O que fazer em Lisboa: 7 dicas para aproveitar a cidade

Portugal é um país surpreendente. Plural, bucólico e dono de paisagens lindíssimas, o lugar atrai viajantes do mundo inteiro, causando encantamento imediato. E entre suas principais cidades visitadas está aquela que é a maior do país. Se você já pisou ou ainda pretende pisar neste recanto europeu, provavelmente já se perguntou: o que fazer em Lisboa?

Lazer, cultura, arte, gastronomia. Por ali existe de tudo um pouco. Por isso, uma coisa é certa: passar um tempo em terras lisboetas não deixa espaço para tédio.

Pensando em lhe ajudar a curtir esse destino em grande estilo, selecionamos 7 dicas de atrações capazes de abrilhantar qualquer viagem. Confira e descubra o melhor de Lisboa!

1. Caminhe por Alfama

Alfama é uma área que traduz muito da identidade de Lisboa (e até mesmo de Portugal de forma geral). Histórico, o bairro é o mais antigo da cidade e o 2° mais antigo de toda a Europa. Andar ali é se deparar com o cotidiano português, evidenciado pelas roupas penduradas nos varais, pelas casinhas de azulejos coloridos e pelo fado que ecoa nas ruas.

Por entre as ladeiras do local também há pontos turísticos marcantes. É em Alfama que fica o Castelo de São Jorge, por exemplo. Trata-se de uma construção medieval com mais de 8 séculos de existência! Apreciar o pôr do sol na parte externa da edificação é um programa para ninguém colocar defeito.

O vai e vem do bonde mais preservado de Lisboa é outro achado. Não é difícil encontrá-lo enquanto passeia pela região. E ele ainda funciona como meio de transporte, o que garante mais facilidade ao se locomover pelo bairro.

2. Admire a vista em um miradouro

Miradouros são como mirantes, de onde é possível ter vistas privilegiadas da cidade. Lisboa está cheia deles e cada um oferece uma experiência diferente. O que todos têm em comum é a capacidade de arrancar suspiros.

Dos miradouros dá para avistar o Rio Tejo, a famosa Ponte 25 de Abril e vários outros pontos de interesse. E saiba que por Alfama mesmo você consegue encontrar alguns dos melhores espaços para apreciar o visual. Na lista estão o Miradouro de Santa Luzia, o Miradouro das Portas do Sol e o do Castelo de São Jorge.

Agora, se você deseja olhar o próprio castelo de um ângulo novo, experimente o Mirador de São Pedro de Alcântara. Ele fica perto do bairro Chiado e não decepciona em matéria de beleza.

3. Conheça os (muitos) museus

Você é do time que não perde a oportunidade de conhecer um novo museu? Então pode se preparar para um roteiro recheado de atrativos.

Cultura, arte, história e tradição são características muito presentes nos museus espalhados por Lisboa. Espaços com relevantes acervos de Portugal e do mundo, datados de todas as épocas, são uma constate na cidade. Entre eles, um dos mais conhecidos pelos viajantes é o Museu do Azulejo, que homenageia este elemento tão clássico dentro da arquitetura portuguesa.

O Museu do Fado e Museu da Marioneta são outras ótimas opções para se inteirar da cultura popular.

Veja mais alternativas para conhecer:

  • Museu da Farmácia: museu voltado para a saúde e que guarda um lindo jardim de frente para o Tejo;
  • Museu da História Natural e da Ciência;
  • Museu Calouste Gulbenkian: espaço com uma rica coleção de arte;
  • Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia: além do vasto acervo, possui uma área externa que vale a pena conferir;
  • Livraria Bertrand (do Chiado): apesar do local não ser propriamente um museu, segue sendo ótima pedida para os amantes de história. Isso porque é a mais antiga livraria do mundo ainda em funcionamento.

4. Sinta o clima da cidade na Praça do Comércio

A Praça do Comércio, também conhecida como Terreiro do Paço, é aquele ambiente multicultural e central onde tudo acontece. Edifícios históricos, monumentos e restaurantes são fartos pelos arredores. Entretanto, uma das maiores vantagens de estar nesta localidade é poder sentar à beira do Rio Tejo, sentindo a atmosfera da cidade e escutando a música de um artista de rua.

Também é pertinho da praça que está o bairro Chiado, com seu comércio vibrante e pontos turísticos clássicos. Uma vez ali, experimente passar no Café A Brasileira, que já teve Fernando Pessoa como frequentador; no Convento do Carmo; e na loja A Vida Portuguesa, estabelecimento que vende produtos portugueses antigos, que fizeram e ainda fazem parte da memória do país.

5. Prove um legítimo Pastel de Belém

Pastel de nata é uma iguaria que não falta em Lisboa. Por outro lado, o famigerado Pastel de Belém você só encontra neste importante bairro da cidade.

A receita original dos deliciosos pasteizinhos foi criada ali, mais especificamente no Mosteiro dos Jerônimos. A partir de 1837, ela passou a ser produzida e comercializada pela confeitaria Pastéis de Belém. Hoje, o comércio é um verdadeiro “point” dos turistas, que muitas vezes chegam a formar fila na porta para experimentar o quitute.

E já que estamos falando de Belém, aproveite a passagem pela região para conhecer outros de seus marcos. A Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos estão entre eles.

6. Participe de uma Festa de Santo Antônio

Esta é uma dica específica, mas especial. Se você tem flexibilidade para decidir a data de sua viagem ou está indo passar uma temporada longa em Lisboa, fique de olho no mês de junho. Todo ano, do dia 12 para o dia 13, acontece a Noite de Santo Antônio. A comemoração nada mais é do que uma das maiores festas de rua de Portugal.

Em circunstâncias normais, sem o advento da Covid, as pessoas se reúnem pelos bairros em um evento que lembra nossas Festas Juninas. A celebração envolve ruas decoradas com bandeirinhas, sardinhas assadas, músicas típicas e desfiles. Uma experiência e tanto!

7. Descubra Sintra e Cascais

Ao planejarmos uma viagem, é comum sentir vontade de incluir cidades vizinhas no roteiro, fazendo aquele típico esquema de bate-volta. Em Lisboa, isso não só é possível como também recomendável.

Sintra e Cascais são duas cidades que complementam o passeio com perfeição. Sintra é bucólica, tem ares de contos de fadas, e é dona de lendas que nos deixam fascinados. Enquanto isso, Cascais mantém aura praiana, oferecendo paisagens naturais dignas de pura admiração.

Em um mesmo dia dá para percorrer as principais atrações de ambos os destinos. Contudo, o mais indicado é tirar ao menos um dia inteiro para cada um. Dessa forma você consegue curtir com calma, tendo a sensação de que realmente se conectou com os lugares.

Escolher o que fazer em Lisboa significa começar a viajar antes mesmo de pegar um avião. Agora que já sabe como desfrutar dos seus dias na cidade, é só esperar pelos momentos inesquecíveis que terá!

Se gostou do artigo e das sugestões, continue conectado conosco através das redes sociais do Global Hub:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...