e profunda sobre softwares. Ela ajuda clientes na escolha e análise de produtos para líderes de empresas. “Em resumo, procuramos fazer com que os usuários tenham uma ótima experiência com os softwares criados por nossos clientes”.

Dando seguimento, Jason Dyett perguntou quais são as principais diferenças e semelhanças encontradas nas empresas com as quais já trabalhou.

Chuck respondeu que cada organização por onde passou estava em diferentes estágios de existência. Ou seja, cada uma tinha sua história. Para ele, o interessante é que, consequentemente, seus papéis também eram diferentes. A partir daí conseguiu abordar, por exemplo, as distinções entre ser um consultor e um chefe de execução.

Ao comentar sobre como suas habilidades e funções mudaram ao longo do tempo, citou um ponto que vale mencionar. Segundo ele, a comunicação é um ativo importantíssimo para quem deseja atuar com segurança da informação.

Desafios enfrentados no setor e atração de talentos para sua equipe foram outras questões abordadas durante a conversa.

Entrevista com André Vidal

André Vidal, chefe de segurança na Pagar.me, foi o próximo palestrante do evento.

Para sua “estreia” na entrevista, respondeu uma pergunta parecida com a que foi feita para Chuck Kesler anteriormente. O que faz a Pagar.me e qual a importância da segurança da informação para ela?

A Pagar.me faz parte de um ecossistema financeiro que auxilia brasileiros a realizar vendas físicas e virtuais. Todo cliente do empreendimento que possui um e-commerce pode trabalhar com a empresa.

“Aqui dentro, a área de segurança da informação é um dos principais pilares de apoio ao nosso logista. Com isso, a gente foca bastante tanto na contratação quanto na retenção, melhoria de cultura e tudo aquilo que possa melhorar a participação dentro do mercado”, apontou.

Ao ser questionado sobre o maior desafio em seu trabalho, citou as vulnerabilidades a que estão sujeitas a cibersegurança e a dificuldade na contratação de pessoas especializadas.

Jason Dyett aproveitou a deixa para perguntar se essa escassez global de profissionais tem impactado a Pagar.me no sentido de abraçar a diversidade ou de recrutar talentos.

André esclareceu que, felizmente, não. Segunda sua fala, a empresa mantém uma forte cultura de time e um terreno fértil para desenvolvimento de profissionais.

Entrevista com Lilian da Silva Moura e Ariadne Bogo

Lilian e Ariadne completaram o time de participantes do Talking Business. Ambas fazem parte da equipe de Global Ambassadors da UNINTER e deram início a uma promissora carreira dentro da cibersegurança e da tecnologia.

Nesta rodada de perguntas, a primeira foi direcionada à Lilian. “Como profissional de segurança da informação, mulher transgênero e membro da próxima geração de líderes na área, quais são suas reflexões sobre sua carreira até o momento?”, Jason quis saber.

Lilian comentou que sua carreira “foi bem errática”. Quando começou a estudar cibersegurança, ainda nem sabia que aquilo podia se transformar em uma carreira. Até porque ainda era criança na época. Depois, foi trabalhar em uma consultoria e se sobressaiu na parte técnica do serviço.

Tratando-se de dificuldades, explanou que a maior delas foi devido ao autismo e não ao fato de ser uma pessoa trans. Isso pois tinha um certo problema de comunicação. Problema esse que, com o tempo, dedicação e estudo, foi conseguindo superar.

Ao conversar com Ariadne, Jason Dyett pediu que a profissional desse um conselho para quem está interessado em seguir na carreira de TI, mas não sabe por onde começar.

A jovem direcionou sua resposta para quem está ingressando em qualquer área: fale com pessoas que fazem acontecer, pessoas experientes. Ouça como é o dia a dia delas (de trabalho e de estudos) e veja se faz sentido para você. Cursos de nível iniciante também ajudam no começo.

Perguntas e respostas

Finalizando a troca de conhecimentos, o evento partiu para seu típico e esclarecedor quadro de dúvidas sanadas. É nesse momento que os participantes podem ter suas questões respondidas pelos especialistas, se aprofundando ainda mais nos tópicos.

Veja algumas indagações que apareceram por lá e que tiveram um ótimo esclarecimento:

  • Como Chuck Kesler conseguiu levar tanta diversidade para a Pendo?
  • Por que há um déficit tão grande de profissionais no setor de cibersegurança?
  • O mercado internacional de segurança da informação recruta muitos brasileiros?
  • Para alunos e novos profissionais do ramo, quais autores são recomendados para se aprofundar nos estudos da área?

A cobertura do Talking Business mostra o quanto a edição foi rica em informações. E se perdeu a transmissão ao vivo ou quer assistir a tudo novamente, saiba que consegue. Através do canal do Grupo Uninter no Youtube é possível conferir cada detalhe na íntegra e em português (com tradução simultânea). Já no canal do Global Hub você acessa o conteúdo em inglês.

E se gostou do evento, não deixe de seguir nossas redes sociais. Assim você recebe em primeira mão as notícias sobre novos encontros:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp