Os 5 destinos de intercâmbio mais procurados por brasileiros

Descubra as preferências brasileiras quando o assunto é mobilidade acadêmica

Estudantes brasileiros no exterior

O pós-pandemia vem retomando o sonho de estudar fora. De acordo com a Pesquisa 2021 da Belta – associação sobre o mercado intercambista – 82% dos 375 estudantes brasileiros entrevistados afirmam continuar interessados em estudar no exterior em breve.

A mesma pesquisa ainda aponta que o curso de idiomas com trabalho temporário é a modalidade de intercâmbio mais procurada (38%), seguida de curso de idioma (24,4%) e graduação (8,4%).

Leia também: Guia rápido para tirar o passaporte.

Os vários tipos de intercâmbio levam o estudante a avaliar quais os melhores destinos para cumprir o objetivo de imersão na língua, estágio profissional ou outros. Confira abaixo os destinos mais procurados por brasileiros.

Destinos de intercâmbio para brasileiros

  • Canadá

O país norte-americano está no topo da lista devido à sua alta qualidade de vida, oportunidades educacionais para aprender inglês e francês, além de ajuda de custo com estudo e outras necessidades básicas. A  burocracia também é mais descomplicada e os estudantes têm facilidade para estudar e trabalhar, sendo os salários bastante atrativos.

#Curiosidades: -63°C é a temperatura mais baixa já registrada; Há mais de 250.000 lagos só em Ontário; O país é um dos maiores produtores de queijo cheddar do mundo.

  • Estados Unidos

Logo abaixo, literalmente, estão os Estados Unidos. O networking é um dos principais motivos para a escolha, mas o país também é conhecido por ter as melhores universidades e grandes empresas, principalmente startups, o que influencia no objetivo de carreira de quem quer ter currículo e portfólio mundialmente conhecidos.

#Curiosidades: A fruta mais popular entre os americanos é a banana; As universidades do país ocupam 14 das 20 posições dentre as melhores do mundo; Nova York já foi chamada de Nova Amsterdã.

  • Reino Unido

Já na Europa, o Reino Unido é uma das principais apostas. O território é amplamente conhecido por sua cultura, mas a fluência em inglês e a proximidade com outros países, o que possibilita o intercâmbio cultural, estão entre os principais atrativos.

#Curiosidades: Todos os cisnes, baleias e golfinhos das águas britânicas pertencem à rainha; Os ingleses são os maiores consumidores de chá do mundo; O País de Gales tem 641 castelos.

  • Austrália

Do “outro lado do mundo”, a Austrália aparece em quarto na lista. Entre os benefícios estão a fácil adaptação devido ao clima, as belas paisagens e a facilidade para embarcar no mercado de trabalho. O país também conta com muitos estrangeiros, o que é ótimo para o networking com várias áreas.

#Curiosidades: É comum comer carne de canguru;  A Grande Barreira de Corais é o maior organismo vivo do mundo; Vivem no país aproximadamente 200 raças e culturas diferentes.

  • Nova Zelândia

O país da Oceania tem elevadíssimo nível estudantil, figurando em 3º lugar no ranking 2018 do The Economist sobre o Futuro da Educação. A qualidade de vida e o alto índice de contratação no mercado de trabalho também são fatores que chamam muita atenção.

#Curiosidades: Cerca de 30% do país é composto por florestas naturais; Há mais ovelhas que pessoas; É o primeiro país a ver o nascer do sol.

Como escolher o destino ideal para fazer um intercâmbio?

Uma mentoria é essencial na hora de escolher o destino ideal para um intercâmbio estudantil. Pelo Global Hub é possível saber várias informações sobre instituições parceiras, bolsas de estudo e preparação para a mobilidade acadêmica.

Para saber mais, entre em contato com internacional@uninter.com e siga o Global Hub nas redes sociais!

Instagram: @uninterglobalhub.

Facebook: @uninterglobalhub.

Linkedin: UNINTER – Global Hub.

Youtube: UNINTER Global Hub.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...