Novas oportunidades internacionais que vale a pena conhecer

O mês de abril está repleto de possibilidades para quem deseja dar um pontapé inicial na meta de se aperfeiçoar em outro país. As chances se estendem tanto na área educacional, com bolsas de estudo, quanto na profissional, com estágios. E tal pluralidade permanece quando o assunto é geografia, viu?! Atualmente, há oportunidades internacionais que vão de Inglaterra e Nova Zelândia até Sudão e Moçambique.

No artigo de hoje, reunimos as melhores chances de internacionalização que estão com inscrições abertas. Aqui você encontra as principais informações sobre cada uma, assim como os links oficiais para acessar descrições completas. Confira e escolha a que mais se adapta ao seu perfil!

Inglaterra – King’s College London

Após dois anos funcionando na modalidade online, o programa de verão do King’s College, em Londres, voltou a ofertar vagas para uma experiência presencial. A chance é para alunos de graduação ou pré-universitários e proporciona semanas de pura imersão em uma instituição reconhecida mundialmente.

Os cursos disponibilizados são variados, abrangendo diferentes áreas (existem opções voltadas para negócios, línguas, saúde, cultura, direito, entre outras). Além disso, a metodologia utilizada na escola é envolvente, valorizando workshops, palestras e conexões entre alunos.

Para concorrer a uma bolsa, os interessados devem abrir o formulário de inscrição normalmente e, logo no topo da página, indicar que quer se candidatar à bolsa de estudo. Lembrando que é necessário ter proficiência em inglês. A etapa de inscrição vai até 29 de abril.

Portugal – Politécnico de Leiria

Uma oportunidade internacional em Portugal traz consigo o benefício da língua. E o Politécnico de Leiria está com vagas abertas justamente para estudantes que têm o idioma português como oficial. A instituição oferece bolsas parciais (de 50% e com isenção de matrícula) para licenciatura em diversos campos do conhecimento.

A inscrição é feita online – em duas fases – e utiliza a nota do ENEM como um dos critérios de avaliação. A 1° fase da seleção vai até o dia 14 de abril e você pode se candidatar para mais de uma bolsa. Contudo, elas não são cumulativas.

Irlanda – National University of Ireland

Todo ano, nos meses de fevereiro e abril, a Universidade Nacional da Irlanda inicia processo seletivo para bolsas de graduação e pós-graduação. O programa As Central and South American Scholarships é especialmente dedicado a alunos da América Central e do Sul, concedendo isenções de mensalidades que chegam a 50%.

O leque de formações que a chance alcança é amplo. É possível se candidatar para a Faculdade de Negócios, Políticas Públicas e Direito; Ciências e Engenharia; Artes, Ciências Sociais e Estudos Celtas; e Medicina, Enfermagem e Ciências da Saúde.

Uma das exigências da seleção é possuir ótimo histórico acadêmico.

Itália – CUOA Business School

Imagine estudar em uma região que fica a 50 minutos de Veneza, na Itália. A CUOA Business School é uma das mais renomadas escolas de administração da Europa e disponibiliza cursos super interessantes para graduandos e profissionais da área.

Todos eles duram 3 semanas e funcionam como um plus bem-vindo na carreira. Os assuntos que abordam são: Estratégia Empresarial e Gestão de Marketing; Criatividade, Inovação e Empreendedorismo; Liderança e Gestão Internacional de Empresas; Operações, Logística e Lean Management. Vale destacar que, apesar de o intercâmbio ser na Itália, as aulas são ministradas em inglês.

As bolsas para o curso abatem até 50% do valor total. No próprio site dá para solicitar a oportunidade e verificar o passo a passo da inscrição.

Alemanha – Hertie School of Governance

Atenção servidores públicos que têm, pelo menos, 5 anos de experiência em gestão de equipes ou recursos humanos. O Instituto República, em conjunto com a Hertie Schools of Governance (em Berlin) está oferecendo bolsas de mestrado a partir de 50%.

As chances são para os campos de Políticas Públicas, Ciência de Dados para Políticas Públicas e Administração Pública. A formação dura 2 anos, exigindo do interessado domínio do inglês e familiaridade com a área de gestão de pessoas.

