Quais são as melhores universidades do mundo em Direito?

Falar de Direito é falar sobre uma das esferas profissionais mais notáveis. Abrangente, a carreira abre portas que passam pela advocacia e ainda vão além. Através dela, é possível formar pessoas qualificadas para atuar em cargos de muita responsabilidade social, como juízes e promotores, por exemplo. Pensando nisso, vale a pena ficar de olho nas melhores universidades de Direito do mundo.

Um fato curioso sobre a formação neste campo é que ela pode ter singularidades que variam de acordo com diferentes países. É o que acontece nos Estados Unidos, onde o curso tende a funcionar como uma espécie de pós-graduação, mediante bacharelado anterior.

Ou seja, independente da área do diploma, por lá é importante que o aluno já tenha cursado uma grade curricular — e que tenha realizado algumas disciplinas específicas — antes de ingressar no Direito.

Neste artigo, você vai saber mais sobre quais são e como funcionam as melhores law schools em âmbito mundial. Confira agora!

Quais são as melhores universidades de Direito

Todo ano, grupos de avaliações são responsáveis por criar rankings globais voltados para o ensino superior. Seguindo critérios preestabelecidos, o estudo consegue julgar a qualidade das instituições de uma forma bastante realista. O resultado nos permite conhecer aquelas universidades que mais se destacam.

Dois dos maiores grupos avaliadores da atualidade são o QS e o Times Higher Education. E ambas as empresas costumam montar sua lista levando em conta tanto um olhar geral quanto um olhar especial para cada área de formação. Entre elas, claro, a do direito.

Veja o mais recente top 10 de melhores universidades de Direito, divulgado pelo QS World University Ranking:

  • 1° – Harvard University
  • 2° – University of Oxford
  • 3° – University of Cambridge
  • 4° – Yale University
  • 5° – Stanford University
  • 6° – The London School of Economics and Political Science
  • 7° – Columbia University
  • 8° – New York University
  • 9° – University of California, Berkeley
  • 10° – National University of Singapore

Como podemos perceber, Inglaterra e Estados Unidos concentram a grande maioria de universidades do ranking, seguidas por Singapura. Quando se trata do Brasil, a instituição mais bem classificada em Direito é a Universidade de São Paulo, que está na posição 46 da lista.

Segundo a avaliação da Times Higher Education, pouca coisa muda. A maior diferença entre um estudo e outro está na posição que as escolas ocupam. No THE também há o acréscimo da University of Chicago, University of Pennsylvania e da Peking University entre as melhores.

As melhores escolas de Direito do mundo

7 universidades marcam presença nos dois principais sistemas de avaliação que vimos ali em cima. Vale lembrar que elas são escolhidas de acordo com fatores como reputação acadêmica, reputação entre empregadores, corpo docente, nível de pesquisas e publicações.

A seguir, descubra alguns detalhes sobre suas respectivas escolas de Direito:

Universidade Harvard

Que Harvard é unanimidade em matéria de educação nós sabemos. Portanto, não surpreende que a Harvard Law School, sua escola de Direito, já tenha contribuído com a formação de fortes nomes da justiça e da política, como o ex-presidente estadunidense Barack Obama. Com uma das maiores infraestruturas de ensino superior do país, é ali que fica a principal biblioteca universitária de Direito dos EUA.

A universidade oferece aos estudantes a oportunidade de cursar programas de pós-graduação e, ainda, um juris doctor de três anos. O curso disponibiliza a base necessária para dar continuidade ao currículo, além de apresentar áreas particulares para especialização.

Universidade de Oxford

A Faculty of Law, da Universidade de Oxford, faz jus à tradição pela qual a instituição britânica é conhecida. Nela, o aluno ingressante pode optar por duas formas de graduação. Uma é a comum, com três anos de duração. A outra, que dura um ano a mais, contempla todo o ensino regular e um período adicional de estudos em outro país da Europa. Ótima pedida para ampliar os horizontes, os conhecimentos jurídicos e a multiculturalidade.

Indo além, a escola mantém interessantes programas que buscam aumentar o contato dos discentes com o Direito.

Universidade de Cambridge

A faculdade de Direito de Cambridge caminha junto com a história da universidade. Para você ter ideia, no século XIII os estudos jurídicos já eram uma realidade no espaço. Hoje, o instituto educacional forma profissionais que atuam em vários ramos, de juízes do Tribunal Internacional de Justiça até integrantes da Suprema Corte do Reino Unido.

A faculdade ainda abriga infraestrutura de ponta, com direito à vasta biblioteca, salas de palestras e de seminários, e um prédio inteiro voltado para a Criminologia.

Universidade Yale

Membro da Ivy League norte-americana, Yale faz bonito em Direito, estando sempre entre as melhores instituições da área. O prestígio, inclusive, torna seu processo seletivo um dos mais cuidadosos do país.

Na escola de Direito, a YLS (Yale Law School), não falta diversidade de cursos (são quase 200 no total); professores de renome mundial; centros intelectuais e de pesquisa; e programas de aprendizagem. Entre seus ex-alunos notáveis estão Bill Clinton e Hillary Clinton.

Universidade Stanford

Engane-se quem pensa que a Universidade Stanford é referência apenas quando o assunto é tecnologia ou empreendedorismo. Desde 1893, a faculdade de Direito da instituição vem traçando um caminho de conquistas no ensino jurídico. Um dos grandes diferenciais dali é uma proposta de aprendizagem bem atenta às necessidades de cada aluno, já que sua proporção entre discentes e docentes é pequena.

Falando de estrutura, Stanford tem uma biblioteca de Direito com um acervo próximo aos 500 mil exemplares de obras. Organizações, jornais e polos de pesquisa também fazem parte dos recursos disponíveis no dia a dia universitário.

Universidade Columbia

Em plena Nova York, a Universidade Columbia é uma pérola em educação, independentemente do campo de estudo. E estar ali é, ainda, ter uma experiência sem igual em termos de internacionalização. Isso porque ela é uma das 5 universidades norte-americanas que mais recebe alunos estrangeiros.

Em Direito, sua faculdade valoriza um currículo inovador, além de uma aprendizagem baseada na experiência prática. Para alcançar este objetivo, aposta em iniciativas de mentoria, aconselhamentos, laboratórios e clínicas onde é possível ter contato com situações reais da advocacia.

Universidade da California em Berkeley

A Universidade da California em Berkeley é outra presença constante nos rankings universitários. Tal realidade não seria diferente com a UC Berkeley School of Law, escola por onde já passaram procuradores, secretários de estado, políticos e executivos de alcance global.

Um dado surpreendente sobre o Direito da instituição é a taxa de empregabilidade que possui. Segundo dados, mais de 90% de seus alunos formados conseguem ser admitidos em ótimos empregos logo que deixam o curso.

Sem dúvidas, as melhores universidades de Direito do mundo só deixam mais evidente o quanto uma boa formação tem efeitos transformadores. Os impactos positivos de uma educação de alto nível ultrapassam o profissional e atingem toda a sociedade.

Gostou do artigo? Então que tal nos seguir nas redes sociais para continuar conectado ao Global Hub?

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...