5 podcasts para aprender espanhol e treinar o idioma

Os podcasts chegaram para ficar e já fazem parte de nossas vidas. O formato de conteúdo digital transmitido por áudio é de uma praticidade única, se adaptando ao cotidiano de quem os acompanha. Democrático é outro bom adjetivo para defini-lo. Afinal, não faltam programas riquíssimos nos mais diferentes assuntos, de atualidades e política a comédia ou esportes.

Quer mais motivos para investir neles? Pois saiba que podem se tornar uma poderosa ferramenta para aperfeiçoar o desempenho em outro idioma. Já parou para pensar nisso? Com tantas opções sendo produzidas em várias partes do mundo, é fácil encontrar aquelas que combinam com os seus estudos.

Neste artigo, resolvemos trazer 5 possibilidades de podcasts para aprender espanhol ou treinar a língua. Há programas de variados estilos, então, na certa, um deles se adaptará ao seu perfil. No final, você ainda confere uma dica bônus que vale a pena adicionar na lista. Confira!

Por que usar podcasts para aprender espanhol

Antes de tudo, é interessante entender como os podcasts são capazes de se tornar ótimos parceiros no aprendizado.

Em primeiro lugar, a maneira como chegam até você já é um ponto positivo a mencionar. Os áudios conseguem se encaixar perfeitamente na rotina, otimizando o tempo. É possível tanto tirar uma hora específica do dia para ouvi-los quanto aproveitá-los durante uma caminhada ou em um trajeto casa-faculdade.

Facilidade de acesso também chama a atenção. Normalmente, os programas são gratuitos, podendo ser escutados em sites oficiais e plataformas de streaming de músicas (como Spotify ou Deezer).

E, por fim, como não falar do conteúdo em si? Ouvir um podcast em espanhol é ter contato com o idioma sendo executado por falantes nativos. Esse listening intensifica a capacidade de compreensão de falas reais e amplia consideravelmente o vocabulário.

5 podcasts para aprender espanhol (e mais um bônus)

Ficou com vontade de adicionar podcasts bacanas no seu dia a dia e ainda aprender muito? A seguir, encontre uma seleção com dicas caprichadas para conhecer. Cada opção possui um tema, linguagem e nível de dificuldade diferentes. Ou seja, o legal é dar uma olhada em todos, escolhendo os que melhor funcionam para você. Vamos lá?

1. News in Slow Spanish

Começando em grande estilo, o News in Slow Spanish tem como público-alvo justamente quem está buscando evoluir no espanhol.

O podcast é um programa com pegada jornalística, que narra notícias e debates sobre política, entretenimento, artes e muito mais. Parecido com outros conteúdos no estilo revista eletrônica, sabe? O diferencial fica por conta do ritmo mais lento com que as novidades são comentadas — o que permite que o ouvinte acompanhe com maior tranquilidade.

Para completar, os apresentadores também abordam questões da língua em cada episódio, passando por dicas gramaticais, de pronúncia e etc.

É possível acompanhar o News in Slow Spanish no Spotify, iTunes e site oficial. No site, dá para encontrar os programas divididos em níveis (iniciante, intermediário e avançado), além de materiais complementares.

2. Español Automático

O Español Automático é outro podcast para estudar espanhol. Comandado por uma professora da Espanha, o programa tem como objetivo oferecer uma aprendizagem natural, sem todos aqueles mecanismos de memorização.

Com episódios de até 20 minutos, Karo Martínez imprime leveza e descontração nos áudios/aulas. E os conhecimentos ainda vêm acompanhados de curiosidades interessantes, viu? Isso porque existem capítulos próprios para que o aluno descubra detalhes sobre o país. É a chance de mergulhar não só em um novo idioma, mas também em uma nova cultura.

Você consegue ouvir o podcast através do Spotify, da Apple Podcasts e do Youtube.

3. TED en Español

Esta não deve ser a primeira vez que está ouvindo falar sobre o TED. O projeto é uma super iniciativa voltada para a discussão de temas inspiradores e inovadores. Na plataforma, especialistas do mundo inteiro são convidados a apresentarem suas visões sobre questões de relevância.

O TED en Español, por sua vez, é um podcast que reúne tais visões apresentadas em espanhol. Resumindo, ali você encontra um baita compilado de episódios protagonizados por hispanofalantes.

O grande forte desta iniciativa é a chance de ouvirmos o idioma sendo falado por nativos de múltiplos países: Espanha, Argentina, Chile, México, entre outros. Temos aí um detalhe importante para o entendimento de diferenças linguísticas e de sotaques.

Além do mais, não é nada mau estudar espanhol enquanto mergulha em boas conversas, né?

4. Radio Ambulante

A proposta do Radio Ambulante já desperta curiosidade: contar a história da América Latina. Junte isso aos episódios em formato de crônicas e à linguagem estimulante do escritor peruano Daniel Alarcón. O resultado é uma série viciante, capaz de trazer conhecimentos valiosos e conexão com nossa identidade.

Ao todo, são centenas de capítulos disponíveis sobre política, direitos humanos, acontecimentos marcantes e até mesmo histórias sobrenaturais. Com meia hora de duração, em média, são perfeitos para uma narrativa completa e, ao mesmo tempo, não cansativa.

Ouça o podcast no site, no Spotify, na Apple Podcasts ou no Google Podcasts.

5. Historias Perdidas

Você é curioso? Curte histórias que mexem com a imaginação e fazem bolar um monte de teorias? Então precisa conhecer o podcast Historias Perdidas. Ele é uma bela maneira de aprender enquanto se diverte. Dezenas e mais dezenas de episódios estão à disposição para maratona. Para ter ideia, há conteúdo sobre Atlântida, Triângulo das Bermudas, Pé Grande…

E nem só de mistério vive o programa. Por lá ainda existem capítulos dedicados a acontecimentos singulares — como o fatídico acidente dos Andes, ocorrido na década de 70.

Os áudios são curtinhos, então não é complicado acompanhá-los. Dá até para ouvir mais de uma vez, intensificando a compreensão de tudo o que está sendo comunicado.

Dica extra

Uma boa forma de descobrir podcasts para aprender espanhol é ficando de olho no que está sendo consumido na Espanha e países latinos.

Na Espanha, por exemplo, um dos atuais programas mais ouvidos é o Un Libro, Una Historia. A ideia é “contar” a história de um clássico da literatura em cerca de 60 minutos. Crime e Castigo, O Conde de Monte Cristo e Orgulho e Preconceito foram algumas obras que já se tornaram episódios.

Agora que conhece ótimos podcasts para aprender espanhol, é só adicioná-los em seus hábitos de estudos. Procure fazer deles um instrumento de aprendizagem ativa. Além de ouvi-los, busque o significado daquela palavra que você não entendeu, explore os materiais extras nos sites. Uni-los a um curso também é indicado, já que o curso lhe dará uma base eficaz.

Gostou do artigo? Então siga as redes sociais do Global Hub e continue conectado conosco:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...