Guia rápido para tirar o visto americano

Tirar o visto americano é dar o primeiro passo rumo àquelas férias ou temporada de estudos/trabalho nos EUA. Passar por essa etapa é algo obrigatório para entrada no país, portanto, é preciso pensar nela já na organização da sua viagem. E é bem nessa hora que a preocupação com os trâmites surge, uma vez que eles precisam de certa atenção.

Mas aí vai uma notícia tranquilizadora: a obtenção do visto não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Na verdade, atualmente a maioria das solicitações costumam ser aprovadas, desde que os requerentes cumpram as exigências necessárias.

Neste artigo, você vai descobrir justamente como não errar durante tal processo. Para isso, preparamos um guia rápido com os principais passos que merecem destaque. Confira!

Tipos de visto americano

Antes de partir para a solicitação é imprescindível entender que há diferentes tipos de visto americano. Cada um funciona para um propósito específico de viagem, variando em regras de permanência no país, tempo máximo de estadia, entre outras características. A diferença também influencia na documentação a ser apresentada no momento de tirá-lo.

No site da Embaixada e Consulados dos EUA é possível acessar a lista completa de categorias de visto, de acordo com as razões da ida ao país. A seguir, listamos algumas das principais e em quais situações se aplicam:

  • B-1: visita a negócios (para quem está viajando a trabalho sem receber remuneração de empregadores americanos. Atletas participando de competições, por exemplo);
  • B-2: visto mais comum, de turismo ou para tratamento médico. Também pode ser utilizado para cursos rápidos;
  • C: permissão para trânsito. No caso, atende pessoas que vão passar pelos EUA, mas sem tê-los como destino final;
  • F-1/F-2: visto para estudantes aprovados em uma instituição escolar. Exemplo: alunos que pretendem cursar uma graduação em universidade norte-americana;
  • J-1/J-2: visto para intercâmbio de maior duração (excluindo-se os cursos de baixa carga horária). Isso inclui desde programas de Work and Travel até programas de pós-graduação.

Como tirar o visto americano

Não há tanto mistério no processo para tirar o visto americano. A grande questão é preparar tudo com cuidado, se atendo às fases do trâmite e ao que é solicitado. Lembre-se de sempre organizar seus documentos com antecedência e de ser claro quanto aos seus objetivos.

O que os profissionais avaliam ao conceder ou não permissão de entrada no país é se o ingressante está de fato sendo sincero quanto ao motivo da viagem; se tem intenção de retornar ao Brasil no fim do período de estadia; e se têm condições de se manter durante o tempo fora.

Logo abaixo, veja o passo a passo para obtenção do visto:

Preencha o formulário DS-160

A primeira coisa a se fazer para iniciar a solicitação de visto é preencher o formulário DS-160.

Essa etapa é feita online, no formulário você inserirá dados importantes sobre você e seus planos de viagem. Uma dica é ter atenção ao colocar as informações e, principalmente, ao finalizar a aplicação. Isso para não haver erros ou para que não surja algum conflito de dados nas próximas fases do processo.

Depois de tudo pronto, imprima a página de confirmação do preenchimento (a que tem um código de barras).

Ah, e anote o número de ID da solicitação para que consiga ter acesso a ela futuramente.

Pague a taxa

É necessário pagar uma taxa para solicitar seu visto. O valor varia conforme o tipo dele, podendo ir de 160 a 265 dólares. Contudo, para as categorias mais comuns (aquelas sobre as quais falamos anteriormente) o custo fixo é de $160 USD.

Você consegue pagar a taxa indo até o site do Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto. Lá, clique em “inicie sua solicitação” e faça seu cadastro. Lembrando que só deve se registrar após já ter completado o formulário DS-160.

O sistema aceita cartão de crédito e boleto bancário como métodos de pagamento.

Agende visita e compareça ao CASV e ao Consulado

No mesmo site onde emitiu o pagamento da taxa — site do Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto — você também agendará uma visita ao CASV mais próximo de sua residência e ao Consulado.

Ao realizar os agendamentos, imprima o comprovante e tenha ele em mãos nos dias marcados.

A visita ao CASV é para coleta de dados biométricos, como foto e impressão digital. Além do comprovante de agendamento, leve, ainda, passaporte atual e anteriores (se houver); e página de confirmação do preenchimento do formulário DS-160.

A entrevista no Consulado, por sua vez, é aquela fase mais conhecida do processo. Nela, busque manter a calma e dar respostas objetivas e honestas. O entrevistador apenas quer confirmar as informações que estão no seu formulário.

Fique atento também à documentação que deve acompanhá-lo. Ela pode mudar conforme o visto que está solicitando. Na página oficial da Embaixada e Consulados é possível encontrar a relação de documentos fundamentais.

Receba o visto

Visto aprovado? Ótimo!

Ele ficará pronto no prazo de até 10 dias úteis. Dá para recebê-lo de duas formas: em casa (por correspondência) ou através de retirada no CASV. A retirada, inclusive, costuma ser a opção mais rápida. Essa escolha do método de entrega é feita lá na etapa em que você se cadastra no site do Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto, lembra?

Caso opte pela retirada e precise que um representante busque o documento, saiba que é permitido. Para isso, basta que a pessoa apresente uma cópia de sua identidade e uma carta de autorização assinada.

Observando o passo a passo para tirar o visto americano conseguimos perceber que a tarefa não precisa ser tão temida. Entenda a categoria ideal para a finalidade da sua viagem, preencha a solicitação com atenção, organize os documentos e você estará no caminho de uma bela aprovação. Boa sorte e sucesso!

Gostou do artigo? Então siga as redes sociais do Global Hub e continue conectado conosco:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...