Microturismo: o que é e por que valorizá-lo?

A pandemia ressignificou a forma como pensamos e consumimos os mais diversos serviços. E entre os segmentos impactados, podemos citar o de viagens. De repente, o ato de embarcar em um avião, rumo a outro país, por exemplo, se tornou uma ação impraticável. Com isso, novas maneiras de se desconectar da rotina e conhecer outros lugares foram ganhando espaço, como o microturismo.

Talvez você já tenha ouvido essa expressão por aí. Além de tornar possível um passeio mais seguro, o microturismo atendeu (e atende) necessidades específicas, que ganharam muita importância no cenário atual. Entre elas, a de movimentar a economia e a de buscar maior propósito nas experiências vividas.

Neste artigo, descubra detalhes sobre tal tendência super positiva dentro da sociedade. Entenda o que de fato significa esta movimentação e empresas que já vêm investindo no conceito. Vamos lá?

O que é microturismo

Microturismo nada mais é do que um olhar voltado para as viagens locais, normalmente de menor duração.

Quando falamos em viagens, não é incomum pensar logo em grandes roteiros pelo mundo, e no objetivo de conhecer culturas diferentes. Não há nada de errado com a ideia, longe disso. Porém, com as barreiras impostas pela Covid-19, vimos surgir uma nova alternativa (tão valiosa quanto a anterior) de descobrir destinos incríveis.

O microturismo mostra que, perto de nós, pode haver baitas lugares a serem explorados. E que valorizá-los representa um movimento a favor da sustentabilidade e até mesmo do crescimento social.

Uma pesquisa recente, realizada pela Booking, mostrou que 55% dos turistas deseja ver investimentos no setor sendo revertidos para suas comunidades. Ou seja, a iniciativa tem tudo para crescer cada vez mais.

Exemplos práticos de microturismo

Para entender toda a abrangência do microturismo, nada melhor do que ver exemplos práticos e reais deste tipo de atividade. Até porque, com certeza você vai perceber que ela já faz parte da nossa realidade há bastante tempo. Inclusive, é bem provável que já tenha investido neste estilo de viagem ao menos em uma ocasião.

Final de semana em uma cidade vizinha

Sabe aquela escapada rápida em um final de semana ou feriado prolongado? Seja para curtir o friozinho da serra mais próxima, ou para pegar uma praia no litoral do seu estado, este é um modelo clássico de microturismo.

Sem nem perceber, o simples ato de almoçar naquele quiosque bacana ou de ficar hospedado naquela pousadinha familiar já contribuem para que o turismo local siga possível. De quebra, as energias são recarregadas e você volta para casa novinho em folha para as demandas do dia a dia.

Visita a destinos regionais voltados ao ecoturismo

O Brasil é um país gigante em paisagens fabulosas e em natureza riquíssima. Dunas, cachoeiras, lagoas, praias, rios, chapadas. Há possibilidades para todos os gostos, espalhadas pelos quatro cantos do mapa. Quando foi a última vez que decidiu conhecer um novo cenário aí na sua região?

Uma ida até um estado próximo pode reservar surpresas inestimáveis. Além de desbravar atrativos até então desconhecidos, é possível experimentar uma conexão maior com o meio ambiente, algo sempre agregador.

Excursões em pequenos grupos

Excursão geralmente é sinônimo de experiência turística não muito longa mas bem informativa.

O ato de estar acompanhado de um guia local, como muitas vezes acontece, já ajuda na valorização destes profissionais envolvidos diretamente com a comunidade. Juntando isto ao fato de ser feita em grupos menores, temos aí uma boa combinação entre impacto positivo e segurança (por questões de saúde).

O ato de fazer um passeio guiado também faz com que o turista receba indicações de outros profissionais da localidade, de pequenos produtores a artesãos.

Empresas que vêm investindo no microturismo

Nos últimos anos, empresas ao redor do mundo começaram a investir mais intensamento no nicho do microturismo. Cada uma desenvolveu características próprias, mas o que todas têm em comum é o estímulo ao turismo de vivência local. Indo além, ao desenvolvimento do meio em que estão inseridas.

A seguir, conheça projetos que se destacam dentro da proposta:

Rutopía (México)

A Rutopía é uma agência localizada na Cidade do México, que visa promover passeios únicos e autênticos por todas as partes do país. O diferencial da empresa é se concentrar em roteiros sob medida para os viajantes. Algumas atitudes que comprovam este intuito é o fato de apostarem em um atendimento personalizado e de conectarem turistas aos guias mais adequados aos seus objetivos.

Much Better Adventures (Reino Unido)

Com sede na Inglaterra, a agência turística traduz o conceito de microturismo. Isso porque disponibiliza viagens curtinhas, do tipo pequenas férias.

Elas podem ser feitas em pequenos grupos ou de maneira privativa. Em ambos os casos, têm como protagonista os destinos de aventura. Um final de semana praticando canoagem na Escócia ou nadando nos lagos do País de Gales: estão aí algumas experiências promovidas pela Much Better Adventures.

Chilowé (França)

A francesa Chilowé é outra empresa que investe forte nos atrativos naturais. Aliás, sustentabilidade é o carro-chefe do projeto, tanto que está inserida até nas acomodações incluídas nos pacotes. A questão de lazer a baixo custo e de forma mais saudável para o planeta são elementos defendidos pela missão da agência.

Independente de onde você mora, sem dúvidas existe um entorno cheio de possibilidades lhe esperando. Por que não mergulhar neste universo próximo e aproveitar todos os benefícios que o microturismo tem a proporcionar? Como nós vimos, o resultado da ação reverbera pessoalmente e na comunidade em geral. Boa viagem!

Gostou do artigo? Então continue conectado ao Global Hub e fique por dentro de outras tendências mundiais:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...