Quais são os benefícios do intercâmbio virtual?

Ir estudar em outro país é um verdadeiro divisor de águas. No entanto, por diversos motivos, nem sempre é possível investir em uma imersão completa como a que tal vivência proporciona. Neste caso, uma solução surge com tudo e chama atenção de estudantes e profissionais. Já cogitou apostar no formato online? E afinal, quais são os benefícios do intercâmbio virtual?

Essa alternativa está se tornando cada vez mais presente hoje, sendo oferecida por instituições do mundo inteiro. Seja para um curso de idioma ou de extensão, por exemplo, tem o poder de promover aquele tão sonhado contato com uma atmosfera de aprendizagem global, sem fronteiras.

No artigo de hoje, você vai entender melhor as vantagens de optar pelo intercâmbio virtual. Vale a pena mesmo? Tem peso no currículo? Dá para aprender tanto quanto no intercâmbio presencial? Confira abaixo e tire todas as dúvidas!

O que é o intercâmbio virtual

Para começar, é interessante entender o conceito de intercâmbio virtual.

Normalmente, a experiência acontece a distância, em cursos de instituições estrangeiras. No que se refere ao estilo das aulas, elas são bem parecidas com o formato presencial. Ou seja, contam com professores especialistas na área estudada, nativos do país em questão, e com alunos do mundo inteiro. A didática também não se altera, com espaço para conhecimentos teóricos e para interação.

Para que tudo isso seja de fato mantido, as aulas costumam ser ao vivo, em ambientes de aprendizagem próprios ou plataformas que funcionam como salas virtuais. Conexão com a internet, câmera (ou webcam) e microfone são recursos necessários.

Assim como no intercâmbio presencial, materiais extras ainda podem estar incluídos nos cursos. Por exemplo: apostilas ou livros.

Benefícios do intercâmbio virtual

Compreendendo o conceito da modalidade já dá para pensar em alguns dos seus pontos positivos, né? E eles não são poucos.

A seguir, veja os principais benefícios do intercâmbio virtual:

Economia

É impossível começar a falar sobre as vantagens desse intercâmbio sem citar o fator economia. A diferença de preço entre uma experiência presencial e uma online é significativa. Talvez você não perceba uma diferença enorme quando considera apenas o custo das mensalidades da sua escola ou curso, mas a coisa muda de figura ao calcular gastos totais.

O intercâmbio presencial é acompanhado de custos com passagem aérea, seguro-saúde, possível visto, acomodação, entre outras despesas. No virtual, todos esses itens são dispensados, aliviando o orçamento.

Flexibilidade

Ser capaz de acessar um conteúdo independentemente de onde esteja significa maior liberdade e autonomia. E para quem precisa de flexibilidade geográfica, o intercâmbio virtual é imbatível. Com ele você consegue participar da classe de casa, de uma biblioteca, ou até durante uma viagem.

Isso sem falar na otimização do tempo, já que não é preciso se preocupar com deslocamentos até o local de estudo.

Rotina preservada

Os benefícios da flexibilidade também entram neste quesito. É comum que alguém queira apostar no intercâmbio, mas não tenha disponibilidade para alterar sua rotina no trabalho, na faculdade ou na vida pessoal. Afinal, uma temporada morando fora requer ajustes na agenda por algumas semanas ou meses.

No formato virtual, o desafio é superado. Adaptável, ele consegue se encaixar no dia a dia sem que seja necessário fazer mudanças radicais.

Qualidade preservada

Uma das maiores preocupações de quem cogita o intercâmbio virtual é: será que ele oferece a mesma qualidade do presencial? E a resposta para a pergunta é sim.

É claro que durante um intercâmbio presencial o seu processo de aprendizagem se alia a outros fatores. Se está passando uma temporada fora para aprender uma segunda língua, a obtenção da fluência não acontece apenas em sala de aula, mas em todo e qualquer lugar. Isso torna o processo mais rápido e intenso.

No entanto, em matéria de qualidade de ensino, as modalidades se equiparam. No intercâmbio virtual, o curso que você fará será igual. Isto é, com os mesmos professores do presencial, com a mesma grade curricular, e com uma mesma turma focada na multiculturalidade.

Aprendizado acelerado

Essa é uma vantagem especialmente voltada para quem busca um intercâmbio virtual de idioma.

Conforme comentamos ali em cima, o intercâmbio virtual pode não proporcionar a mesma velocidade de aprendizado que o intercâmbio presencial proporcionaria. Por outro lado, a possibilidade de aprender com nativos e de trocar figurinhas com pessoas de diferentes nacionalidades também acelera o domínio da fala e da compreensão.

Resumindo: o ato de imergir na língua durante as aulas faz com que você aprenda mais rápido do que se estivesse estudando sozinho ou até mesmo por outros tipos de cursos.

Troca cultural e networking

Esta aí um ponto forte que merece destaque. Talvez o maior diferencial do formato virtual seja a facilitação de uma troca cultural incrível mesmo sem sair do seu país de origem. Lembra que falamos sobre uma turma eclética, de várias partes do mundo? Além da interação entre alunos ampliar os horizontes, ela ainda te ajuda a realizar um networking de nível internacional.

Nem é preciso dizer como essa rede de contatos pode trazer ganhos com desenvolvimento de habilidades e com oportunidades profissionais.

Sem dúvidas, os benefícios do intercâmbio virtual são reais e tornam a alternativa uma opção relevante. Fora que ainda estamos falando sobre uma experiência internacional, algo que faz diferença no currículo – não só em relação a conhecimento adquirido, mas também a bagagem adquirida. Portanto, pode apostar sem medo de errar. Sucesso!

Gostou do artigo? Então conecte-se conosco através das redes sociais e continue por dentro das melhores dicas:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...