As inscrições para os cursos de Políticas Públicas e Ciência de Dados para Políticas Públicas fica aberta até 1 de maio. Já para Administração Pública é possível concorrer até 1 de agosto.

Austrália – Monash University

Bolsa de estudo integral e chance de se tornar Embaixador da Universidade Monash: esta é a oportunidade divulgada pela instituição australiana. Quatro vagas estão sendo ofertadas, para programas de graduação ou pós-graduação. Entre os benefícios financeiros estão a cobertura de taxas acadêmicas, de despesas com alojamento e de custo de vida no país.

O critério para selecionar os intercambistas é baseado em histórico, potencial e em uma carta de motivação de até 500 palavras. A aplicação, por sua vez, é feita através de formulário online. As inscrições para o próximo semestre letivo abrem no dia 30 de maio (indo até 8 de julho).

Nova Zelândia – The University of Auckland

A Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, está ofertando bolsas para cursos de graduação ou pós-graduação em muitas áreas. A cobertura é de até 10 mil dólares, que abonam os valores das mensalidades obrigatórias. Como forma de avaliar os estudantes interessados, são consideradas a excelência acadêmica e carta de motivação. É necessário, ainda, apresentar proficiência em inglês.

A candidatura tem início no próprio site da universidade, por formulário, e vai até o dia 20 de abril. Lá também é possível encontrar um documento com informações detalhadas sobre a vivência.

Mundial – Rotary

O Programa Rotary Pela Paz é uma iniciativa dedicada ao fortalecimento da paz, desenvolvimento e voluntariado (seja comunitário ou internacional). Por isso, disponibiliza bolsas completas para profissionais que lidam com este universo e desejam realizar um mestrado ou curso de aperfeiçoamento profissional.

Ao todo, são 50 bolsas integrais oferecidas para mestrado e 80 para aperfeiçoamento. Na grade curricular de quem vive a experiência não falta treinamento acadêmico, aprendizagem prática e espaço para networking. E mais: há um grande número de universidades parceiras do projeto, o que abre possibilidade para a realização da formação em várias partes do mundo.

Para concorrer ao mestrado, é necessário experiência ou contato com os temas que o programa defende. Ótimo desempenho acadêmico e bacharelado em um curso relacionado também são importantes. Para aperfeiçoamento são exigidos ao menos 5 anos de experiência comprovada na área.

As inscrições ficam abertas até o dia 15 de maio.

Mundial – UNICEF

Sem dúvidas, fazer um estágio na UNICEF é uma maneira valiosa de iniciar a vida profissional. Indo além, a experiência é capaz de ser transformadora em todas as esferas. E é isso que propõe o UNICEF Internship Programm. O programa abre portas para que estudantes e recém-formados vivenciem o dia a dia de trabalho dentro de um dos escritórios da instituição.

O processo funciona assim: quando surge necessidade de ter um estagiário, os escritórios da UNICEF publicam a oportunidade em uma página de vagas no site. Com isso, aqueles interessados que são elegíveis para preenchê-la podem enviar uma inscrição.

Os requisitos para ser considerado são: estar matriculado em uma graduação, pós-graduação ou doutorado. Ou, ainda, ter se formado nos últimos dois anos; ser fluente em inglês, francês ou espanhol (ter conhecimentos na língua praticada no escrito para o qual está se candidatando também é fundamental); possuir excelente desempenho acadêmico; e ser maior de 18 anos.

Cabe destacar que o estágio inclui remuneração e alcança diversos países. Estados Unidos, Espanha, Egito, Iêmen, Sudão, Costa Rica, Jamaica, Moçambique e Nigéria estão entre eles.

E então, qual das oportunidades internacionais se encaixa nos seus objetivos? Para uma inscrição competitiva, não deixe de ler com cuidado o edital da respectiva bolsa de seu interesse e de prestar atenção nas datas. Caso haja alguma dúvida, procure entrar em contato com a universidade ou com o programa em questão. Boa sorte, estamos na torcida!

Se gostou do artigo, acompanhe as redes sociais do Global Hub e siga por dentro das melhores ofertas de bolsas:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...