12 oportunidades para quem tem o sonho de estudar no exterior

Estudar no exterior pode parecer impossível para muitos estudantes. Porém, com um bom planejamento e um programa que se adeque a sua realidade, é possível sim, alcançar este sonho.

Por este motivo, separamos uma lista com processos seletivos que estão acontecendo em diferentes universidades do planeta e dicas de intercâmbio. Confira!        

1. Bolsas de intercâmbio para o projeto Mestrado Conjunto Erasmus Mundus (EMJMD)

O Erasmus Mundus é um programa de fomento à educação, formação, apoio à juventude e esporte, que oferece bolsas de intercâmbio para Universidades da Europa para alunos europeus e estrangeiros.

Recentemente eles abriram o catálogo de programas de mestrado com bolsas de estudo para o ano letivo de 2021 – 2022.  Um dos critérios de participação é a sua universidade deve ser parceira do Erasmus Mundus.

As inscrições estão abertas e o subsídio possui duração de 12 ou 24 meses. Os interessados devem se inscrever no site do projeto.

 2. Estude na província do Quebec no Canadá

Para quem sonha em estudar no Canadá, saiba que essa realização está mais próxima, já que a província de Quebec está recrutando estudantes para programas de graduação e pós-graduação. 

Um dos requisitos para participar é ter um nível avançado de francês, mas se você não chegou a este nível, não se preocupe, você consegue fazer um curso do idioma antes da sua chegada. Para mais detalhes dos processos seletivos acesse o site. 

 3. FEA – USP lança manual com dicas de intercâmbio, bolsas e formas de financiamento 

Você tem dúvidas sobre como é estudar no exterior? A Faculdade de Economia e Administração na Universidade de São Paulo lançou um Manual de Intercâmbio contendo várias dicas para quem deseja estudar fora.

Nele você encontrará informações sobre exames de proficiência, as instituições mais e menos procuradas, como conseguir bolsas de estudos. Clique aqui e acesse o manual. 

4. Sciences Po oferece bolsas para graduação e mestrado

Sciences Po, Institut d’Études Politiques de Paris (Instituto de Estudos Políticos de Paris), está oferecendo aos estrangeiros a Bolsa Émile-Boutmy, exclusiva para estudantes de países que não fazem parte da União Europeia e do Quebec.

O valor do subsídio varia, mas pode chegar a até 100% para a graduação e 60% para a pós-graduação. Para se inscrever, acesse um dos links abaixo:

Inscrição para a graduação 

Inscrição para a pós-graduação 

5. University Canada West oferece bolsas para brasileiros

A University Canada West (UCW) oferece bolsas de estudo para alunos brasileiros ou de qualquer outro país do continente americano. O programa se chama Bolsa das Américas que permite aos estudantes economizar até C$11.700 na graduação e C$41.760 no MBA.

Segundo o site Estudar Fora, para brasileiros, além da bolsa, a universidade está oferecendo isenção total das taxas de matrículas (C$150, cerca de R$627,00) até o fim de 2021.

Para saber mais, acesse o link.

6. Programa internacional de lideranças e sustentabilidade oferece bolsas integrais

O UPG Sustainability Leadership, programa internacional de treinamento de lideranças, está com inscrições abertas para a classe de 2022. As oportunidades estão abertas para pessoas de 18 até 35 anos de qualquer nacionalidade, que possam ler, escutar e se comunicar em inglês.

O programa é dividido em duas partes, a primeira é o treinamento que será oferecido de forma online para 500 participantes. Depois, 60 integrantes serão escolhidos para fazer uma viagem de imersão durante uma semana no Hurricane Island Center for Science and Leadership, nos Estados Unidos.

Para os selecionados, está incluso os materiais de treinamento, acomodação, auxílio para subsistência, transporte e passagens aéreas, descubra como ingressar.

7. Universidade de Oxford oferece bolsas integrais para MBA

A Universidade de Oxford abriu inscrição para as Skoll Scholarships, bolsas de pós-graduação integrais para quem deseja estudar na Saïd Business School (Escola de Negócios).

Para concorrer às bolsas os candidatos devem apresentar um diploma de graduação, ter um bom histórico acadêmico e possuir, ao menos, 3 anos de experiência profissional. Saiba como fazer a aplicação acessando o site.

8.  Inscrições abertas para estágio na OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS), está com inscrições abertas para o programa de estágio 2022, voltado para estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

Os subsídios são integrais e incluem todos os custos do programa e uma supervisão com mentores profissionais internacionais.

Podem se inscrever estudantes que estejam cursando graduação ou já formados, a exigência é que tenham no mínimo 20 anos. Além disso, é necessário dominar uma das línguas oficiais da OMS: árabe, chinês, inglês, francês, russo ou espanhol.

Entre no site e descubra como participar.  

9. Bolsas integrais para mestrado na Universidade de Pequim

A Peking University, uma das 20 melhores universidades do mundo, está com inscrições abertas para até 120 bolsas de mestrado integrais, as aulas iniciam em 2022.  

O objetivo do programa é “construir pontes entre a China e o resto do mundo através da interdisciplinaridade”.

As bolsas são voltadas para estudantes que tenham demonstrado “talento para liderança e inovação”. Os subsídios são para uma ampla variedade de cursos interdisciplinares sobre a China nos campos de humanidades e ciências sociais.

Para mais informações acesse o link

10. Universidade de Maastricht na Holanda oferece 24 bolsas integrais para mestrado

O programa Holland-High Potential está oferecendo 24 bolsas de mestrado integrais para estudantes de países fora da União Europeia, do Espaço Econômico Europeu, Suíça ou Suriname.

São dois tipos de benefício: Bolsa de Estudos de Alto Potencial e a Bolsa Holanda.  As bolsas têm duração de até dois anos e incluem uma ajuda de custo para os alunos estrangeiros.

Para fazer a inscrição acesse o site da universidade. 

11. Universidade de Tel Aviv em Israel oferece bolsas de estudo para brasileiros

A Associação Brasileira de Amigos da Universidade de Tel Aviv criou o Brazil Scholarship Fund (Fundo Brasileiro de Bolsas de Estudo) que oferece bolsas para alunos de graduação e pós-graduação.

Para participar o estudante precisa primeiro ser aprovado em um dos programas da universidade e em seguida solicitar o benefício junto à associação. As bolsas são de até 50%.

Os cursos de graduação aceitos pelo fundo são: BA in Liberal Arts e Bacharelados em Hebraico. Já para a pós-graduação são 15 opções.

12. Universidade do Texas oferece cursos online gratuitos para jornalistas

O Knight Center for Journalism in the Americas lidera programas de extensão universitária e treinamento para jornalistas da América Latina e do Caribe.

Eles oferecem dois tipos de treinamento: os ministrados por instrutores, disponíveis em um período específico e os autodirigidos que ficam permanentemente no site. Os cursos são oferecidos em até 3 línguas: inglês português e espanhol.

Mesmo que o foco sejam os estudantes de jornalismo, qualquer pessoa pode participar.

Encontrou algum programa que combine com você? Para ter mais informações e fazer a inscrição basta acessar os links dos textos. Não perca esta oportunidade!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no WhatsApp