EdX: estude de graça com as melhores universidades do mundo

Conquistar novas habilidades e conhecimentos é sempre uma ótima ideia. Agora imagine fazer isso com o respaldo de algumas das universidades mais renomadas do planeta. Desde 2012, o edX proporciona esse tipo de experiência para pessoas do mundo inteiro. Em resumo, o site funciona como uma plataforma de aprendizagem, oferecendo cursos desenvolvidos por grandes instituições.

A iniciativa foi criada pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), duas pérolas da educação americana. No entanto, o projeto foi aumentando ao longo tempo e hoje reúne conteúdos de vários outros lugares, como Stanford e até Cambridge.

Sabe o que é melhor? A plataforma dispõe de centenas de cursos online e gratuitos, totalmente à disposição dos estudantes interessados. Eles variam em temática, tempo de duração, nível de aprofundamento e idioma. Por outro lado, se assemelham em um detalhe importantíssimo: qualidade.

Neste artigo, você vai entender como funciona o edX e como pode aproveitá-lo. De quebra, veja uma lista com algumas recomendações de cursos grátis. Vamos lá?

Como funciona a plataforma EdX

Apesar de ser uma proposta brilhante, não existe segredo quanto ao funcionamento do edX. Intuitivo, o site é simples de usar, exibindo cursos disponíveis e um campo de busca para pesquisas de assuntos ou áreas.

Ao encontrar uma alternativa que o interesse, basta que o aluno clique nela para receber informações detalhadas. É onde vai conseguir tirar dúvidas sobre conteúdo programático, sobre a universidade que está oferecendo o ensino, duração, possíveis valores e mais.

Por falar em valores, é bacana citar que a plataforma não conta apenas com possibilidades gratuitas. Ou seja, há ofertas de cursos grátis e pagos. Ao todo, são quase mil opções que não requerem investimento financeiro. O estudante apenas paga um certo valor se optar pelo certificado ao finalizar suas aulas (neste caso, também realiza um exame de conclusão).

Uma dúvida comum é com relação à língua em que as aulas são transmitidas. Isso depende, claro, da universidade – e país – que está disponibilizando o curso. Porém, a grande maioria das experiências são em inglês, espanhol ou francês. Há, ainda, o recurso de legenda nas videoaulas (no mesmo idioma que está sendo falado, normalmente).

Diferenciais da plataforma EdX

Desde que foi criada, a plataforma busca facilitar e democratizar a educação de qualidade. É por isso que os cursos são de fato ministrados por professores de grandes universidades. É por isso também que estão abertos a toda a população, sem a necessidade de processos seletivos ou de altos valores e sem limitação geográfica.

Outro ponto priorizado pelo edX é uma aprendizagem ativa. Por conta desta busca, os cursos não se limitam ao conteúdo teórico. Incentivo a exercícios práticos e fóruns de discussão são alguns elementos que você, com certeza, encontrará por lá.

O resultado desta boa combinação pode ser notada nos mais de 30 milhões de usuários que já passaram pela plataforma, assim como nas mais de 160 universidades associadas ao projeto.

Dicas de cursos gratuitos

Como falamos ali em cima, cursos grátis não faltam no edX. Em uma rápida busca dá para encontrar centenas de temas, que abrangem praticamente todos os campos do conhecimento.

Para que possa explorar todas as possibilidades, a sugestão é que você faça um passeio pelo site. No entanto, organizamos uma pequena seleção com boas dicas para começar a lhe inspirar. Ela ajuda a dar uma ideia da amplitude da plataforma e de suas instituições parceiras.

A Ciência da Felicidade – Universidade de Berkeley

O MOOC Science of Hapiness é tão popular na plataforma que já recebeu mais de meio milhão de matrículas. Focado em psicologia positiva, o curso aborda questões como o significado da felicidade, a importância de conexões sociais, hábitos mentais e senso de comunidade. Sua duração é de 11 semanas, levando em consideração uma dedicação semanal de 4 a 5 horas.

Introdução do CS50 à Ciência da Computação – Universidade de Harvard

Saindo das Ciências Sociais e partindo para a Informática, é impossível não citar o curso mais acessado do edX. Velho conhecido do site, este MOOC abre caminho para uma bela compreensão de programação e ciência da computação. Além de apresentar conceitos fundamentais do setor, ensina a pensar algoritmicamente e a resolver problemas. O programa dura 12 semanas.

Ah, e aí vai uma curiosidade: a versão presencial do CS50 é simplesmente um dos mais procurados cursos de Harvard.

Preparação para o TOEFL – ETS

Na categoria idioma, uma alternativa que chama atenção é o curso de preparação para o TOEFL. Tal teste é uma das principais avaliações de inglês do mundo, aceito amplamente para confirmar proficiência no idioma. Por aí a gente já percebe como as aulas podem ser proveitosas. Mas não é só, esse curso ainda traz um diferencial: é desenvolvido pelos próprios especialistas que criam o exame.

Durante o estudo, é possível passar pelas habilidades de fala, escrita, leitura e escuta. Completando, o aluno ainda recebe conselhos práticos sobre inscrição e preparação para a prova.

Retórica: A Arte da Escrita Persuasiva e da Fala Pública – Universidade de Harvard

Seu negócio é Humanidades e Comunicação? Então vale a pena ficar de olho no MOOC sobre retórica, preparado por instrutores de Harvard. Durante 8 semanas, alunos matriculados no curso podem compreender melhor a arte da argumentação. A proposta é criar um olhar mais cuidadoso sobre a fala e a escrita, desenvolvendo habilidades persuasivas para defender ideias. Ótima chance para quem busca se expressar melhor.

Exercendo Liderança – Universidade de Harvard

Se você acompanha programas de bolsas e demais oportunidades internacionais, deve reparar que a habilidade de liderança é algo muito valorizado nos processos seletivos. Por que não, então, dar uma atenção especial a ela? O curso de liderança disponível no edX é voltado para princípios básicos, passando por estratégias de confiança, adaptabilidade e relacionamentos. O programa é organizado para 4 semanas, exigindo poucas horas de estudos.

Fundações de Finanças – Universidade de Cambridge

O curso introdutório de Finanças, oferecido pela Universidade de Cambridge, é perfeito para quem quer entender o universo financeiro. Ainda dá para aprimorar, de quebra, sua capacidade de resolver problemas. Principalmente para empreendedores ou profissionais autônomos, os tópicos abordados são super úteis. Alguns deles são: dinheiro e capital; fluxo e previsão de caixa; juros; e gestão de riscos.

Vale a pena fazer um curso na plataforma EdX?

Nada melhor do que finalizar com esta pergunta. E para ela, a resposta é um grande sim!

Conhecimento nunca é demais, certo? Quando você se abre para novos estudos, não está apenas adquirindo bagagem, mas mostrando abertura de horizontes e vontade de aprender. Isso conta pontos em qualquer área profissional, deixando seu histórico de experiências mais caprichado.

No caso dos cursos da plataforma edX, a capacidade de acompanhar aulas de alta qualidade e referência também é notável. Portanto, caso opte por receber um certificado, não deixe de inclui-lo em seu currículo e Linkedin. Desejamos todo o sucesso!

Gostou do artigo? Então siga as redes sociais do Global Hub e continue conectado conosco:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...