Fique por dentro das melhores oportunidades internacionais de agosto

Manter-se atualizado sobre as melhores oportunidades internacionais é algo que não tem contraindicações. Independente se você já busca uma experiência fora do país ou não, conhecê-las é uma maneira de começar a materializar um projeto de crescimento pessoal e profissional. E nunca se sabe quando pode surgir aquela vaga que tem tudo a ver com nosso perfil, não é?

No mês de agosto, é possível encontrar uma série de processos seletivos abertos para bolsas de estudo. Eles levam o aluno a instituições de ponta, localizadas em países da América do Norte, Europa ou Ásia. A grande maioria é para formações em graduação, mestrado e doutorado. No entanto, também temos uma super dica de cursos internacionais online e gratuitos.

No artigo de hoje, confira a seleção que preparamos para esse mês!

Universidade de Pádua – Itália

A tradicional Universidade de Pádua é uma das mais importantes de toda a Itália e, anualmente, oferece programas de bolsas. Um deles é o programa internacional e de excelência, focado em distribuir vagas para estrangeiros.

Mais do que estudantes qualificados, a instituição busca verdadeiros embaixadores, capazes de representá-la bem. Por isso, o principal critério utilizado para conceder o auxílio é qualidade acadêmica.

A seleção concede um total de 50 bolsas de bacharelado ou mestrado. Cada uma contempla os selecionados com 8 mil euros por ano mais isenção de taxas. A única despesa a ser custeada pelo aluno é a de uma taxa anual de admissão.

Universidade Leiden – Holanda

Já imaginou realizar seu mestrado na mais antiga universidade da Holanda? A Universidade de Leiden disponibiliza um interessante programa internacional chamado Excellence Scholarships. Direcionado aos cursos de mestrado em inglês, garante bolsas parciais e integrais em diversas áreas do conhecimento. Algumas delas: Medicina, Direito, Ciências Sociais e Humanidades.

Para participar da seleção, os interessados realizam a inscrição regular no curso pretendido. Nesse momento, terão a chance de manifestar interesse na bolsa. Fazendo isso, além dos documentos exigidos no processo, também deverão enviar uma carta de motivação específica para o programa.

As inscrições vão até o dia 1 de outubro e as aulas têm início já no primeiro semestre de 2023.

Universidade de Aveiro – Portugal

Estudar em Portugal é o desejo de muitos brasileiros e por razões mais do que compreensíveis. Afinal, o país consegue unir os fatores experiência fora e facilidade de comunicação, devido ao idioma. Sendo assim, a oferta de bolsas promovida pela Universidade de Aveiro é de encher os olhos.

Todo ano a universidade portuguesa reserva um número de auxílio financeiro para estudantes internacionais. A bolsa funciona assim: uma vez concedida, reduz o custo anual das mensalidades a 1 mil euros. Elas podem ser aproveitadas em cursos de licenciatura e mestrados. Em ambos os casos, o critério avaliativo valoriza desempenho acadêmico.

DAAD – Alemanha

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) é uma incrível iniciativa que visa financiar a educação internacional na Alemanha. A organização concede subsídios para estudantes, em especial graduandos, mestrandos e doutorandos, permitindo que acessem instituições de referência no país.

As bolsas variam de cobertura, dependendo da oportunidade aberta. Normalmente, envolvem um pagamento mensal mais um auxílio fixo para cobrir despesas com a viagem.

No banco de dados incluído no site da instituição é possível acessar todas as oportunidades atualmente abertas, assim como requisitos e prazos de inscrição. Ao buscá-las, uma dica é filtrar a pesquisa inserindo seu país de origem.

Universidade de Tsinghua – China

Participar de um mestrado em Assuntos Globais, com duração de um ano, em Pequim: é o que propõe a Schwarzman Scholars.

O projeto é direcionado a jovens que têm potencial para se tornarem futuros líderes, sendo centrado no atual cenário geopolítico mundial. A bolsa garante cobertura integral de custos acadêmicos. A universidade de Tsinghua, por sua vez, entra com um currículo cuidadoso e experiência educacional imersiva.

Aptidão intelectual, abertura a novas culturas, integridade, empatia e espírito empreendedor são habilidades procuradas no processo seletivo. Indo além, para se inscrever é preciso ter diploma de graduação, proficiência em inglês e idade entre 18 e 28 anos.

O prazo vai até dia 20 de setembro.

Québec Métiers D’Avenir – Canadá

O Québec Métiers D’Avenir é um programa que oferta bolsas de mérito e isenção de mensalidades para que o estudante possa cursar um treinamento profissional no Canadá. Tal treinamento está disponível em múltiplas áreas, de agricultura e administração a comunicação, artes e saúde.

As bolsas de mérito disponibilizadas têm a função de cobrir custos acadêmicos e despesas de vida durante os estudos por lá. Já a isenção de mensalidades é responsável por custear apenas as despesas acadêmicas do aluno contemplado. Ao fazer a inscrição dá para escolher qual dos auxílios prefere.

Em termos de requisitos e documentação, o programa exige proficiência em inglês, cartas de referência, entre outros itens. Vale destacar que não há limite de idade para participar. Tem interesse? Então fique de olho no prazo, que termina no dia 5 de agosto.

Universidade de Boston – Estados Unidos

A renomada Universidade de Boston está concedendo dezenas de bolsas de estudo para estrangeiros e cidadãos norte-americanos. Os estudantes internacionais podem participar da seleção para auxílios integrais ou parciais. A chance é voltada para qualquer uma das graduações completas promovidas pelo local.

O procedimento de inscrição deve ser feito normalmente, como se estivesse concorrendo a uma vaga regular no curso escolhido. Durante a aplicação, você encontra a possibilidade de optar por concorrer a uma bolsa. Assim, deve preparar como documentação extra uma essay exclusiva para o programa.

Os selecionados são escolhidos baseados em mérito acadêmico, criatividade e histórico. As inscrições vão até o dia 1 de dezembro.

Universidade de Harvard – Estados Unidos

Estudar em Harvard tem o poder de transformar para sempre sua jornada profissional. E uma das mais prestigiadas universidades do mundo está oferecendo bolsas integrais de pós-doutorado. A chance é especial para acadêmicos de ciências sociais, cujas pesquisas alcançam regiões fora dos EUA e Canadá.

Além de toda a excelência acadêmica que acompanha a instituição, neste programa os selecionados têm acesso a conferências, seminários, jantares e outros eventos cruciais para a criação de um amplo networking.

Para concorrer é importante preparar carta de apresentação, 3 cartas de recomendação, currículo, cópia do programa de doutorado e proposta de pesquisa. A aplicação deve ser submetida até 23 de setembro.

Universidade de Harvard – Online

Por falar em Harvard, sabia que a universidade mantém uma plataforma de cursos menores e em formato online? Melhor: ele é aberto para todas as pessoas interessadas, contando com algumas opções gratuitas, inclusive.

Na lista de cursos grátis estão temas como “Introdução à Ciência da Computação”; “Liderança Resiliente”; Introdução às Humanidades Digitais”; e “Justiça”. No total, são mais de 150 para escolher, cada um com uma duração diferente.

O conteúdo das aulas é elaborado por professores da instituição e o aluno só paga uma taxa caso queira garantir certificado ao final da carga horária. A plataforma Harvardx pode ser acessada a qualquer tempo e hora, portanto, aproveite sem moderação.

Entre as melhores oportunidades internacionais de agosto, alguma fez seus olhos brilharem? Então não deixe de ir até o site oficial do programa em questão. Dessa forma você encontra maiores detalhes sobre cada etapa do processo seletivo e só tem a ganhar com o planejamento da sua inscrição. Desejamos sucesso!

Se gostou do artigo, siga as redes sociais do Global Hub e continue recebendo informações sobre experiências no exterior:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...