Brasil: o país mais influenciado do mundo

Influenciadores, engajamento, conteúdo: essas são palavras que já se tornaram familiares na internet. Por aqui é comum vermos pessoas se tornando referência em determinado seguimento, graças aos materiais que produzem para mídias sociais e à relação que mantêm com o público que as seguem.

Tal realidade é uma tendência no mundo inteiro. Porém, no Brasil, ela se sobressai. Isso é o que diz uma recente pesquisa feita pela plataforma Cupom Válido, utilizando dados da HootSuite e da Statista. Segundo o estudo, somos o país mais influenciado do mundo. Ou seja, aquele que mais considera a opinião de influencers e celebridades na hora de realizar uma compra.

E você, já adquiriu algum produto ou serviço depois que ouviu uma opinião favorável? Neste artigo, descubra detalhes sobre a estatística e sobre a atual presença dos brasileiros nas redes sociais. Acompanhe!

Brasil é o país mais influenciado do mundo

Estima-se que 43% dos brasileiros que estão na internet já foram estimulados a realizarem uma compra após indicação espontânea ou anúncio de alguém.

A publicidade feita por influenciadores e famosos, aliás, se tornou um dos grandes recursos do marketing nos últimos tempos. O motivo é simples de entender: se você segue uma pessoa nas redes é porque de alguma forma se identifica com seus interesses ou trabalho. E se existe a identificação, logo, há maiores chances de também se interessar por algo que ela sugeriu. Além do mais, nessa conta ainda entram os fatores confiança e credibilidade.

Mas será que isso só acontece aqui no Brasil?

Não. Apesar de liderarmos o ranking de países mais influenciados no meio virtual, a lista conta com outros números bem expressivos. Em segundo lugar, por exemplo, temos a China, com 34% da população. A China, inclusive, é berço de uma nova rede que vem demonstrando crescimento significativo tanto em termos de usuários quanto de possibilidades para marketing — o Tiktok.

Em terceiro lugar aparece a Índia, com 33%, seguida da Itália e Coreia do Sul (com 21% e 20%, respectivamente).

O Brasil das redes sociais

A mesma pesquisa que indica que somos o país mais influenciado do mundo também mostra nossa grande presença no mundo digital e nas redes sociais. Hoje, temos cerca de 150 milhões de usuários com presença online, o que representa pouco mais de 70% dos habitantes do país. A notícia é boa se considerarmos as vastas oportunidades que a internet pode proporcionar em matéria de informação e até de educação.

O Brasil é o segundo país que mais utiliza o WhatsApp, ficando atrás apenas da Índia. No uso do Instagram, fica em terceiro lugar, depois de Estados Unidos e Índia. Quando se trata de Facebook, a posição é de número 4 (atrás da Índia, Estados Unidos e Indonésia).

E qual é a rede social mais utilizado por nós? Você arrisca um palpite?

Segundo os dados, quem vence essa disputa é o Youtube.

Diante dos fatos e do volume de produtos com os quais nos deparamos a todo momento, como filtrar e ponderar sobre nossas escolhas? Para isso, a dica é observar o comportamento virtual daquela personalidade que você admira e acompanha.

Antes de adquirir um produto por indicação, repare o histórico daquele profissional e procure por feedback de outras pessoas. Ele de fato trabalha com marcas que estão de acordo com seu perfil e que valorizam os consumidores? Ou será que prioriza o lucro das publicidades? Fazendo isso, fica mais fácil evitar imprevistos. Se somos o país mais influenciado do mundo, o ideal é que sejamos também bem influenciados.

Gostou do artigo? Então siga as redes sociais do Global Hub e continue conectado conosco:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...