Bolsas, estágios e eventos internacionais: fique por dentro das novidades

A lista de oportunidades internacionais está grande e variada. Você sempre teve o sonho de estudar ou trabalhar fora do país? Então precisa dar uma olhada nas recentes possibilidades divulgadas por instituições do mundo inteiro. Há chances de bolsas para muitas áreas do conhecimento, assim como estágios. Para completar, eventos de alcance global também têm vez.

Confira a relação completa de novidades e prepare-se para dar um salto valioso em 2022:

Bolsas

Europa, Ásia, América do Norte: não faltam opções de bolsas em tantas partes desses continentes. Apesar dos programas de mestrado serem maioria, existem vagas para cursos de curta duração, graduação, e até mesmo doutorado.

Confira:

École Normale Supérieure – França

A ENS está com vagas abertas para bolsas de mestrado em Humanidades e Ciências. As inscrições são feitas pela internet, obedecendo alguns critérios: os interessados precisam ter até 26 anos de idade e, pelos menos, 2 anos de graduação cursados fora da França.

É proibido, ainda, que o aluno tenha passado mais de 10 meses no país, seja no ano de sua candidatura ou no ano anterior a ela.

No momento de participar, é necessário ter carta de motivação, currículo e histórico escolar. Para acessar a relação completa de documentos, basta ir até o site oficial do programa.

Campus France Paris – França

Quer mais uma chance de fazer sua pós-graduação na França? A Bolsa Eiffel está aceitando candidaturas!

Para esta iniciativa, o processo funciona de forma diferente. Primeiro você tem que entrar em contato com a instiuição francesa onde pretende estudar. Ela será responsável por lhe passar a listagem de documentos e por enviar sua inscrição ao Campus France.

Para se candidatar ao mestrado, o jovem precisa ter até 25 anos. Para o doutorado, a idade sobe e vai até 30 anos. A data limite para que as universidades enviem os dossiês dos concorrentes é dia 7 de janeiro.

Università Commerciale Luigi Bocconi – Itália

Já imaginou passar uma temporada cursando mestrado na Itália? Com o Bocconi Graduate Merit Awards é possível. A seleção dá bolsas integrais a alunos notáveis.

O principal método de avaliação para que o benefício seja concedido é o desempenho acadêmico. No momento de se inscrever, os interessados devem enviar carta de motivação, currículo e histórico.

PETal – Espanha, Portugal e Turquia

Quem cursou uma licenciatura ou se interessa por educação pode se inscrever no PETal. Trata-se de um mestrado nos temas de brinquedos, brincadeiras e linguagem infantil.

Com foco em intercultura, ele é realizado em três países. O mestrando inicia os estudos na Universidade de Córdoba, na Espanha. Em seguida, dá prosseguimento no Instituto Politécnico de Lisboa, em Portugal. No 3° semestre, as aulas são na Marmara University, Turquia. Concluindo a formação, pode escolher em qual dos três lugares deseja elaborar sua dissertação.

Gostou da ideia? A boa notícia é que o Erasmus Mundus oferece bolsas integrais para participação no curso. Elas cobrem acomodação, subsídio mensal e ajuda de custo com a viagem. Mas é preciso correr, o período para participar vai até o dia 15 de dezembro.

Master in Urban Climate and Sustainability – Escócia, Finlândia e Espanha

No mesmo esquema anterior, o Erasmus Mundus viabiliza mestrado em Clima Urbano e Sustentabilidade.

Dessa vez, os países que se conectam para proporcionar um aprendizado completo é a Escócia, Finlândia e Espanha. No último semestre, o aluno opta por desenvolver o trabalho final em um deles ou em outra universidade parceira.

São requisitos para concorrer a uma vaga: graduação completa, experiência profissional, carta de motivação e comprovante de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS). O prazo vai até 15 de janeiro.

University of Pécs – Hungria

A universidade mais antiga da Hungria faz parte das chances promovidas pelo Erasmus Mundus. Para ela, a oferta é de bolsas de graduação e pós-graduação. Cada uma abrange áreas específicas (com exceção das bolsas de doutorado, disponíveis para qualquer área de interesse).

O auxílio dado ao ingressante é notável. Isso porque inclui a isenção de mensalidades, ajuda de custo, acomodação e seguro médico.

As inscrições começam de forma online, com um formulário que deve ser preenchido até o dia 15 de janeiro.

Donghua University – China

Estudar na China é capaz de proporcionar imensa bagagem cultural. E é isso que propõe um programa do governo de Xangai.

A cidade concede bolsas para os cursos de graduação em Design de Moda e de Acessórios; Design Ambiental; Comércio Internacional; Administração de Negócios; e Marketing. Vale lembrar que as aulas são ministradas em inglês. Caso você domine o mandarim, as alternativas de cursos aumentam.

Para concorrer, é preciso ter menos de 25 anos. Cartas de recomendação e currículo acadêmico são documentos exigidos. Prazo: 31 de março.

State University of New York – Estados Unidos

A State University of New York está dando bolsas de 60% para cursos de curta duração.

Eles duram 3 semanas e promovem mais do que ensino teórico. De acordo com a proposta da universidade, networking global e visitas a empresas norte-americanas são um plus na experiência. Na viagem, o estudante ainda conhece a sede da ONU.

