Mudei de país: como lidar com o choque cultural?

Idioma novo, gastronomia diferente, costumes totalmente desconhecidos e uma cultura inexplorada a se descobrir. Essas e muitas outras mudanças são percebidas em um intercâmbio, experiência que leva o estudante a sair da sua “zona de conforto” social para viver o mundo sob outra perspectiva.

Mas, e como lidar com o choque cultural que o intercâmbio provoca? Separamos algumas dicas que podem amenizar o impacto. Veja abaixo!

Pare, respire, absorva, se alinhe.

  • Step-by-step.

Primeiro de tudo, se acalme. Toda mudança vem para acrescentar, seja ela boa ou ruim. Lembre-se que você está indo para fora para aprender, então saber pouco da língua, passar mal com uma comida típica e até sofrer com alguma situação chata podem ensinar algo. Pense que esse não é o fim do mundo e todo passo é importante para aprender sobre a nova cultura, os novos costumes e até mesmo o quão resiliente e adaptável você é para lidar com isso.

  • São fases.

Você vai passar por diferentes etapas desde a hora em que inicia o planejamento para o intercâmbio até voltar dele. Tem o momento da lua de mel, que é o encanto com o mundo exterior, os ajustes, que acontecem quando finalmente cai a ficha que você não está a passeio e precisa se adaptar ao novo, e a re-entrada, que é o retorno para casa. Lembre-se que todas essas fases têm um tempo determinado e tente extrair o melhor de cada uma delas.

  • Encontre seu espaço.

Você vai conhecer muitos lugares na nova terra, então procure e se apegue àquele que te traz paz, como um mirante, para parar, admirar a vista e respirar, ou um restaurante típico do seu país de origem. Além de clarear a mente, esses locais físicos servem como refúgio e com certeza ajudam a amenizar o choque cultural.

  • Esteja aberto a novas experiências.

Você pode até amar jogar futebol ou vôlei, mas e se o país que você escolheu para realizar o intercâmbio for ótimo em rugby, por exemplo? Se organize para assistir a um jogo, descubra se existem times amadores, procure opções de quadras nas redes sociais… tudo isso levará a, pelo menos, aprender um pouquinho mais, criar relações e ingressar de vez na cultura.

Além disso, nada impede que você busque equipes que joguem futebol ou vôlei naquele país, e decida participar de um time também. É muito positivo em qualquer lugar do mundo encontrar pessoas que tenham gostos em comum.

Leia também: Guia rápido para tirar o passaporte.

Se prepare! Uma grande aventura está prestes a começar!

Mesmo com suas partes boas e não tão boas, o intercâmbio é uma oportunidade incrível para quem quer ter uma experiência fora e potencializar o currículo acadêmico.

O Global Hub oferece vários conteúdos, mentorias e sugestões que auxiliam o estudante a embarcar nessa jornada com muita segurança e clareza, inclusive aprendendo outras dicas sobre choque cultural.

Veja as instituições parceiras da Uninter.

Se você tem vontade de saber mais a respeito de intercâmbio, além de se preparar de corpo, mente e alma para essa etapa da vida, entre em contato pelo e-mail  internacional@uninter.com e siga o Global Hub nas redes sociais!

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...