Você sabe como consumir menos petróleo?

Você já parou para pensar em como nossos simples hábitos diários podem ser um dos fatores que causam poluição e danos ao meio ambiente? Um dos principais poluidores do planeta é o petróleo, uma das substâncias mais desejadas pelos países no mundo todo e que não está presente apenas nos combustíveis dos carros. Ele também está em muitos produtos que utilizamos, mas nem fazemos ideia disso.

A boa notícia é que é possível reduzir o consumo de petróleo no dia a dia. Confira as dicas abaixo e saiba como:

Use mais o transporte público

É inegável que os carros estão entre os meios mais poluentes. Por isso, é importante dar prioridade ao transporte público, como ônibus, metrôs e trens, na hora de escolher o meio de locomoção. É claro que nem sempre isso é possível, mas se puder deixar o carro em casa algum dia da semana ou durante trajetos curtos, já é um ponto importante. Ah, e além das caminhadas, a bicicleta pode ser uma ótima alternativa, além de ser muito saudável.

Busque reduzir o consumo de plástico

Sim, o plástico, que se tornou o grande vilão do meio ambiente, também possui um outro agravante. Ele possui petróleo em sua composição, tornando-o ainda mais poluente. Assim, é importante reciclar e reutilizar embalagens plásticas ou optar por outros tipos de embalagens.

Atenção para os microplásticos e derivados de petróleo

Você sabia que muitos produtos que consumimos possuem microplásticos na composição? Esse é o caso de produtos, como cosméticos, xampus e sabonetes. Procure aqueles com ingredientes naturais. Também é importante evitar produtos como lápis de lábios, delineadores e esmaltes que contenham derivados de petróleo. Mas isso vai além. Produtos diversos como canetas esferográficas e espumas também podem conter esses derivados, assim como as roupas de fibras sintéticas (nesse caso vale a pena optar por roupas com fibras naturais!). Fique de olho nos componentes de fabricação e procure por produtos sustentáveis.

Consumo local e orgânicos

O consumo de produtos sem derivados também pode ser muito saudável. Fertilizantes e pesticidas presentes em muitas frutas e verduras são feitos a partir do petróleo. Por isso, é importante procurar os orgânicos. E se vierem de produtores locais, em que o custo com transportes é menor, melhor ainda!

Energias renováveis

A queima do petróleo é um dos principais meios para obtenção de energia no mundo, então é importante buscar por fontes de energia renováveis, como a eólica e a solar. Hoje em dia já é possível instalar placas solares, por exemplo, mas caso você não consiga isso procure maneiras de apoiar práticas de estímulos a essas e outras energias renováveis.

A sustentabilidade está em alta!

A redução do consumo de petróleo é uma das diversas práticas de estímulo à sustentabilidade. A busca de soluções que busquem preservar o meio ambiente e o planeta Terra são tendências globais que estão ganhando cada vez mais espaço, inclusive entre governos e grandes empresas de todo o mundo. Mas também podem partir de cada indivíduo e da mobilização da sociedade. Assim, é possível garantir um futuro melhor não só para a gente como para as próximas gerações.

Gostou das dicas? Tem mais alguma sugestão? Conheça as redes sociais do Global Hub, opine e continue conectado conosco:

Instagram: @uninterglobalhub.

Facebook: @uninterglobalhub.

Linkedin: UNINTER – Global Hub.

Youtube: UNINTER Global Hub.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp