Universidade Monash: uma gigante da educação australiana

A maior universidade da Austrália não é apenas uma gigante em tamanho. Sua qualidade segue as mesmas proporções, o que a torna uma das 100 melhores instituições de ensino superior do mundo. Tal fato é confirmado a cada ano, por rankings acadêmicos renomados – como o da QS World e Times Higher Education.

Com mais de 50 mil alunos, muitos deles internacionais, a Universidade Monash é destaque de ensino em todas os campos de conhecimento que oferece. Indo além, mantém-se como referência em pesquisas, sempre investindo consideravelmente no setor.

Neste artigo, você vai encontrar uma seleção especial com as principais informações sobre ela. Conheça a estrutura do lugar, os cursos disponibilizados, curiosidades e mais. Vamos lá?

Onde fica

A sede da instituição está localizada na cidade de Melbourne, na Austrália. Melbourne é uma das áreas mais populosas do país, só ficando atrás de Sydney. Capital do estado de Victoria, o reduto da Monash tem nela sua segunda mais antiga universidade – fundada em 1958.

Como lar de vida estudantil, a localidade dispensa comentários. Não é a toa que tantos estudantes a escolhem como moradia. Melbourne não economiza em riqueza cultural, cenários naturais dignos de suspiros, contemporaneidade e qualidade de vida. Que combinação!

Estrutura

Ali em cima nós comentamos que a sede da Monash fica em Melbourne. Isso porque a estrutura completa da universidade não se concentra apenas lá. Ela é, na verdade, dividida em vários campis e espaços, que estão espalhados pela Austrália e por outros países.

Em território nacional, a instituição dispõe de 6 unidades no geral. Pelo mundo, marca presença na Malásia, Indonésia e China. Possui, ainda, uma academia de pesquisa em Mumbai, na Índia, e um centro educacional em Prato, na Itália.

A organização interna, por sua vez, contempla diferentes faculdades e três grandes comitês, responsáveis por organizar estratégias, iniciativas e sua gestão como um todo.

Cursos oferecidos

A Universidade Monash conta com 10 faculdades, juntas elas alcançam uma boa variedade de áreas:

  • Faculdade de Arte, Design e Arquitetura;
  • Faculdade de Negócios e Economia;
  • Faculdade de Engenharia;
  • Faculdade de Direito;
  • Faculdade de Medicina, Enfermagem e Ciências da Saúde;
  • Faculdade de Farmácia e Ciências Farmacêuticas;
  • Faculdade de Artes;
  • Faculdade de Educação;
  • Faculdade de Tecnologia da Informação;
  • Faculdade de Ciência.

Quando falamos da formação em si, há ofertas para graduação e pós-graduação (a níveis de especialização, desenvolvimento profissional, mestrado e doutorado). Na graduação, 124 cursos são disponibilizados atualmente. Na pós, o número sobe para 136. Pelo site é possível ver a relação completa das possibilidades.

Média de preços

A quantia exata para estudar na Monash depende de alguns fatores, entre eles o curso que deseja fazer; tempo de duração da experiência; e nível de formação. Mas, para termos uma ideia, podemos calcular uma média de preços.

Quando se trata de graduação, o valor do investimento varia de 36 a 46 mil dólares australianos por ano. Nos programas de mestrado e doutorado, o investimento fica na faixa de 40 a 49 mil.

Além das mensalidades, é preciso considerar o custo de vida de uma temporada na Austrália e possíveis taxas acadêmicas adicionais. A taxa de inscrição da universidade, por exemplo, é de 100 dólares australianos.

Bolsas de estudo

A ótima notícia é que a Monash concede bolsas de estudo para estudantes que não podem arcar com as despesas do curso. E elas não se limitam a alunos locais, existindo chance também para estrangeiros de todas as partes.

O principal auxílio para ficar de olho é o integral. Anualmente, a instituição abre seu programa internacional, concedendo bolsas de 100%. Elas são voltadas para quem tem potencial de liderança e busca pessoas que se tornem verdadeiros representantes enquanto estiverem estudando por lá. A seleção é feita observando o critério de mérito acadêmico. Para concorrer, primeiro é preciso passar pela etapa normal de aplicação na universidade.

Outros auxílios menores também são ofertados ao longo dos períodos letivos. As bolsas parciais tendem a cobrir até $50.000 dos custos.

Curiosidades

Nada melhor do que conhecer uma instituição através de sua trajetória e olhar, não é? A Universidade Monash coleciona curiosidades interessantes, muitas ligadas a forma como atua dentro da sociedade. Confira exemplos:

  • Desenvolve constantes projetos que se alinham a pautas importantes, como desenvolvimento sustentável, equidade de gênero e diversidade;
  • Mantém um podcast produzido por estudantes, professores e pesquisadores da universidade. Os tópicos abordados nos episódios são amplos, indo de direitos humanos a negócios e tecnologia;
  • Tanto seu quadro de docentes quanto de discentes é notável. Entre personalidades que já atuaram como professores, podemos citar o filósofo Peter Singer. Como ex-aluna, Yalda Hakim, jornalista e âncora da BBC;
  • Faz parte do Grupo dos Oito (G8). Trata-se de uma aliança firmada entre as oito melhores universidades da Austrália.

Sem dúvidas, a Universidade Monash vem marcando a história da educação australiana. E graças a sua excelência, o resultado disso pode ser sentido não só dentro do país, mas em um sentido muito mais amplo.

Gostou de conhecê-la? Então siga as redes sociais do Global Hub e continue descobrindo as melhores universidades do mundo:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp