Conheça 6 destinos exóticos para fazer intercâmbio e aprender um novo idioma

Existem cenários que já fazem parte do nosso imaginário quando consideramos uma experiência de estudos no exterior. É difícil encontrar quem não pense logo nos Estados Unidos, Canadá ou Inglaterra se o objetivo é aprender inglês, por exemplo. E nos últimos tempos, outros países também foram conquistando o coração de alunos brasileiros, como África do Sul, Malta e Irlanda.

Entretanto, sabia que esta lista de possibilidades pode se tornar ainda mais ampla? Que tal pensar em destinos exóticos para fazer intercâmbio? Eles reúnem uma série de vantagens e prometem gratas surpresas – tanto em matéria de dia a dia acadêmico quanto de turismo.

Neste artigo, trouxemos 6 destinos para inspirar seus planos de viagem e torná-la diferenciada. Você vai conhecer lugares onde pode unir aprendizagem de um novo idioma com fantásticas descobertas. Confira!

Por que escolher um destino não habitual?

Uma coisa é certa: qualquer intercâmbio é válido. Toda a bagagem que tal vivência traz reverbera na vida profissional e pessoal de cada um. Contudo, muitas pessoas vêm dando atenção especial à escolha do lugar para realizar os estudos. Isso por conta de certas singularidades.

Estudar em um país que foge ao convencional é capaz de reunir benefícios super bem-vindos. Um dos principais leva em consideração o orçamento da experiência. Não é incomum que hajam regiões onde o custo de vida, o valor da moeda ou as mensalidades dos cursos tornem a viagem mais econômica. Ainda mais quando comparamos com aqueles destinos clássicos.

Outra vantagem dos destinos inusitados é a garantia de uma imersão bem maior no idioma que está aprendendo. Optar por um país menos tradicional significa encontrar menos brasileiros no caminho. Ou seja, a necessidade de usar uma segunda língua aumenta, intensificando também a aprendizagem.

E o que dizer do mergulho cultural? Além de transformador, o ato de estar aberto a uma realidade nova é vista com ótimos olhos no setor corporativo. Adicionar um intercâmbio “diferentão” no currículo demonstra flexibilidade, criatividade, abertura ao desconhecido e interesse por desafios. Todas estas habilidades são apreciadas no ambiente de trabalho.

6 destinos exóticos para fazer intercâmbio

Independentemente do continente, não faltam países exóticos e enriquecedores para uma temporada fora. Como se não bastassem ser “fora da caixinha”, eles oferecem aos visitantes um universo de tradições, costumes, culturas e, claro, ensino de qualidade.

A seguir, veja algumas de nossas sugestões para um intercâmbio em grande estilo:

Costa Rica

A Costa Rica é um dos países mais prósperos da América Latina, tanto que é conhecida como a “Suíça da América Central”. A boa economia consequentemente favorece a qualidade de vida na região, tornando-a uma baita opção de moradia.

Complementando o cenário auspicioso, como não citar a natureza vibrante dali? Praias paradisíacas, reservas ecológicas e parques nacionais são só alguns elementos que encantam os admiradores de ecoturismo.

A Costa Rica tem o espanhol como língua oficial. Portanto, é interessante para intercambistas que desejam dominar o idioma de Cervantes enquanto são apresentados a paisagens únicas.

Peru

Ainda dentro da América Latina – e ainda mais pertinho de nós – temos o Peru. Singular, o destino é perfeito para complementar o domínio do espanhol com uma experiência de voluntariado. As oportunidades neste sentido costumam incluir vivências em escolas, ONGS ou comunidades locais.

Outro motivo para apostar no país é o custo atrativo. Em todos os sentidos, os gastos gerados com o intercâmbio tendem a ser menores. Essa característica está presente até mesmo no preço da passagem aérea, por causa da proximidade com o Brasil.

Em matéria de belezas para conhecer durante a estadia, o Peru dispensa comentários. Berço da civilização Inca, o lugar é reduto de história e cultura inestimáveis. Lima e Cusco são exemplos de cidades que vale a pena visitar enquanto estiver por lá.

Escócia

Sonha com um intercâmbio de inglês na Europa ou, mais especificamente, no Reino Unido? Então pode apostar na Escócia. Linda e receptiva, ela dá um show de estrutura, identidade própria e pontos turísticos. Lá o viajante encontra castelos para dar e vender, vales e ilhas dignas de suspiros, e o famoso Lago Ness (sim, aquele mesmo do monstro).

O país inteiro, inclusive sua capital, ainda mantém um certo ar aconchegante, daqueles que a gente encontra em cidades menores.

Apesar da moeda oficial – libra esterlina – encarecer um pouco a experiência, os estudos se tornam mais baratos se comparados a um intercâmbio na vizinha Inglaterra (em Londres principalmente). Isso porque alimentação, acomodação, transporte e outros fatores são mais em conta.

Singapura

Destino asiático que tem o inglês como um de seus idiomas oficiais: esta aí uma particularidade de Singapura. Cosmopolita e multicultural, o lugar parece não dormir nunca. Ele é muito conhecido pelo aspecto futurista e pela valorização da tecnologia. Por isso, não é de se estranhar que atraia estudantes interessados em inovação e temas relacionados a negócios. Inglês para trabalho e cursos curtos de variadas áreas são possibilidades na cidade-estado.

Outro ponto forte de Singapura é seu elevado índice de desenvolvimento humano. O IDH positivo se reflete em várias questões, de segurança pública a excelente educação. E por falar em educação, aqui está localizada uma das melhores universidades da Ásia – a Universidade Nacional de Singapura.

Coreia do Sul

Cada vez mais o mundo conhece (e se apaixona) pela Coreia do Sul. A cultura moderna do país tem se destacado, com ritmos musicais populares, seriados e filmes premiados. Mas o brilho desta localidade está longe de parar por aí. A Coreia possui uma bela união entre o novo e o antigo, formando uma atmosfera sem igual. Estar ali é presenciar tradições milenares ao mesmo tempo em que se rende ao que de melhor a modernidade tem a proporcionar.

Quem passa um tempo morando na Coreia não encontra espaço para tédio. De templos sagrados a centros comerciais, sobram atrações para turistar muito. A vida social e noturna também é um show a parte, já que há grande oferta de restaurantes, teatros e eventos.

Sem dúvidas, esse é um dos melhores destinos exóticos para fazer intercâmbio. Até porque a singularidade aparece até mesmo no idioma aprendido. Já imaginou adicionar o coreano entre suas habilidades de comunicação?

Emirados Árabes

Dubai não é apenas um vibrante polo turístico, mas também uma cidade pronta para receber alunos do mundo inteiro. Em um dos destinos mais desenvolvidos do Oriente Médio imperam o avanço tecnológico, a segurança e um clima favorável a brasileiros que não dispensam dias ensolarados.

Além de realizar cursos básicos ou intensivos de inglês, intercambistas podem trabalhar nos Emirados Árabes. E mais: conexões e trocas culturais são fatos, já que cerca de 80% da população de Dubai é composta por estrangeiros.

Já deu para perceber que a lista de destinos exóticos para fazer intercâmbio é longa e tentadora, não é? Se o seu objetivo é inovar no pano de fundo da sua internacionalização, saiba que esta é uma ideia acertada. Como estamos falando de locais não muito óbvios, vale a pena caprichar na preparação da viagem, se informando bastante sobre o cenário escolhido. Dessa forma você garante um bom aproveitamento de cada minuto da experiência.

Se gostou do artigo, conheça nossas redes sociais e continue conectado conosco:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp