Conheça as melhores universidades de Matemática do mundo

Os números fazem parte de nossa vida e lidar com eles é uma habilidade mais do que necessária. A importância de tal área do conhecimento é tão evidente que se reflete em diferentes setores, indo da educação a engenharia. Um profissional de matemática sempre será fundamental tanto na própria carreira quanto em segmentos relacionados, portanto, é justo pensar em formação de qualidade.

E se o assunto é aprendizagem, como não se questionar sobre quais são as melhores universidades de Matemática do mundo? Uma instituição de referência é capaz de oferecer ao aluno ensinamentos e recursos que permitirão avanços constantes para toda a sociedade.

Neste artigo, selecionamos 7 universidades que se destacam no quesito matemática. Confira e descubra quais são elas!

As melhores universidades de Matemática do mundo

Todo ano, avaliadores mundiais realizam estudos que definem quais instituições se destacam em determinadas áreas. A classificação é feita seguindo critérios cuidadosos que passam por uma série de itens. Tudo isso para criar listas justas, que de fato auxiliem as pessoas no momento de escolher suas universidades.

Quando se trata de rankings universitários, existem dois que estão entre os mais conhecidos e relevantes: o do QS World e o da Times Higher Education (THE). Por isso, são eles que vamos considerar na relação logo abaixo. Os dois sistemas consideram reputação acadêmica, impacto de pesquisas e outros fatores em sua metodologia.

Todas as instituições que aparecem aqui fazem parte do atual top 10 de Matemática em ambas as avaliações. Veja quais são elas:

Massachusetts Institute of Technology (MIT)

Independente da área de ensino, já é comum observar o MIT liderando pódios. E quando se trata das melhores universidades de matemática do mundo não é diferente. O instituto de tecnologia aparece como primeiro colocado no QS World University Ranking e na quinta posição da Times Higher Education.

O lugar ainda é líder mundial de pesquisas tanto em matemática pura quanto aplicada. No seu departamento específico da área, há professores conceituados, que já foram reconhecidos com prêmios como Abel e MacArthur. Atualmente, cerca de 360 alunos estão matriculados nas graduações de Matemática ou Matemática com Ciência da Computação.

Stanford University

A Universidade Stanford dispensa apresentações. Mas você sabia que essa pérola do Vale do Silício não chama atenção apenas por formar grandes empreendedores? Em matéria de matemática, a instituição segue tendo uma história de muito sucesso.

Lá, o Departamento de Matemática faz parte da Escola de Humanidades e Ciências. Além de possuir um centro de pesquisas bastante reconhecido, a escola reúne brilhantes líderes em seu corpo docente.

Iniciativas e programas também não faltam. O Stanford University Mathematics Camp, por exemplo, é um projeto de estudo intensivo voltado para alunos do ensino médio (que demonstram talento em matemática).

Harvard University

Que a Universidade de Harvard é uma gigante não é novidade. E sua relação com a matemática é antiga. Para ter uma ideia, em 1727 a instituição nomeava seu primeiro professor de Matemática e Filosofia Natural. Hoje, é lar de docentes donos de Prêmios Nobel e Medalhas Fields.

Outro diferencial de Harvard é a valorização a eventos que ultrapassam a sala de aula. Promovendo uma aprendizagem contínua, não deixa de organizar seminários, conferências e colóquios.

University of Cambridge

Relacionar Cambridge e matemática é uma tarefa simples. Afinal, estamos falando da universidade onde estudou Isaac Newton e Isaac Barrow. Mas engana-se quem pensa que a primeira instituição europeia desta lista se resume a tradição.

Atualmente, a Universidade de Cambridge mantém o Centro de Ciências Matemáticas, onde está localizada sua comunidade voltada para a área. Com uma estrutura poderosa (em pesquisa, prática e conteúdo teórico), tem cursos que vão da graduação ao doutorado.

Oxford University

O Mathematical Institute, de Oxford, defende que a matemática é o “motor por trás da ciência no século XXI”. No edifício que abriga esta ideia estão cerca de 1200 estudantes e 200 funcionários (entre professores e pesquisadores).

A Universidade de Oxford também foca em uma espécie de formação global, mantendo departamentos em várias partes do mundo, através de associações. Outro aspecto que chama atenção é seu olhar sobre as mulheres na matemática. A instituição conta com uma sociedade, a Mirzakhani, que visa apoiar e aumentar a proporção de alunas no campo.

University of California, Berkeley

A Universidade da Califórnia em Berkeley visa um contato estimulante com a matemática. Por isso, seu departamento proporciona instalações super completas e de acordo com as necessidades dos alunos. Laboratórios, bibliotecas e 26 salas projetadas especialmente para o ensino matemático são exemplos de recursos encontrados por lá.

O Instituto de Tecnologia em Ciências Matemáticas é outro ponto forte da instituição. O prédio reúne mais de 1000 profissionais anualmente, participando de programas de pesquisa abrangentes.

ETH Zürich

O Instituto Federal de Tecnologia de Zurique é mais uma daquelas figurinhas carimbadas nos rankings. O motivo não é mistério, já que desempenha papel crucial na educação, sendo uma das universidades de maior referência da Europa.

Na matemática, faz questão de priorizar a investigação e ambientes de interação. Seu departamento matemático envolve espaços como o Seminário de Matemática Aplicada, o Seminário de Estatística e o Instituto de Pesquisa de Operações.

Além de ter programas próprios de graduação, o núcleo ainda é responsável por todos os cursos de matemática desenvolvidos e oferecidos pelo ETH Zurique. Isso significa que mesmo alunos de outras áreas podem, eventualmente, se beneficiar de sua qualidade.

Sem dúvidas, conhecer as melhores universidades de Matemática do mundo nos causa uma abertura de horizontes sem igual. E ainda existem mais nomes que fazem parte deste time, como a National University of Singapore, Princeton University, Yale University e o California Institute of Technology. E então, você tem uma instituição favorita?

Se gostou do artigo, siga o Global Hub nas redes sociais e continue conectado conosco:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...