VANTs na agricultura: como a tecnologia vem revolucionando o setor

O constante avanço tecnológico é uma realidade que vem atingindo todos os setores. Para onde olhamos nos deparamos com inovações capazes de transformar a forma como utilizamos serviços ou consumimos produtos. E um elemento que faz parte deste universo e faz diferença é o Veículo Aéreo Não Tripulado – os chamados VANTs.

Muito provavelmente você já viu estes objetos sendo usados na indústria do entretenimento, na fotografia e até no comércio (a Amazon, por exemplo, se prepara para adotá-lo nas entregas). Mas sua aplicação ainda se estende a perder de vista, como no caso dos VANTs na agricultura.

O agtech tem ganhado contornos importantíssimos no cenário atual e é isso que veremos neste artigo. Como os VANTs impulsionam a agricultura brasileira e mundial? Descubra agora!

O que são VANTs

Assim como vimos ali em cima, VANT é uma sigla para Veículo Aéreo Não Tripulado. Em termos gerais, um de seus principais usos é parecido com o dos conhecidos e famosos drones. Sim, aqueles equipamentos que conseguem sobrevoar áreas de interesse, captando imagens e proporcionando vistas de diferentes ângulos.

Drones e VANTs funcionam de maneiras similares: ambos são aeronaves que não possuem piloto. Ou seja, são controladas através de comandos enviados remotamente.

A diferença entre as duas tecnologias é uma questão mais técnica e de legislação. Enquanto os drones são considerados para fins pessoais, os VANTs são utilizados para uso comercial ou de pesquisa. A lei também exige que VANTs tenham alguma carga embarcada, seja ela uma câmera, uma encomenda, entre outros elementos.

VANTs na agricultura

Levando em consideração a proposta dos drones (e consequentemente de muitos VANTs), já é possível calcular alguns benefícios de inseri-los no agtech. O maior, sem dúvidas, está relacionado com a precisão dos trabalhos como um todo. Otimização de tempo e recursos, economia, e retorno sobre investimento são outras vantagens que valem ser citadas.

Para que você entenda melhor como esses pontos fortes são conseguidos na prática, veja formas de utilizar o VANT na agricultura:

Monitorando plantações

Usar drones para monitorar os campos é uma iniciativa capaz de trazer muito mais eficácia ao cultivo das plantações. Principalmente porque isso permite um detalhamento maior na ação. Com ele é possível, por exemplo, observar o crescimento de cada planta individualmente.

Tal monitoramento pode ser feito em todas as etapas agrícolas, inclusive no momento de demarcar áreas de plantio.

Analisando a saúde da cultura

Se os VANTs permitem observação de cada planta, fica mais fácil acompanhar a saúde delas com o cuidado necessário. Resultado: possibilidade de detectar problemas com antecedência, tomando medidas de prevenção adequadas.

Visualizando focos de incêndio

Incêndios são preocupantes em qualquer plantação, seja ela de maior ou menor escala. Em uma situação assim, a tecnologia de sobrevoo dos drones facilita o acesso e visibilidade a locais com fogo. Além de proporcionar mais segurança, já que é possível investigá-lo a certa distância, a inovação detecta os focos, impedindo que o acidente se alastre.

Controlando pragas

O sistema de imagens dos drones e VANTs auxiliam na identificação e controle de pragas. A investigação digital é mais rápida, contribuindo para solucionar a questão ou diminuir prejuízos.

Aplicando pesticidas

Falando em evitar prejuízos, a aplicação de pesticidas em plantações é consideravelmente aperfeiçoada com os VANTs. Isso porque seu porte e voos rasantes podem pulverizar o produto com  exatidão, reduzindo o uso desenfreado e desperdícios. Para completar, a medida é menos agressiva em termos de impactos ambientais.

Percebeu como os VANTs na agricultura têm poder de revolucionar não apenas negócios, mas também o contexto geral do setor? É por causa desta importância que eles serão tema da edição de junho do Talking Business, evento virtual promovido pela Uninter e pelo Global Hub. E sabe o que é melhor? Você já pode garantir sua vaga inscrevendo-se aqui!

Gostou do artigo? Então siga nossas redes sociais e continue de olho em grandes tendências globais:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...