Descubra 7 tendências sobre o futuro do trabalho

Hoje em dia, as transformações acontecem de maneira acelerada. Na tecnologia, no comércio e em tantas outras áreas, inovações são uma constante, causando impacto em nossas vidas. Já parou para pensar em como, há dez anos, nosso modo de enxergar o digital era completamente diferente?

E quando se trata de profissão, já notou que algumas tendências nem sonhavam em existir até algum tempo? Isso leva a uma necessidade de repensar modelos de negócios até então tradicionais. Por isso, é importante se manter atualizado sobre o futuro do trabalho.

Como estamos enxergando as trajetórias profissionais e para onde as mudanças caminham? Visando  responder a questão, selecionamos 7 movimentos que indicam o que devemos esperar para os próximos anos. Confira!

1. Avanço da flexibilidade

Há anos, o trabalho remoto vem sendo um objetivo para muitas pessoas. Principalmente entre trabalhadores freelancers e nômades digitais, a realidade já não é uma novidade. E com a chegada da pandemia de Covid, vimos o modelo home office se estender significativamente.

Empresas e profissionais que ainda não consideravam esta forma de trabalho, viram nela uma solução para as restrições causadas pelo vírus. Juntamente, puderam avaliar os pontos fortes trazidos pelo formato, como economia de recursos e otimização do tempo.

Apenas esse panorama já poderia alertar para um aumento dos profissionais remotos, mas não para por aí. Além da crescente mudança de mentalidade da sociedade, que tem passado a valorizar cada vez mais a rotina flexível, também temos as evoluções da internet.

O Metaverso, por exemplo, se aproxima dia após dia. Com ele, tudo indica que as reuniões virtuais se tornarão mais reais, assim como tantas outras possibilidades multimídia que facilitarão encontros. O resultado disso é uma promissora troca entre equipe, mesmo que cada integrante dela esteja em um lugar diferente.

2. Maior autonomia

Esta é uma característica que tem tudo a ver com a tendência anterior. Se há aumento de profissionais organizando seus próprios horários e controlando sua própria produtividade, consequentemente haverá maior autonomia nos empregos.

O fato nos revela o quanto a autogestão será uma capacidade necessária. Sem a companhia de um superior hierárquico no escritório, delegando atividades, é preciso dedicar tempo a autoavaliações e planejamento.

A autonomia também influencia no networking. Fora de um espaço físico próprio para encontrar colegas de trabalho, a rede de contatos é desenvolvida de outra maneira.

3. Surgimento de novas profissões (que ainda nem conhecemos)

É fato: o futuro do trabalho mantém forte ligação com o futuro tecnológico. E o futuro tecnológico promete verdadeiras revoluções. Estamos falando da criação de um universo totalmente interativo; de inteligência artificial avançada; realidade virtual; robótica; aparelhos inteligentes; e conexões 100 vezes mais velozes do que as de hoje.

Com tantas novidades, não é difícil constatar que veremos o surgimento de novos cargos. O fato, inclusive, já foi tema de pesquisa. Segundo estudo feito pelo Insitute for The Future, 85% das profissões que estarão disponíveis em 2030 ainda não existem!

4. Necessidade de qualificação e adaptação

Assim como novas profissões estão para surgir, outras desaparecerão ao longo do tempo. A tendência é de que a robótica e a inteligência artificial realizem aquelas atividades analíticas ou que demandam repetição. Um exemplo são as funções de telemarketing.

Com isso, é importante que a sociedade se adapte e busque qualificações para continuar ativa no mercado. Tudo leva a crer que haverá diminuição de empregos com remuneração baixa e aumento de empregos melhores remunerados, de acordo com as atribuições necessárias. Ou seja, formação acadêmica e cursos de capacitação só se tornarão ainda mais relevantes.

5. Valorização do ensino a distância

Unindo flexibilidade e busca por estudos, o ensino a distância é uma força em potencial. Isso porque o formato de educação remota se molda aos profissionais com liberdade geográfica. Para completar, oferece, muitas vezes a preços atrativos, um leque de alternativas de aprendizagem.

O mesmo avanço tecnológico sobre o qual já falamos também intensifica as vantagens do EAD. Conexões mais rápidas e de maior abrangência, assim como novas soluções e ambientes virtuais modernos, serão decisivos para atender bem a demanda.

6. Soft Skills como diferenciais

Existe algo nos seres humanos que é insubstituível: suas habilidades comportamentais. Criatividade, empatia e capacidade de solucionar problemas são exemplos de características que automação nenhuma supera.

Por esse motivo, elas já são e ainda serão muito requisitadas no mercado de trabalho. Desenvolvê-las é conquistar um diferencial capaz de trazer benefícios em qualquer setor de atuação.

7. Dinamismo nas carreiras

Antigamente, era comum ver alguém que passava toda a sua trajetória profissional em uma mesma empresa. Hoje, com a velocidade das coisas, já notamos um dinamismo maior.

Para o futuro, essa sensação de fluidez e de empregos mais curtos promete continuar. O motivo para que isso aconteça não é um mistério, já que as pessoas têm estado mais interessadas em projetos que atendam seus propósitos e metas (e é natural que elas se modifiquem ao longo do tempo).

A estabilidade, algo muito desejado no mundo corporativo, dependerá mais de uma rede de contatos consistente do que do cargo de fato.

Ao ler cada tendência, você pode ter notado similaridades com o que vem percebendo ao redor, no dia a dia. Cada característica do futuro do trabalho deixa claro que ele já está batendo em nossa porta. E então, está preparado para deixá-lo entrar?

Se gostou do artigo, conheça as redes sociais do Global Hub e continue conectado conosco:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...