Tudo que você precisa saber sobre Financial Aid

Para muitos estudantes o intercâmbio só é possível com um financial aid, ou, como chamamos, bolsa de estudos.

Se este é o seu caso, continue a leitura e aprenda mais sobre os programas de assistência estudantil.

O que é Financial Aid?

O financial aid significa literalmente ajuda financeira. Por isso, é o termo que designa os programas de auxílio destinados aos estudantes nos Estados Unidos.

Estes programas são financiados por instituições privadas ou (o mais comum), pelas próprias universidades.

A solicitação do financial aid é um processo seletivo além da aplicação (inscrição nas universidades) e, dependendo das regras da instituição, pode ser independente, ou seja, você pode ter a sua inscrição aprovada, mas a sua ajuda financeira não.

O que você precisa saber antes de fazer a solicitação?

Antes de entrar com o pedido de auxílio, entenda como funciona o sistema de bolsas universitárias nos Estados Unidos:

Need-blind: é quando a universidade aceita a solicitação de bolsa do futuro aluno independente da sua situação financeira. Esta condição normalmente acontece em universidades de maior prestígio como Harvard e Yale.

Need-aware: quando a universidade considera a situação econômica do estudante. Este é o caso mais comum para estudantes estrangeiros.

Full need met: são bolsas que cobrem todas as necessidades financeiras do estudante como moradia e alimentação.

Gapping: é um termo informal para as universidades que têm programas de bolsas com o valor limitado.

Além disso, existem dois critérios principais para conseguir o financial aid:

Need-based: quando as bolsas são baseadas apenas nas necessidades financeiras dos alunos.

Merit-based: quando o mérito define se o aluno terá direito ao auxílio, neste caso é baseada em uma conquista. Por exemplo: alto desempenho em um esporte.

Para ficar mais claro, segue um exemplo: uma universidade “need-blind” oferece ajuda financeira “full need met” utilizando o “merit-based”.

Quais os tipos de bolsas?

Grants: são as bolsas concedidas pela própria universidade, geralmente usam como critério o need-based do aluno, na maioria dos casos, não exige reembolso.

Loans: são os empréstimos estudantis que ouvimos falar nos filmes e séries. Neles os credores são as universidades, instituições privadas ou para americanos e estudantes qualificados, o governo federal dos EUA.

Work-study: nesta modalidade a universidade oferece um trabalho de meio-período remunerado para auxiliar o estudante nas despesas.

E as Scholarships?

As scholarships são uma categoria de financial aid, concedida pela universidade e também por outras instituições.

 Elas utilizam need-based, merit-based ou ambas durante o processo de avaliação. Seguem 3 exemplos:

  • Academic Scholarship: que tem como maior critério o desempenho acadêmico do estudante, como as notas do SAT, TOEFL e atividades extracurriculares.
  •  Athletic Scholarship: para alunos que tenham alta performance em um esporte.
  • Minority Scholarship: bolsas de estudos para grupos com pouca representatividade no ambiente acadêmico, por exemplo, indígenas e negros.

Como se inscrever no Financial Aid?

Normalmente, ao fazer o application, existe um espaço para o estudante indicar se deseja ou não solicitar a ajuda financeira.

Demonstrado o interesse a universidade irá informar os requisitos para o auxílio, seguem os principais:

Preencher o CSS Profile ou o ISFAA

Ambos os documentos pretendem comprovar a condição financeira do intercambista, existem universidades que aceitam somente um tipo e outras permitem os dois.

O CSS Profile (College Scholarship Service Financial Aid Profile) é um formulário online em que o aluno deve inserir todas as suas informações financeiras.

Para utilizar o CSS Profile é cobrado uma taxa. Atualmente o valor é 25 dólares para a primeira universidade e 16 dólares para as demais.

Mas se você não tiver condições de pagar a taxa, pode solicitar o fee waiver (isenção de taxa).

Neste caso, entre em contato com o departamento da universidade responsável pelo financial aid e faça a solicitação. Caso seja aprovada, você receberá um código para incluir no CSS Profile.

Contudo, nem todas as universidades oferecem a isenção de taxa.

Por isso existe o ISFAA (International Student Financial Aid Application)

Diferente do CSS Profile, o ISFAA é um formulário que precisa ser respondido à caneta e enviado para a universidade.

Além do documento preenchido, são solicitados os comprovantes financeiros da família como: declaração do imposto de renda, extrato bancário e holerite.

Responder o ISCoF

Embora este formulário não seja solicitado por todas as universidades, é importante conhecê-lo.

O ISCoF (International Student Certification of Finances) é um documento que mostra quanto o estudante possui de fundo de emergência ao ingressar na universidade, e quanto dinheiro a sua família tem disponível.

Enviar documentos pessoais

Além dos formulários já citados, pode ser que a universidade solicite outros documentos como o passaporte e a identidade.

Estas 3 são as exigências mais comuns para quem solicita ajuda financeira, entretanto, os requisitos variam de universidade para universidade.

Também empresas de investimento fazem processos seletivos próprios, por isso é essencial ficar atento e não perder nenhuma oportunidade.

Dicas ao pedir o Financial Aid

Para facilitar a aprovação do auxílio e permitir que você realize o seu sonho de estudar no exterior, seguem 5 sugestões.

1.   Faça uma excelente candidatura

Mesmo que sejam processos distintos o seu application será um passo importante para a financial aid. Logo, é fundamental deixar a sua inscrição impecável.

2.   Comece a preparação com antecedência

Assim como todo o processo de intercâmbio no exterior, você deve pesquisar os requisitos e preparar os documentos o mais cedo possível.

Desta maneira, você não corre o risco de perder a oportunidade porque deixou de responder um item do formulário, por exemplo.

3.   Envie tudo em um documento único

Esta dica é específica para o ISFAA onde além do formulário você precisa enviar os comprovantes de renda, a sugestão é que você crie um arquivo em PDF com todos os documentos.

Desta maneira, não corre o risco de algum documento se perder.

4.   Cuidado com as datas!

O prazo de inscrição para o financial aid nem sempre é o mesmo do application, pode ser que a solicitação encerre antes.

5.   Não tenha medo de perguntar

O preenchimento do CSS Profile ou do ISFAA é bastante complexo e às vezes confuso.

Por isso, se ficar com alguma dúvida, não tenha medo de entrar em contato com o serviço de suporte do CSS Profile ou com a própria universidade.

Antes de enviar a solicitação do financial aid, tenha certeza que tudo está perfeito.

Conheça as redes sociais do Global Hub e conecte-se conosco:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...