As melhores universidades do mundo em 2022: descubra quais são elas

Quais instituições serão consideradas as melhores universidades do mundo em 2022? Para essa pergunta, os principais rankings universitários já têm resposta.

Anualmente, avaliadores divulgam uma lista com os grandes nomes do ensino superior em escala global. Existe todo um trabalho por trás da classificação, que leva em conta diversos aspectos. Com ele, os estudantes podem conhecer o nível de qualidade de cada local e planejar suas escolhas sobre onde estudar.

Neste artigo, você vai conhecer as atuais universidades que fazem parte do “top 10”. De quebra, descubra quais são as instituições brasileiras mais bem colocadas, assim como os critérios para definir o ranking. Confira!

Melhores universidades do mundo em 2022, segundo o QS Ranking

Quando o assunto é ranking universitário, dois sistemas de avaliação se destacam – o QS Ranking e o THE World University.

Para o QS, 6 métricas devem ser levadas em consideração na hora de definir a performance das instituições. São elas: reputação acadêmica, reputação junto a empregadores, proporção entre professores e alunos, número de citações, número de docentes internacionais e número de alunos estrangeiros.

Partindo dessa metodologia, 1300 universidades são estudadas. De acordo com a pesquisa mais recente, veja quem ocupa o topo da classificação:

  • 1° lugar – Massachusetts Institute of Technology (MIT);
  • 2° lugar – University of Oxford;
  • 3° lugar – Stanford University e University of Cambridge;
  • 5° lugar – Harvard University;
  • 6° lugar – California Institute of Technology (Caltech);
  • 7° lugar – Imperial College London;
  • 8° lugar – ETH Zurich e University College London (UCL);
  • 10° lugar – University of Chicago.

Como podemos perceber, Estados Unidos e Reino Unido lideram entre os lugares com universidades mais bem avaliadas. A exceção fica por conta da Suíça, representada pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique.

No time das brasileiras, a Universidade de São Paulo é aquela que ocupa a colocação mais alta. A USP aparece na posição 121 do ranking geral, sendo considerada a 3° melhor da América Latina. Na frente dela estão a Universidad de Buenos Aires e a Universidad Nacional Autónoma de Mexico.

A melhor universidade da Ásia é a National University of Singapore, que está em 11° lugar na classificação mundial. Na África, esse título é da University of Cape Town (número 226 da lista). Finalizando o passeio pelos continentes, a The Australian National University reina na Oceania, estando em 27° entre as melhores do mundo.

Agora, aproveite para conhecer melhor as instituições que sobem no pódio do QS University Ranking:

Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

Esta não é a primeira vez que o MIT surge em 1° lugar no ranking das melhores. Longe disso. Na verdade, o feito já se repetiu por outros nove anos. E motivos para as sucessivas conquistas não faltam.

O instituto é referência em tecnologia. Para a formação dos estudantes, busca sempre aliar teoria e prática. Por isso, mesmo na graduação os alunos têm oportunidade de participar de importantes programas de pesquisa.

O reflexo dessa forma de ensino pode ser sentido em toda a sociedade. Para você ter uma ideia, pelos corredores do MIT já passaram mais de 90 vencedores do Nobel.

Universidade de Oxford

Tradição e qualidade é uma mistura sempre presente na Universidade de Oxford. Afinal, nós estamos falando da mais antiga universidade de língua inglesa do mundo.

Cheio de história, o lugar abriga 38 faculdades e milhares de estudantes. No seu histórico de ex-alunos há nomes notáveis da ciência, política, artes, e até mesmo da filosofia. Stephen Hawking, Oscar Wilde e John Locke são alguns exemplos.

Universidade Stanford

É impossível falar sobre a Universidade Stanford sem lembrar de empreendedorismo. Incrustada no coração do Vale do Silício, é a instituição que formou os fundadores de muitas empresas que conhecemos hoje. Google, Yahoo, HP, Mercado Livre e Instagram estão entre elas.

Ainda que a universidade seja uma pérola para os interessados em negócios, também dá espaço para outras áreas. Como é o caso do esporte, setor que recebe bastante investimento e incentivo.

Universidade de Cambridge

Empatada em terceiro lugar, junto com a Universidade Stanford, está a Universidade de Cambridge. Gigante em excelência, seu ano de fundação chama atenção: 1209! Desde então, ensinou nomes como os de Charles Darwin, Isaac Newton e John Harvard.

A estrutura de Cambridge se divide em 6 escolas e 65 campos de estudo.

Melhores universidades do mundo em 2022, segundo o Times Higher Education

Existem muitas semelhanças entre os rankings da Times Higher Education e o da QS. Quando se trata das primeiras colocações, normalmente a diferença está na posição das universidades. Ou seja, elas costumam alternar de classificação, mas sempre se mantendo entre as melhores.

O THE avaliou 1600 instituições na atual pesquisa. Como critério, considerou o desempenho em 13 indicadores que englobam 5 áreas: ensino; pesquisa; citações; perspectiva internacional; e transferência de conhecimento.

Quer saber como ficou a listagem? Confira as 10 melhores universidades do mundo em 2022:

  • 1° lugar – Universidade de Oxford;
  • 2° lugar – California Institute of Technology (Caltech) e Harvard University;
  • 4° lugar – Stanford University;
  • 5° lugar – University of Cambridge e Massachusetts Institute of Technology (MIT);
  • 7° lugar – Princeton University;
  • 8° lugar – University of California;
  • 9° lugar – Yale University;
  • 10° lugar – University of Chicago

Mais uma vez, Estados Unidos e Inglaterra dividem espaço no topo. No Brasil, a USP também permanece sendo a melhor avaliada, seguida pela Universidade de Campinas.

Acompanhe os detalhes do pódio:

Universidade de Oxford

Enquanto a Oxford University ocupa a segunda colocação no ranking da QS, por aqui ela é eleita a número 1. Diante do que vimos ali em cima, quando falamos sobre algumas de suas características, o título não deixa de ser muito merecido.

Instituto de Tecnologia da California (Caltech)

Pela Times Higher Education, o Caltech surge como instituto de tecnologia mais bem classificado.

A universidade é conhecida por ter poucos alunos e por seu cuidadoso processo seletivo. Além disso, desenvolve pesquisas notáveis no campo da ciência, tecnologia e engenharia. Um dos seus laboratórios, inclusive, é o Laboratório de Propulsão de Foguetes da NASA.

Universidade Harvard

Harvard dispensa apresentações. A universidade mais famosa dos Estados Unidos já formou presidentes, vencedores do Nobel e intelectuais renomados.

Harvard também faz parte da Ivy League e é forte no fator internacionalização. Pouco mais de 20% de seu corpo discente vem de países estrangeiros. Com fundo de investimento bilionário, não dispensa a valorização de pesquisas e projetos de amplo alcance.

Com a ajuda dos rankings é possível ter um bom panorama das melhores universidades do mundo em 2022. Talvez a maior diferença entre eles seja o alcance. Enquanto o QS World apresenta maior diversidade de países em sua relação, o THE se concentra mais nos Estados Unidos e Reino Unido.

De qualquer forma, ambos são termômetros eficazes para você ficar de olho naquele ensino superior que lhe interessa.

Gostou do artigo? Então siga conectado conosco através das redes sociais do Global Hub:

Instagram: @uninterglobalhub

Facebook: @uninterglobalhub

Linkedin: UNINTER – Global Hub

Youtube: UNINTER Global Hub

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no WhatsApp