O leque de cursos gira em torno dos negócios. Alguns exemplos: inglês para negócios, pensamento estratégico e gestão financeira corporativa. Para ver a lista completa e concorrer a uma bolsa, entre na página do projeto.

Columbia University – Estados Unidos

A Fundaçao Obama oferece bolsas para jovens que tenham potencial de liderança. Como capacitação, oportuniza um ano de estudos na Universidade de Columbia, com direito a imersão em assuntos de relevância para a atualidade. O treinamento ainda ultrapassa a sala de aula, passando por workshops, palestras e seminários.

Ficou interessado? Então prepare o histórico escolar, exame de proficiência em inglês, cartas de recomendação e currículo.

Durham College – Canadá

O Durham College, em Ontário, contempla estudantes com auxílio financeiro. Para isso, conta com 3 tipos de bolsas, basicamente. São elas: bolsa de proficiência em inglês, bolsa de excelência acadêmica e bolsa de ingresso ao bacharelado.

Todas estão com vagas abertas. Não deixe de visitar o site da instiuição.

University Canada West – Canadá

A UCW concede bolsas de até 60% para estudantes de graduação ou MBA. E o melhor: para facilitar o ingresso durante a pandemia, permite que os bolsistas assistam as aulas online até organizarem seus vistos.

Além da isenção de parte da mensalidade, brasileiros não pagam taxa de matrícula. Despesas com acomodação e gastos pessoais, no entanto, não são cobertas.

Tanto na modalidade de bacharelado quanto no MBA é preciso comprovar proficiência em inglês. Os demais documentos exigidos você encontra no site.

Programa Jovens Embaixadores – Estados Unidos

O Programa Jovens Embaixadores é um achado para os estudantes da rede pública.

Quem tem entre 15 e 18 anos pode concorrer a uma das 50 vagas oferecidas. A iniciativa consiste em 3 semanas de intercâmbio. Ali, os jovens participam de oficinas sobre empreendedorismo e visitas a escolas/projetos sociais.

Para decidir quem ganha as bolsas, os avaliadores analisam desempenho escolar, engajamento em atividades extracurriculares e compreensão do inglês.

ITuring e Universidade Zumbi dos Palmares – Brasil

O instituto de educação tecnológica ITuring, em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, está oferecendo bolsas integrais para negros.

São 30 vagas que podem ser preenchidas no curso Análise de Dados para Negócios ou Become a Modern Software Engineer. Ambas as opções têm conteúdos desenvolvidos junto com grandes empresas, como Amazon e Microsoft.

Para concorrer, inscreva-se até o dia 3 de janeiro. A partir da inscrição, você terá acesso a dois módulos gratuitos do seu curso preferido. Depois de assisti-los, é preciso desenvolver um projeto e submetê-lo até o dia 17 do mesmo mês.

Estágio e trabalho

Uma experiência internacional de trabalho deixa o currículo mais competitivo. E as vantagens não param por aí, já que aumenta a rede de contatos e desenvolve habilidades super apreciadas.

Fique por dentro das atuais oportunidades internacionais:

Estágio na Coreia do Sul

O Graduate Institute of Ferrous & Energy Materials Technology tem vagas para estágio. O programa dura 1 mês e cobre os custos de viagem, acomodação e despesas no país. Para se candidatar, é obrigatório estar cursando a graduação.

 Histórico acadêmico, carta de motivação e proficiência em inglês são outros itens exigidos.

Summer Job nos Estados Unidos

Fique de olho nesta chance: a Universidade da California (UCLA) está selecionando profissionais para trabalhar com pesquisas.

O projeto acontece no Instituto de Matemática. Logo, é ideal para estudantes ou recém-formados em matemática, estatística ou áreas relacionadas. Entre os benefícios dado aos participantes estão: salário de 3.500 dólares, subsídio de viagem, alojamento e refeições dentro da instiuição.

Inscreva-se até o dia 14 de fevereiro.

Eventos

Visão de mundo ampliada, novos questionamentos, a sensação de fazer diferença. Participar de eventos mundiais é um marco para toda a vida.

Veja como estar presente em alguns:

World Youth Forum – Egito

Imagine fazer parte de um encontro global, com lideranças do mundo inteiro. E no Egito, ainda por cima!

O World Youth Forum acontece todo ano e reúne debates de grande relevância. Direitos humanos, mudanças climáticas e efeitos da pandemia serão alguns assuntos protagonistas da próxima edição.

Para conseguir uma bolsa que cobre evento, passagem e acomodação, aplique sua candidatura. Os documentos necessários dependem da categoria de vaga escolhida (participante, membro de workshop, etc). O prazo vai até o dia 15 de dezembro.

Young World Summit – Japão

O Fórum One Young World está buscando jovens da América para participar do próximo Young World Summit, que acontece em Tóquio.

A proposta busca selecionar pessoas entre 18 e 30 anos. O requisito principal é que tenham alta capacidade de liderança, demonstrando participação em mudanças sociais positivas. Na bolsa é incluída a participação no evento e toda a cobertura de despesas da viagem.

As inscrições vão até o dia 1 de dezembro, então corra.

Você encontra detalhes sobre cada uma das oportunidades internacionais nos links ao longo do texto. Procure ler as instruções das suas favoritas e participe do processo seletivo. Estamos na torcida!

Gostou do artigo? Agora queremos convidá-lo para continuar conectado conosco através das redes sociais:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp

Você pode gostar também de...