Bolsas de estudo no exterior: confira 4 novas oportunidades

No mês de maio, as chances para quem deseja uma experiência internacional seguem em alta. As principais ofertas atuais são para bolsas de estudo no exterior, muitas delas integrais. Presenciais ou remotas, de graduação ou pós-graduação: existe opção para todas as necessidades. E acredite: elas estão espalhadas pelo mundo inteiro.

Sonha em passar uma temporada na Inglaterra? Ou prefere uma vivência diferente, mas de igual qualidade educacional, na pitoresca Islândia? E que tal o Azerbaijão?

Logo abaixo, reunimos as 4 melhores e mais recentes alternativas para internacionalização. Acompanhe e decida qual se encaixa nos seus planos acadêmicos e de carreira!

1. University College London, Inglaterra

A University College London tem vagas para bolsas integrais e parciais. Ao todo, são 30 vagas para graduação, com cobertura de custos de mensalidades na instituição. Destas, 10 ainda oferecem auxílio para as demais despesas durante o período de estudos (de alimentação e transporte, por exemplo).

Mestrandos também têm vez. Na pós-graduação são disponibilizadas 70 bolsas de 15 mil libras cada — o valor cobre cerca de 50% do programa completo.

Para se candidatar, o aluno deve aplicar normalmente para a universidade. Ao ser aprovado, aí sim solicita o benefício financeiro. Como requisito, é necessário comprovar renda anual abaixo da estipulada (25 mil libras, ou aproximadamente 150 mil reais); enviar a documentação solicitada; e responder um formulário.

2. Mestrado online ou presencial na Europa

Já pensou em ter a Europa inteira como um leque de opções para o seu mestrado? O site educations.com está ofertando bolsas de 5 mil euros (cerca de 25 mil reais) para programas europeus de pós-graduação. Tal valor é para cobrir as despesas acadêmicas da experiência, ou seja, os gastos com taxas e mensalidades dos cursos.

O interessado precisa já ter se candidatado à vaga de mestrado, presencial ou online, em alguma instituição do continente. Sendo aprovado, se inscreve para a bolsa, enviando a carta de aceitação da universidade e outros documentos pedidos. Pensamento global, motivação, interesse por outras culturas e alto desempenho acadêmico são fatores valorizados no processo seletivo.

Na página oficial da oportunidade é possível encontrar todos os detalhes da iniciativa, incluindo perguntas frequentes respondidas e lista de países abrangidos. Mas, só para adiantar, saiba que eles vão de Albania e Moldávia até os clássicos França, Espanha e Portugal.

O prazo para inscrição se estende até o dia 16 de maio.

3. Santander Universidades, de alcance mundial

O programa do Santander é sempre interessante de se acompanhar. Durante o ano inteiro, a organização divulga suas chamadas para bolsas de estudo no exterior. E elas contemplam os mais diversos perfis, viu? Graduandos, pós-graduandos, jovens profissionais e outros. Hoje, mais de 5 mil bolsas estão sendo oferecidas — em diferentes universidades e localidades.

Um bom exemplo é a bolsa MBA Essentials 2022. O projeto oferece curso de 10 semanas com certificação. Para melhorar, as aulas são ministradas por especialistas da ótima London School of Economics And Political Science. O conteúdo é voltado para gestão e liderança empresarial, sendo perfeito para quem é do ramo. Online, são 300 bolsas reservadas para brasileiros.

Essa é só uma das dezenas de alternativas disponibilizadas. Para conhecer todas, você pode acessar o site da empresa. Vale lembrar que cada processo seletivo tem um prazo específico, então é bom ficar de olho no edital que lhe interessa para não perder nada.

4. Fundación Botín, Espanha

O Centro Botín, localizado na Espanha, é um centro de arte focado no desenvolvimento social através da criatividade. A mais recente proposta de bolsa divulgada pela fundação é voltada para artistas plásticos de qualquer nacionalidade. 5 bolsas para estrangeiros estão sendo ofertadas, com coberturas completas que totalizam o valor de 23 mil euros cada.

As bolsas são destinadas para pesquisa e realização de projetos pessoais, durando 9 meses. Com apoio da instituição, o participante poderá desenvolver suas habilidades e ainda ter suas obras expostas no espaço. Para concorrer, o primeiro passo é preencher um formulário online. Em seguida, é preciso enviar certos documentos para a Fundação Botín, como cópia do passaporte válido e detalhes sobre o projeto que pretende realizar por lá.

O prazo de candidatura vai até o dia 6 de maio.

Todas estas bolsas de estudo no exterior se unem em uma certeza: a de que são capazes de fazer a diferença. Horizontes ampliados e conhecimentos teóricos inestimáveis são apenas alguns ganhos de quem passa por uma vivência do tipo. Se você se interessou por alguma, acesse as informações da universidade ou programa em questão. Tendo dúvida, não hesite em entrar em contato para saná-la. Boa sorte, estaremos na torcida!

Gostou do artigo? Então siga o Global Hub nas redes sociais para não perder nenhuma oportunidade internacional:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...