Qual é a diferença entre diploma e certificado?

Buscar se especializar na sua área é sempre um movimento importante. Qualificação acadêmica e profissional nunca é demais, sendo bem-vinda em todo mercado de trabalho. E quando você se qualifica de alguma forma, normalmente recebe um documento capaz de comprovar tal avanço, certo? Eles podem ser de dois tipos, o que nos leva a pergunta: afinal, qual é a diferença entre diploma e certificado?

Embora carreguem semelhanças, esses dois instrumentos têm diferenças cruciais. Conhecê-las é compreender também seus próprios objetivos e como atingi-los da melhor forma, sem enganos ou imprevistos.

Neste artigo, vamos explicar a distinção entre um termo e outro. Confira!

Diferença entre diploma e certificado

Apesar de estarmos focando na diferença entre diploma e certificado, de antemão é legal confirmar um detalhe. Ambos são super válidos para agregar valor ao currículo e para atestar sua constante busca por novos conhecimentos. O que vai determinar qual é o mais indicado para você é o momento que está vivendo ou aquilo que planeja em matéria de formação.

Agora vamos partir para a distinção de fato? O melhor jeito de entender as diferenças é observando o modo como cada documento funciona e suas características principais.

O que é diploma?

Diploma é um documento oficial, emitido por instituição de ensino e com o aval do Ministério da Educação. Ou seja, para um diploma ter valor, é imprescindível que venha de uma universidade credenciada e autorizada pelo MEC.

O documento é utilizado para comprovar graus mais formais de ensino, como bacharelados, licenciaturas, tecnólogos, mestrados e doutorados.

Isso significa que ele é fundamental tanto para atestar seu nível de formação em determinado campo do conhecimento — o habilitando a exercer a profissão correspondente — quanto para dar prosseguimento aos estudos, caso deseje. Por exemplo: um aluno que busque o mestrado precisa estar em posse do diploma de graduação.

Colégios, institutos, universidades, faculdades e centros universitários são responsáveis pela emissão do diploma (desde que devidamente reconhecidos, conforme falamos ali em cima). Ele possui validade no território nacional. Aqueles que são conquistados fora do Brasil devem passar pelo processo de validação.

Como saber se um diploma é reconhecido pelo MEC?

O Ministério da Educação mantém uma série de exigências na hora de avaliar e reconhecer uma instituição de ensino. O motivo do cuidado é garantir que esses estabelecimentos entreguem ao aluno uma educação de qualidade. Veja alguns fatores que o órgão avalia:

  • Preparo do corpo docente;
  • Infraestrutura;
  • Instalações e materiais;
  • Didática e programa dos cursos oferecidos;
  • Entre outros.

Quando uma universidade segue os critérios estabelecidos e é aprovada pelo MEC, está autorizada a emitir diplomas.

Por isso, ao escolher o local onde estudará, é importante prestar atenção a este detalhe. Procure sempre pesquisar sobre a instituição, saber a opinião de ex-alunos que já passaram por ela e desconfiar de mensalidades com valores muito abaixo do normal.

No e-Mec, site do ministério, é possível verificar se a universidade é credenciada e reconhecida. Para fazer a busca, vá em “pesquisa avançada” e insira o lugar ou curso pretendido.

O que é certificado?

O certificado é um documento menos formal. Ele também é emitido pela instituição de ensino — ou por plataformas de ensino, presenciais e online —, mas de uma forma autônoma, sem que haja necessidade de validação por parte de outro órgão.

Na maioria dos casos, o certificado serve para comprovar a participação em cursos livres, workshops, seminários, palestras e etc. Ou seja, em eventos educativos de menor duração e que não desenvolvem um grau de formação. Seu objetivo é atestar o número de horas que o estudante passou envolvido no projeto ou, ainda, incrementar o currículo com novos conteúdos e habilidades.

Também existem aqueles certificados de conclusão de curso. Eles são disponibilizados ao aluno recentemente formado em um curso que emite diploma. Neste caso, tem caráter provisório e é disponibilizado enquanto o documento oficial não fica pronto.

Resumindo, vimos que a grande diferença entre diploma e certificado está na validação dos documentos e nos tipos de ensino em que são aplicados. Independente de qual dos dois você esteja buscando hoje, lembre-se de que o mais importante é continuar se atualizando e enriquecendo sua aprendizagem. Desejamos sucesso!

Gostou do artigo? Então conecte-se conosco através das redes sociais do Global Hub e continue recebendo as melhores dicas sobre educação:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp