Especial Oxford: conheça a universidade que respira história

Falar de Oxford é falar de uma universidade que parece ter vida própria. Vida marcada por histórias grandiosas e acontecimentos impactantes, por sinal. Para começar, saiba que essa é simplesmente a mais antiga instituição de ensino em língua inglesa do planeta.

Seus primeiros registros datam de 1096, mas foi em 1167 que ganhou maior notoriedade. Isso porque o então rei da Inglaterra, Henrique II, proibiu que ingleses frequentassem a Universidade de Paris, prática comum na época. A ordem fez com que mais alunos buscassem Oxford, expandindo-a por consequência.

Hoje, mais de 900 anos depois, temos uma verdadeira entidade educacional. Uma entidade que reúne dezenas de faculdades, aproximadamente 24 mil alunos e uma excelência acadêmica inquestionável. Neste artigo, você vai saber mais sobre ela, descobrindo as nuances que carrega. Confira e inspire-se!

Onde fica

A Universidade de Oxford fica localizada bem na cidade de Oxford, a cerca de 90 km de Londres. Dominada pela atmosfera universitária, a região tem o título de um dos locais mais jovens da Inglaterra. Para ter uma ideia, em torno de ¼ de seus moradores são estudantes.

Além de guardar a gigante estrutura da universidade, a cidade ainda conta com outros pontos de interesse. É o caso, por exemplo, do mercado local (Covered Market), dos parques a céu aberto e do Rio Cherwell, onde é possível relaxar e realizar passeios de barco.

Estrutura

É difícil entrar nos detalhes sobre Oxford sem mencionar a estrutura que mantém. A começar, por possuir um formato diferenciado de outras grandes universidades que conhecemos.

Para entendê-la, é interessante saber que a unidade Oxford é dividida em 38 faculdades autônomas. Ou seja, elas não se unem em um campus específico. O que existe, na verdade, são diferentes prédios, “colleges”, espalhados pelo centro da cidade. Eles são órgãos independentes, que contam com administração, espaços, alojamentos e processos seletivos próprios.

Na universidade central, a Universidade de Oxford em si, se organizam os departamentos acadêmicos, os centros de pesquisa, bibliotecas e museus. É nela que alunos participam de eventos, palestras, seminários, e onde fazem provas. Também é dali que saem os graus de conclusão de seus cursos.

Outro edifício pertencente à instituição e que chama atenção é o Sheldonian Theatre. Além de receber apresentações artísticas, é nele que acontecem as formaturas.

Cursos oferecidos

Os 38 colleges de Oxford, juntos, oferecem centenas de cursos a níveis de graduação e pós-graduação.

Só na graduação são mais de 50 ofertas. Algumas delas: Arqueologia e Antropologia; Química; Língua Inglesa e Literatura; Estudos Orientais; Matemática; Geografia; História; Direito; Medicina; Música; Teologia e Religião. Dá para conferir a lista completa aqui.

Apesar de ser uma referência geral, alguns dos mais prestigiados cursos da universidade envolvem as áreas de língua e literatura. Suas escolas de direito e medicina também são destaques.

Na pós-graduação, Oxford disponibiliza desde especializações mais curtas (com menos de um ano de duração) até mestrados e doutorados. A lista ultrapassa os 300 cursos, abrangendo todos os campos do conhecimento.

Média de preços

Estudar em Oxford é uma experiência cara, principalmente para estrangeiros. Alunos internacionais  costumam pagar entre 24 e 37 mil libras anuais nos cursos de graduação. Fora isso, devem reservar uma quantia extra para gastos com alimentação, transporte, materiais escolares e etc (de 10 a 20 mil libras anuais em média).

Já na pós-graduação, os valores variam ainda mais, de acordo com a formação desejada. A oscilação tende a ir de 4 a 40 mil libras por ano.

Ainda que o custo seja alto, sem dúvidas se trata de um investimento capaz de trazer resultados positivos para toda a vida.

Bolsas de estudo

Apesar do baita investimento proposto, frequentar Oxford não é um sonho impossível para quem não tem condições de arcar com os custos. Pensando na questão da limitação financeira, a instituição desenvolve anualmente programas de bolsas parciais e integrais. A maior oferta é para estudantes do Reino Unido, porém também existem possibilidades voltadas a estrangeiros.

A principal bolsa de estudo internacional é a Reach Oxford Scholarships. O auxílio é concedido integralmente em nível de graduação. Interessados do mundo inteiro podem concorrer a ela, optando por qualquer curso da universidade, com exceção de Medicina.

Quando de trata de pós-graduação, as chances se tornam mais numerosas. Rhodes e Clarendon são dois dos programas propostos, que, juntos, somam mais de uma centena de vagas.

Todas as bolsas citadas valorizam, entre outros quesitos, a excelência acadêmica em seus processos de seleção.

Curiosidades

Se Oxford coleciona histórias, é natural que tenha protagonizado curiosidades ao longo do tempo. Algumas delas nos ajudam a ter uma noção de sua atuação e impacto mundiais. A seguir, conheça uma pequena seleção de características interessantes:

Ex-alunos notáveis

Poderíamos passar um bom tempo citando os tantos nomes conhecidos que já caminharam pelos corredores da universidade. Neste hall estão primeiros-ministros britânicos, vencedores do Nobel e até antigos reis, como Eduardo VII e Eduardo VIII. Sthepen Hawking, Lewis Carrol, Oscar Wilde, John Locke e Adam Smith são mais nomes de cair o queixo.

Vacina da Covid

Oxford também está marcada em nossa história recente. Isso porque foi ela que desenvolveu uma das principais vacinas contra a Covid-19. Hoje, a fórmula é uma das mais distribuídas em âmbito global.

Alta taxa de internacionalização

O número de estudantes internacionais em Oxford surpreende. Aproximadamente 40% de seus alunos graduandos são de fora da Inglaterra, sabia? Na pós-graduação, a porcentagem aumenta, correspondendo a mais da metade.

Primeiro museu público

O formato de museu aberto para visitação, como conhecemos hoje, teve início na instituição. O Ashmolean Museum foi fundado em 1683 e é dedicado à arte e arqueologia. Ele é um dos atuais espaços culturais gratuitos mais visitados da Inglaterra.

Se pudéssemos definir a Universidade de Oxford em uma só palavra, marcante seria um adjetivo a se pensar. O lugar desempenha um papel fundamental não só para quem tem a oportunidade de passar por ele, mas para toda a sociedade. O resultado de sua qualidade é sentido nas pesquisas que comanda, na atuação de seus ex-alunos e em seu papel na educação como um todo.

Gostou do artigo? Então acompanhe o Global Hub através das redes sociais e continue conhecendo as melhores universidades do mundo:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...