Como fazer um intercâmbio na Universidade de Salamanca?

Histórica, a Universidade de Salamanca dispensa apresentações. Fundada em 1218, a instituição é simplesmente a mais antiga universidade da Espanha, além de ser a 4° mais antiga de toda a Europa. Por entre seus corredores não falta tradição e um ensino que justifica tal longevidade.

Você já se imaginou estudando em um lugar assim? Sem dúvidas, a experiência consegue proporcionar um saldo mais do que positivo. Estar inserido neste contexto é marcar em definitivo seu percurso acadêmico, profissional e pessoal.

Pensando nisso, estamos trazendo hoje uma oportunidade de intercâmbio que merece atenção especial. A seguir, confira como estudar na Universidade de Salamanca e prepare-se para uma vivência inesquecível!

A Universidade de Salamanca

Antes de qualquer coisa, é legal entender melhor a importância da Universidade de Salamanca em termos de educação.

Referência mundial, a universidade possui uma estrutura que combina modernidade e valorização de sua trajetória. Seus prédios e campi contam com museus, residências estudantis e mais de 500 laboratórios de pesquisa.

O ambiente principal da instituição, o Edificio de Escuelas Mayores, ainda abriga a mais antiga biblioteca universitária da Europa. Entre seu acervo estão materiais impressos que chegam a datar do século XV!

Em matéria de amplitude curricular, segue chamando atenção. O lugar disponibiliza quase uma centena de cursos de graduação, mais de 70 programas de mestrado e 41 doutorados. Hoje, cerca de 30 mil alunos estudam por lá.

O programa de mobilidade internacional

O programa de intercâmbio da Universidade de Salamanca abrange dois períodos distintos. É possível optar por estudar na Espanha entre os meses de setembro de 2022 a janeiro de 2023 (ou por um ano acadêmico completo, que se estende até junho); ou, ainda, entre fevereiro e junho de 2023.

A oportunidade está aberta para alunos de graduação. Se a ideia for aproveitar o calendário que tem início em setembro deste ano, o prazo para se inscrever vai até o dia 31 de maio.

O aluno interessado na experiência tem autonomia para escolher de 2 a 6 disciplinas que deseja cursar dentro de um quadrimestre. Para organizar o plano de estudos, pode acessar a página específica de disciplinas oferecidas no site da universidade.

É importante lembrar que o programa de mobilidade não oferece bolsas de estudo, ou seja, não há isenção de taxas acadêmicas. Apesar de os valores correspondentes aos cursos do próximo período ainda não terem sido divulgados, dá para ter uma base dos preços baseada nos custos recentes. Atualmente, cada crédito inscrito custa 63 euros, não incluindo outras despesas gerais.

Também vale destacar que não são admitidos estudantes nos cursos de medicina, odontologia, enfermagem e fisioterapia.

Requisitos e documentos necessários

Para se candidatar ao intercâmbio na Universidade de Salamanca é preciso estar com matrícula ativa na Uninter. Além disso, o ideal é que não esteja no primeiro semestre e nem no último período ou ano de seu curso.

Outro requisito obrigatório é a comprovação de proficiência em espanhol. O nível mínimo exigido é o B1, considerando o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).

Completando, é importante se responsabilizar pelas despesas gerais da vivência (passagem de ida e volta, visto, estadia, alimentação, taxas e demais custos eventuais).

Veja agora a documentação necessária:

  • Certificado que comprove a proficiência mínima na língua espanhola;
  • Formulário de candidatura assinado (enviado pela Uninter);
  • Seguro médico;
  • Histórico acadêmico;
  • Passaporte válido.

Processo de inscrição

O primeiro passo para se candidatar ao programa é entrar em contato com Global Hub da Uninter, através do e-mail internacional@uninter.com.

A partir daí, você manifestará seu interesse no processo, providenciando os documentos necessários e recebendo as instruções adequadas para dar andamento à candidatura.

A inscrição oficial será feita de forma online, no site da Universidade de Salamanca. Após preencher o formulário de participação, a Uninter enviará para a instituição espanhola os documentos separados anteriormente.

Com tudo concluído, é só aguardar o resultado da seleção.

Já decidiu que quer participar do processo seletivo para a Universidade de Salamanca? Parabéns, esse é um grande passo para potencializar sua formação. Caso tenha alguma dúvida sobre o programa, basta entrar em contato com o mesmo e-mail que viu ali em cima, o internacional@uninter.com. Estaremos na torcida e desejamos sucesso!

Se gostou do artigo, não deixe de acompanhar as redes sociais do Global Hub e siga conectado conosco:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...