ESG: conheça essa carreira em ascensão

Pensar em sustentabilidade e desenvolvimento social não é apenas uma medida positiva, mas também extremamente necessária. Tanto que, nos dias de hoje, aliar negócios com práticas favoráveis ao mundo é algo fundamental para a longevidade de empresas e corporações. E é então que surge na conversa um termo interessante: ESG.

ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Corporate Governance. Em português, a expressão profissional significa algo como Governança Ambiental, Social e Corporativa. Se você já ouviu falar a respeito, talvez saiba que estamos nos referindo a uma carreira em intensa ascensão.

Entendê-la é ficar por dentro de uma tendência global que já faz parte do nosso presente e promete se manter importante no futuro. Mais ainda, é ampliar os horizontes para uma oportunidade de trabalho cheia de significado e de sucesso, com remunerações atrativas.

Ainda não conhece muito bem a ESG? Então fique tranquilo. Neste artigo, falaremos sobre o tema, apresentando os principais pontos sobre ele. Confira!

O que é ESG

Ali em cima nós vimos o significado da sigla ESG, mas o que ela representa na prática?

De forma resumida, a carreira em ESG é uma carreira voltada para questões ligadas ao ambiente e à sociedade em geral.

Poluição da terra e do mar, mudanças climáticas, desigualdade: todos esses problemas (e outros) fazem com que seja imprescindível um olhar cuidadoso voltado ao todo. Além disso, cada vez mais pessoas têm se tornado conscientes dos atuais desafios enfrentados neste sentido, transformando suas maneiras de pensar e consumir.

Em outras palavras, podemos dizer que a ação humana vem impactando o mundo consideravelmente. E, infelizmente, sabemos que tal interferência pode causar danos inestimáveis. Em paralelo, temos percebido um avanço no que se refere a compreender e reconhecer os impactos.

O reconhecimento, por sua vez, vem acompanhado de ações opostas às danosas. Como realizar processos que não agridam a natureza? Como buscar o crescimento corporativo valorizando, ao mesmo tempo, o crescimento social? Perguntas assim já são realizadas dentro de empresas que buscam se adequar às necessidades do nosso tempo.

E é na hora de respondê-las que entra o profissional de governança social, ambiental e corporativa. Sua função é estabelecer práticas que promovam a evolução do negócio sem, no entanto, causar consequências negativas ao meio.

ESG no mercado de trabalho

Diante do que vimos anteriormente, dá para notar o papel do profissional de ESG, certo?

Porém, por se tratar de uma carreira relativamente nova, a quantidade de especialistas na área ainda é pequena. Para você ter ideia, uma pesquisa realizada pelo CFA Institute verificou que, entre 1 milhão de perfis do Linkedin, menos de 1% mostra qualificações adequadas para o trabalho em ESG.

Em contrapartida, a demanda por profissionais preparados só aumenta. O fato faz com que a profissão se torne uma das principais carreiras em voga para os próximos anos, oferecendo altos salários.

Outro benefício da função é seu grande senso de propósito. Temos vivido em uma época onde remuneração e planos de carreira não são mais os únicos aspectos considerados ao buscar um emprego. Hoje as pessoas também querem investir em sentido, em fazer algo que elas acreditem ser agregador. A governança possibilita isso.

Como se tornar um profissional de ESG

Normalmente, um profissional de ESG possui diploma de ensino superior e mais alguma especialização ou pós-graduação em áreas relacionadas a sustentabilidade ou sociedade.

Há profissionais do setor formados em Administração de Empresas, Engenharia (Engenharia Ambiental principalmente), Gestão Ambiental, Química, Física, Ecologia, entre outros campos do conhecimento.

Quando se trata de habilidades específicas para o cargo, algumas se destacam. Aliás, elas são tão importantes quanto a formação acadêmica. É o caso da capacidade de liderança, capacidade de análise e criatividade. Desenvolver a curiosidade e o pensamento crítico também são ótimas ideias.

Apostar na ESG como objetivo de carreira significa investir em uma área completa, capaz de gerar realização financeira, profissional e pessoal. Sem dúvidas, essa é uma palavra que fará parte de nossa realidade por bastante tempo, o que só traz benefícios para todos.

Gostou do artigo? Então siga as redes sociais do Global Hub e continue acompanhando as maiores tendências globais:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...