Intercâmbio presencial no Chile: estude na UCEN

Uma experiência acadêmica em terras sul-americanas é capaz de trazer incontáveis vantagens. Além de aproveitar aquele tipo de crescimento que a internacionalização proporciona, o aluno vai ao encontro de riquezas culturais impressionantes. Para completar, garante certa familiaridade em termos de costumes sociais e até mesmo de comunicação. Pensando em tudo isso, por que não apostar em um intercâmbio presencial no Chile?

Se a ideia já passou pela sua cabeça, saiba que essa é a hora de concretizá-la. A Universidade Central do Chile – UCEN – está com vagas abertas para um semestre letivo de graduação. A oportunidade é para estudar em plena Santiago, capital do país, ou na região de Coquimbo.

Neste artigo, confira informações sobre a chance, incluindo requisitos necessários e processo de inscrição. Vamos lá?

Sobre a UCEN

A UCEN tem uma longa história de tradição no Chile. Isso porque é uma das universidades privadas mais antigas de todo o país. Fundada em 1982, prioriza uma formação integral do estudante, ou seja, valorizando também aspectos relacionados a habilidades. Algumas delas são: inteligência emocional, criatividade, solidariedade e capacidade de interação.

Hoje a instituição mantém 5 faculdades, que disponibilizam 33 diferentes cursos de graduação. Programas de pós-graduação e mestrado são igualmente oferecidos por lá, inclusive com ótimos espaços para pesquisa.

A principal sede da Universidade Central do Chile fica localizada na cidade de Santiago. No entanto, existe um outro campus em La Serena, principal cidade da região de Coquimbo.

Intercâmbio na UCEN

Ficou interessado em estudar na UCEN? A atual proposta de intercâmbio presencial no Chile é para o segundo semestre de 2022. As aulas acontecem durante os meses de agosto a dezembro, com provas finais podendo ser aplicadas em janeiro de 2023 (caso seja necessário).

Outra boa notícia é sobre a abrangência de cursos que entram na oportunidade. Sim, as possibilidades se estendem por todas as 5 faculdades da instituição. Existem cursos nas áreas de Economia, Governo e Comunicação; Engenharia e Arquitetura; Educação e Ciências Sociais; Direito e Humanidades; e Ciências da Saúde.

Para ter uma ideia sobre as disciplinas a serem escolhidas, é possível dar uma olhada na oferta acadêmica da universidade. Cabe destacar que só é permitido optar por matérias de semestre par (segundo, quarto, sexto, oitavo e décimo). Por outro lado, está liberado eleger disciplinas de cursos diferentes que estejam dentro de uma mesma área de ensino.

Como o intercâmbio é resultado de um convênio entre a Uninter e a UCEN, vale lembrar que não há custos referentes a mensalidades. As demais despesas (com passagem, hospedagem e alimentação, por exemplo) devem ser custeadas pelo aluno.

Requisitos para participar

Para participar da seleção e se candidatar ao intercâmbio, alguns requisitos são necessários. O primeiro é ser aluno de graduação da Uninter, por conta da parceria sobre a qual falamos ali em cima. É importante, ainda, que você esteja adimplente e que não esteja nem no primeiro e nem no último semestre. Quanto ao curso em que está matriculado, não existem restrições.

O espanhol é outro ponto de atenção. Como as aulas na UCEN são ministradas nesta língua, o ideal é que tenha pelo menos um nível B2 de domínio. Para estudantes não nativos no idioma, é exigido certificado de proficiência.

Documentos necessários

Separar documentos necessários é uma fase crucial em qualquer planejamento de intercâmbio. Para a vivência na Universidade Central do Chile, não há grandes mistérios na lista solicitada. Entretanto, é sempre legal providenciar tudo com antecedência, evitando atrasos ou imprevistos.

Veja a documentação de que vai precisar:

  • Carta de Patrocínio Institucional (solicite ao Global Hub Uninter);
  • Carta de recomendação (solicite ao Global Hub Uninter);
  • Formulário de candidatura (solicite ao Global Hub Uninter);
  • Transcrição do histórico acadêmico (emita através do UNIVIRTUS e traduza para o espanhol);
  • Carta de motivação (em espanhol);
  • Cópia do passaporte;
  • Fotografia 3×4.

Como se inscrever

O primeiro passo para se inscrever no intercâmbio chileno é entrar em contato com o time do Global Hub da Uninter. É por esse caminho que você terá sua nomeação feita pelo Gabinete de Relações Internacionais da universidade. Também é por aqui que poderá solicitar os documentos citados anteriormente. A comunicação deve ser realizada por e-mail (internacional@uninter.com).

Depois da nomeação, você dará andamento no processo no próprio site da UCEN. Para isso, precisará preencher suas informações na plataforma oficial da instituição.

E não se esqueça do prazo. As inscrições ficam abertas até o dia 10 de maio.

Um intercâmbio presencial no Chile é decisão acertadíssima na busca por ampliar horizontes e estudar fora. E aqui vai a última dica: não deixe de acompanhar as regras sanitárias para entrada e permanência no país. Assim como vários lugares do mundo, o destino vem alterando constantemente as medidas de segurança na pandemia. Por isso, o ideal é manter-se atualizado. Bom processo seletivo e boa viagem!

Gostou do artigo? Então continue conectado conosco, acompanhando as melhores oportunidades para sua carreira e educação:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...