Como a mobilidade acadêmica pode impulsionar sua carreira

O que é mobilidade acadêmica?

Viajar é bom e todo mundo gosta, mas viajar para aperfeiçoar um idioma, estudar em outro país e potencializar o aprendizado profissional pode ser ainda melhor.

O nome dessa experiência super legal e enriquecedora se chama mobilidade acadêmica e é destinada a estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado que querem fazer um intercâmbio educacional. O tempo de duração varia de acordo com o programa escolhido.

Preencha o formulário se tem interesse em fazer um intercâmbio.

Por que participar de um programa de mobilidade acadêmica?

A experiência internacional traz muitos aprendizados. Entre eles, o domínio de uma língua estrangeira, a ampliação de conhecimentos técnicos e culturais, o entendimento de processos e burocracias, a socialização com várias nacionalidades, a adaptação ao novo e ao diferente, a consciência de responsabilidade e a necessária autonomia.

Parece muita coisa e é! Mas um intercâmbio educacional ainda traz inúmeras outras capacidades e benefícios que só quem passa por um pode entender. E quem valoriza todos esses aprendizados são as empresas, que buscam, por exemplo, por profissionais versáteis, curiosos, adaptáveis, flexíveis, responsáveis e confiantes.

Ter participado de um programa de mobilidade acadêmica, portanto, pode ser um salto incrível para a carreira de um estudante de graduação, que está prestes a entrar no mercado de trabalho no Brasil ou no exterior, e também para um mestrando ou doutorando, que expande suas possibilidades de contatos (e contratos!).

Leia também: Estudar fora: como citar sua experiência internacional no currículo?

Como participar de um programa de mobilidade acadêmica?

Agora que você está convencido que o intercâmbio educacional pode impulsionar sua carreira, é hora de entender como participar de um. A maneira mais tradicional e procurada é por meio da própria universidade ou centro universitário, que costumam ter parcerias com instituições internacionais e auxiliam em todo o processo.

Na Uninter, existe o Global Hub, departamento responsável pela preparação, orientação e acompanhamento dos intercambistas, e que também disponibiliza conteúdo para capacitar e inspirar alunos com mentalidade global. É lá que se produzem os editais, as inscrições, os termos de responsabilidade, os relatórios de retorno e os contratos de parceria com instituições estrangeiras.

Entre os objetivos do Global Hub estão, por exemplo, o desenvolvimento científico e tecnológico de pesquisadores de excelência, a orientação compartilhada de pesquisas entre docentes Uninter e do exterior e até mesmo a equivalência e reconhecimento de estruturas curriculares.

Tudo isso é muito importante para o currículo do aluno, que quando entra no mercado profissional, têm boas referências relacionadas a todas as universidades pelas quais passou.

Leia também: Bolsas de estudo no exterior: confira novas oportunidades.

Tem como saber as instituições parceiras da Uninter, bolsas e outros conteúdos sobre intercâmbio?

Tem sim! O Global Hub é um ótimo recurso para aprender mais sobre preparação e planejamento para uma experiência bem-sucedida de estudo no exterior.

No site, é possível saber tudo sobre instituições parceiras, bolsas de estudo, cursos e programas (como o Global Ambassadors Uninter), tendências, além do blog que traz informações pertinentes para quem quer conhecer o cenário internacional e assuntos relevantes no exterior.

Para saber mais, basta entrar em contato com internacional@uninter.com.

Gostou e quer continuar acompanhando temas relacionados à mobilidade acadêmica? Então siga o Global Hub nas redes sociais porque sempre tem conteúdo novo por lá!

Instagram: @uninterglobalhub.

Facebook: @uninterglobalhub.

Linkedin: UNINTER – Global Hub.

Youtube: UNINTER Global Hub.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...