5G no Brasil: como a tecnologia vai transformar nossa internet

Você já parou para pensar no ritmo de crescimento da internet e do digital como um todo? É interessante perceber como alguns avanços de hoje pareciam tão distantes em um passado recente. E as transformações seguem acontecendo, em velocidade condizente com as necessidades do mundo tecnológico. A chegada do 5G no Brasil é um exemplo claro disso.

A nova tecnologia de internet móvel promete revolucionar não só a maneira como nos conectamos, mas também como interagimos, trabalhamos e estudamos.

Quer saber como? Confira abaixo!

O que é o 5G

O 5G é a quinta geração de internet móvel, sucessora do 4G. Considerada uma evolução da tecnologia anterior, traz como diferencial um alcance maior em termos de conexão e muito mais velocidade.

O que isso significa na prática? Downloads surpreendentemente rápidos; conexões estáveis; boa latência (tempo de resposta entre uma ação feita no dispositivo e a “reação” do servidor); e melhor troca de informações entre aparelhos.

Para você ter uma ideia do potencial de agilidade, estamos falando de uma velocidade cerca de 100 vezes maior do que a do 4G. Ou seja, downloads e uploads de grandes arquivos podem ser feitos em questão de segundos!

Além disso, a capacidade de cobertura da tecnologia chama atenção. O 5G pode atingir a marca de 1 milhão de dispositivos conectados por quilômetro quadrado. Com rapidez na transmissão de dados e amplo alcance, os avanços se estendem por toda a sociedade. Melhoras na telemedicina, nos serviços de entrega e até mesmo na autonomia dos automóveis são só alguns exemplos possíveis.

Quais são os benefícios do 5G

Pensar nas vantagens do 5G é considerar vários setores diferentes.

Começando pela possibilidade de inclusão, já que terá o poder de atingir locais onde a internet não chega de maneira completa atualmente, como determinadas zonas rurais. Esse, inclusive, é um compromisso assumido pelas empresas responsáveis por implementar a tecnologia no país.

Outro grande salto é na chamada “internet das coisas”, isto é, na interconexão de objetos como geladeiras, fogões, relógios, entre outros.

E o que dizer do potencial de atingir a educação e o mercado de trabalho?

Veja alguns benefícios específicos nessas e outras áreas:

Nas relações

As relações sociais são sempre um ponto crucial quando o assunto é tecnologia. E conforme as transformações ocorrem, elas seguem sendo diretamente afetadas.

À medida que o 5G for se tornando parte do dia a dia dos usuários, é natural que haja melhorias significativas com relação a chamadas de vídeo e reuniões remotas de trabalho (por conta da latência).

Se combinarmos a rede de internet com o constante desenvolvimento do metaverso, podemos até imaginar grandes possibilidades de encontros virtuais entre amigos e familiares. O que representaria menos limitação geográfica.

A transmissão e troca de conteúdos pelos canais sociais é outra tendência a continuar, com aumento do formato audiovisual.

No mercado de trabalho

Durante a chegada e popularização do 4G, nos deparamos com novos formatos de trabalho. Foi o caso do Uber, por exemplo. Esse tipo de atividade está ligada com a forma de conexão que a tecnologia oferece, o que o tornava mais inviável na época do 3G.

É natural, então, pensar que o 5G também trará consigo novos modelos de negócios e funções. Mesmo no processo de implementação, será preciso contar com profissionais qualificados. E olhando para o futuro, uma série de carreiras que envolvem tecnologia tem tudo para serem cada vez mais procuradas, como a engenharia da computação.

No fator trabalho híbrido, a influência será inegável. As melhorias da internet possibilitarão mais estrutura para que o profissional trabalhe independente de onde esteja.

Na educação

É impossível falar do 5G na educação sem voltar para a questão da inclusão. Alcançar lugares onde hoje a internet não chega é dar um salto em termos de acesso à aprendizagem. Com isso, a possibilidade de educação à distância é capaz de atingir muito mais pessoas.

O melhor aproveitamento de recursos multimídia também merece destaque. A agilidade do 5G permitirá aplicativos, programas e materiais ainda mais completos para o aluno (e até mesmo para o professor).

Na faculdade, aulas imersivas não estão distantes de acontecerem, principalmente com o uso de realidade virtual e aumentada. Por exemplo: imagine um aluno de medicina capaz de aprender realizando cirurgias por simulação digital.

Na internet das coisas

O termo “internet das coisas” já é familiar. Quando falamos sobre ele, é comum pensarmos em objetos que funcionam por conta própria, como geladeiras que controlam o próprio consumo ou fogões que avisam quando determinado preparo está pronto.

Por aí nós podemos tirar benefícios que envolvem economia de dinheiro, tempo e energia. Mas não é só isso. Falar de internet das coisas ainda inclui saltos grandiosos na robótica e no advento das cidades inteligentes.

Operações médicas feitas por robôs, com o acompanhamento remoto do médico; cidades com um sistema de iluminação todo interligado, que emite alertas automáticos no caso de algum problema. Esses são apenas alguns vislumbres da capacidade do 5G em conjunto com demais avanços.

5G no Brasil

Apesar de esperada, a chegada do 5G no Brasil é algo que está ocorrendo de maneira gradual. Ou seja, ainda vai demorar um pouco até que de fato possamos usufruir da mudança.

A expectativa é de que a tecnologia esteja disponível nas capitais brasileiras em julho de 2022. Entretanto, esse é o início de um processo que possivelmente se estenderá até 2029 (quando realmente teremos uma cobertura total).

Compatibilidade

Além das antenas e toda a preparação externa para receber o 5G, os dispositivos também precisarão se adequar.

Atualmente, nem todos os aparelhos de celular, por exemplo, estão preparados para a nova tecnologia. Aqueles que são compatíveis tendem a ter valores elevados. Motorola, Samsung e Apple são algumas marcas que já produzem linhas de smartphones visando a transformação.

E uma boa notícia: a tendência é de que o 5G utilize menos bateria dos aparelhos, novidade ótima tanto para a durabilidade quanto para a natureza.

Saber detalhes sobre a chegada do 5G no Brasil nos deixa ainda mais ansiosos para conferir de perto as evoluções que o acompanharão. E você, já está preparado para ele?

Se gostou do artigo, não deixe de acompanhar as redes sociais do Global Hub e continue conectado conosco:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...